Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Chamada AFS 2019 - Região Minas Gerais - Exploradores Culturais em parceria com o IFTM

Inscrições abertas até 21 de julho para intercâmbio cultural na Itália.

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 08/07/2019 às 16:30
  • Última modificação 08/07/2019 às 16:33
AFS Intercultura Brasil - Bola Exploradores Culturais na Itália em parceria com o IFTM
Crédito: Divulgação

O Centro de Idiomas e Relações Internacionais (CENID) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) comunica que estão abertas inscrições para a Bolsa AFS 2019 – Região Minas Gerais – Exploradores Culturais - com destino à Itália, até o dia 21 de julho de 2019 pelo site da AFS Brasil.

Podem participar da seleção, alunos do IFTM de quaisquer de seus campi e dos polos de Ibiá e João Pinheiro regularmente matriculados e cursando o 1º ou 2º ano do Ensino Médio Integrado e/ou o 1º ano do Técnico Subsequente ou Concomitante em 2019; ter entre 15 anos e 3 meses e 17 anos e 9 meses anos em dezembro de 2019 (data de nascimento: 28/02/2002 a 30/08/2004); ter médias acima de 7 no boletim; não ter reprovação no histórico escolar; demonstrar interesse em viver uma experiência intercultural; e ter renda familiar de 1 salário mínimo e meio por membro da família que mora com o candidato.

A bolsa oferecida pela AFS inclui seguro médico, hospedagem em família, colocação em escola italiana, alimentação na casa de família, livros escolares, transporte casa-escola diário e atividades de orientação. Já a bolsa oferecida pelo IFTM consiste em um valor de R$7.000 (sete mil reais) para cobrir as despesas listadas na Chamada.

O intercâmbio cultural terá duração de 2 meses, sendo que o embarque do candidato selecionado será no dia 13 de dezembro de 2019 e o retorno, no dia 16 de fevereiro de 2020.

Mais informações na página de editais e chamadas do CENID.

Sobre a Bolsa AFS 2019 – Região Minas Gerais – Exploradores Culturais em parceria com o IFTM

O propósito do AFS é desenvolver um cidadão global ativo. De acordo com OXFAM, um cidadão global é alguém que conhece e compreende o mundo em geral - e o seu lugar nele. Eles assumem um papel ativo em sua comunidade e trabalham com outras pessoas para tornar nosso planeta mais igual, justo e sustentável. Por meio desta bolsa de intercâmbio, o AFS pretende encontrar jovens com este perfil para ajudá-los a ampliar seus horizontes e desenvolver sua aprendizagem intercultural.