POLÍTICA DE SELEÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES DAS BIBLIOTECAS DO IFTM
Trata-se de um documento inédito, que dispõe sobre a Política de Seleção e Desenvolvimento de Coleções do sistema de bibliotecas do IFTM.
A comissão multicampi, responsável pela elaboração do documento (Portaria nº 1.287 de 22 de setembro de 2020) apresenta a primeira versão e convida toda a comunidade a analisar e contribuir com a construção do documento. As sugestões e discussão aconteceram até o dia 05/03, após a relatoria colocamos os seguintes artigos para votação até o dia 30 de junho de 2023:
Art. 7- Sobre a composição da comissão
Art. 13 e 14- Sobre o acervo
Art. 29- Sobre o Repositório Institucional
Art. 38- Sobre orçamento destinado à compra
Conteúdo
Art. 38. A aquisição ficará vinculada aos recursos orçamentários disponíveis de cada campus, que deverá reservar ao menos 2% de seu orçamento anual na fonte de recursos do tesouro, para atualização e ampliação do acervo.
Contribuições
"Art. 38. A aquisição ficará vinculada aos recursos orçamentários disponíveis de cada campus, que deverá reservar orçamento anual para adquirir, no mínimo, a metade do acervo bibliográfico faltante dos cursos superiores em andamento." Justificativa: cada campus tem sua dinâmica em relação à atualização de seu acervo e colocar um percentual mínimo sobre todo o orçamento "engessa" a discricionairiedade de distribuição de recursos, pois pode acontecer do campus estar com seu acervo completo não necessitando reservar um percentual do orçamento.