Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > IFTM participa de concurso leiteiro em Fazenda da ABCZ
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM participa de concurso leiteiro em Fazenda da ABCZ

A vaca “Simplicidade” do campus Uberaba chegou à Estância Orestes Prata Tibery Júnior no dia 3 de abril

  • Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 20/04/2017 às 11:31
  • Última modificação 20/04/2017 às 15:42
O animal faz parte do Programa de Melhoramento Genético do setor de bovinocultura da Instituição
O animal faz parte do Programa de Melhoramento Genético do setor de bovinocultura da Instituição
Crédito: Cléber Barbosa

O IFTM Campus Uberaba participa até o próximo dia 23 de abril, na Estância Orestes Prata Tibery Júnior, do Concurso Leiteiro de Fazenda da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Nesta edição do concurso, o campus Uberaba levou a vaca “Simplicidade do IFTM Registro IFT 15” da raça Gir Leiteiro. O animal chegou à Estância no dia 3 de abril e permanecerá no local até o próximo domingo (23).

Segundo Cléber Barbosa, professor do IFTM Campus Uberaba, “expor para a comunidade o projeto de melhoramento genético do rebanho Gir Leiteiro desenvolvido no setor de Bovinocultura é um de nossos objetivos da participação da Instituição”.

A gerente de Melhoramento Genético do PMGZ Leite, Mariana Alencar, destaca que a proposta do concurso é alinhar a produção leiteira ao tema central da 83ª ExpoZebu, que é a integração Lavoura-Pecuária-Floresta. “Essas matrizes estão em um ambiente de ILPF, onde trabalhamos questões ligadas ao manejo sustentável. Queremos mostrar aos criadores as vantagens e o potencial zebuíno nesse tipo de sistema, e que o mesmo reflita a realidade do produtor”, diz ela.

O Concurso tem duração de 19 dias. O primeiro período, de 5 a 18 de abril, correspondeu à adaptação das matrizes. Nos 5 dias restantes, 19 a 23, são realizadas duas ordenhas diárias.

Após o encerramento do Concurso Leiteiro de Fazenda no dia 23 de abril, as matrizes permanecerão na Estância para a mostra até o final da 83ª Expozebu que tem como tema “Integração Lavoura-Pecuária-Floresta”.

Com informações da ABCZ.


Fim do conteúdo da página