GESTÃO

Reitor do IFTM participa da cerimônia oficial de posse em Brasília

Cerimônia ocorreu no dia 24 de abril, no auditório do INEP em Brasília. Ao todo, 10 novos reitores de Institutos Federais foram empossados pelo Ministro da Educação, Camilo Santana
Publicado em 25/04/2024 12:00 Atualizado em 25/04/2024 18:13
Reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, junto ao Ministro da Educação, Camilo Santana, e os deputados federais Ana Pimentel e Rogério Correia.
Crédito: Assessoria de Comunicação do MEC

O Ministério da Educação realizou nesta quarta-feira, 24 de abril, a cerimônia de posse de reitores e reitoras de Institutos e Universidade Federais. Na ocasião, o professor Marcelo Ponciano da Silva foi oficialmente empossado como reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Ao todo, 10 novos reitores de Institutos Federais foram empossados pelo Ministro da Educação, Camilo Santana.

Durante a cerimônia, Camilo Santana destacou a importância da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e do programa de expansão dos Institutos Federais. Lembrou também da situação de excepcionalidade causada pela greve dos servidores em Educação da Rede, defendeu as melhorias nas carreiras dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e Docentes e exaltou a postura do governo em manter abertas as mesas de negociação com essas categorias.

Além de Marcelo Ponciano, foram empossados para o primeiro mandato como reitores Carla Chamon, do Cefet Minas Gerais; Adriano Willian da Silva, do Instituto Federal do Paraná; Romaro Silva, do Instituto Federal do Amapá; Rudinei Kock, do Instituto Federal do Ceará; e Victor Saraiva, do Instituto Federal Fluminense.

A cerimônia também reconduziu ao cargo de reitores Elaine Cassiano, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul; Luzia Mota, do Instituto Federal da Bahia; Elias Monteiro, do Instituto Federal Goiano; e Júlio Xandro Heck, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Os gestores empossados também cumprirão seus mandatos como conselheiros do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) por quatro anos (2024-2028).

A solenidade também marcou a posse dos reitores das universidades federais do Agreste de Pernambuco (Ufape); do Norte de Tocantins (UFNT); de Pernambuco (UFPE); de Rondonópolis (UFR); de Jataí (UFJ); do Pampa (Unipampa); do Espírito Santo (Ufes); de Juiz de Fora (UFJF); da Fronteira Sul (UFFS); do Delta do Parnaíba (UFDPar); de Roraima (UFRR); de Alagoas (Ufal); de Rondônia (Unir); de Catalão (Ufcat); e do Oeste da Bahia (Ufob).

Para o reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, a cerimônia de posse representa um marco importante para as gestões que iniciam.  "Estou muito feliz com esse momento simbólico. Seguiremos firmes trabalhando em prol do IFTM e por uma educação transformadora."

Participaram também do evento as seguintes autoridades do IFTM: Danielle Paoloni, pró-reitora de Extensão; Carolina Mota, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; Sany Jaqueline Martins, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional; Flávio Caldeira, p´ró-reitor de Ensino; e Edurado Jardel, diretor de Relações Interinstitucionais.

Processos democráticos

Os processos eleitorais nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica são reconhecidos pela transparência e segurança jurídica. Reitores e diretores-gerais são eleitos por voto direto e uninominal, sem lista tríplice, respeitando a paridade entre estudantes, professores e técnico-administrativos.

O processo é iniciado com a criação de uma comissão eleitoral, responsável por garantir a isonomia e transparência da eleição. Ao fim do processo, as instituições repassam ao MEC o nome dos candidatos que receberam mais votos para assumirem as reitorias e a direção dos campi.

Apesar da posse conjunta, as consultas públicas ocorreram em diferentes datas, conforme os calendários eleitorais definidos por suas comissões eleitorais.

De acordo com o ministro Camilo Santana, a solenidade reforça o compromisso do MEC em garantir a autonomia das instituições federais. “Estamos aqui para celebrar. Primeiro, o respeito à escolha democrática das comunidades acadêmicas. Lembrando que esse foi um compromisso do presidente Lula no primeiro encontro que ele fez com os reitores em janeiro do ano passado. Reitor eleito é reitor empossado”, afirmou.

Confira aqui a galeria de fotos do evento.

Assista à cerimônia na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=aYvGBFc6P8Q

Texto: Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e do Conif