Em discussão

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - IFTM

Dispõe sobre a Política de Sustentabilidade do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, o qual contempla o conjunto de princípios, objetivos e instrumentos que estabelecem a organização, procedimentos, condutas e responsabilidades para a implantação e aprimoramento das ações de forma ordenada em prol do desenvolvimento sustentável.

 

 

Responsável:
 REITORIA\PRO-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Cronograma:
 Em discussão a partir de 02/09/2024 até 16/09/2024
 Em relatoria a partir de 17/09/2024 até 19/09/2024
 Em votação a partir de 20/09/2024 até 29/09/2024
 Concluída a partir de 30/09/2024 até 01/10/2024
Participantes:
  Técnicos Administrativos , Estudantes , Docentes , Comunidade  Ver detalhes dos participantes

CONTEÚDO SUGERIDO POR PARTICIPANTE

1

Infelizmente, o senso comum enxerga sustentabilidade apenas como sendo "tratamento de lixo e resíduos". Mas na verdade não é. Vai mundo além disso. 

Penso que Sustentabilidade diz respeito principalmente, em seu âmago,  a como gastar menos recursos possíveis para ter sempre eles disponíveis para a nossa sustentação, ou seja, sobrevivência e bem estar. Observa-se que o consumismo desenfreado além das poucas políticas de tratamento de resíduos e pouca visão holística sobre as consequências deste atos, significam muito prejuízo para o nosso macro e micro ambiente e tem reduzido significamente nossa sustentabilidade como um todo. 

Para o IFTM, sugiro a criação de um projeto piloto chamado Meu Almox.


A ideia central seria criar um setor em cada Campus que funcione como um almoxarifado apenas de itens usados e que não tem mais serventia para o setor ou centro de custo que requisitou a primeira vez. 

Ou seja, periodicamente itens que ficam estocados nos departamento ocupando espaço, poderiam ser direcionados ao Meu Almox. 

Sempre que houver necessidade de materiais de escritorio e pedagogicos para cada servidor de cada setor ou sala de aula, antes do TAE ou professor fazer a requisição junto ao almoxarifado convencional, ele OBRIGATORIAMENTE terá que consultar primeiramente os itens do Meu Almox para ver se não possui o item desejado.  Caso tenha o item, ele fará a requisição no Meu Almox.   Desta forma haverá: 

Menor demanda de compras pois os itens seriam reutilizados;
Menor volume de itens descartados;
Melhor aproveitamento de estoques de materiais de consumo;
Reducão de custos de compra;
Redução de custos oriundo de manutenção de grandes estoques;
 

por Helio Santos em 05/09/2024 09:56

Contribuições

Envie sua contribuição