POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - IFTM
Dispõe sobre a Política de Sustentabilidade do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, o qual contempla o conjunto de princípios, objetivos e instrumentos que estabelecem a organização, procedimentos, condutas e responsabilidades para a implantação e aprimoramento das ações de forma ordenada em prol do desenvolvimento sustentável.
CONTEÚDO SUGERIDO POR PARTICIPANTE
No documento que está sendo elaborado, termos como “prevenção, precaução, preservação”, aparecem em destaque, contudo, a questão da reparação do dano não é claramente mencionada.
Trabalhei no IFTM por 7 anos, diretamente com a reparação de danos provocados ao meio ambiente e encontrei muita dificuldade, principalmente, no que diz respeito à prioridade das ações de reparação ambiental no planejamento da gestão. Outra dificuldade era conseguir o apoio e cooperação dos colegas servidores (nas mais diferentes esferas da instituição) para a realização das atividades de regularização ambiental.
Sugiro acrescentar no “CAPÍTULO III - DOS PRINCÍPIOS”… os seguintes princípios:
Reparabilidade – estabelecer o reparo/correção do dano promovido;
Cooperação – fomentar a cooperação entre toda comunidade do IFTM, incluindo os agentes públicos, privados, estudantes e demais segmentos da sociedade.
Gostaria de pontuar que a cooperação vai além da responsabilidade, uma vez que para que a sustentabilidade ocorra, as atividades devem ser executadas por servidores de vários setores, até mesmo de setores e funções que não estão diretamente ligados àquela atividade, portanto, acredito que o espírito da cooperação seja fundamental para que as ações de sustentabilidade sejam implantadas com sucesso.
No CAPÍTULO V – DOS INSTRUMENTOS…..
Sugiro acrescentar:
-
Editais e projetos específicos para a sustentabilidade ou adicionar critérios relacionados à sustentabilidade como pontuação extra para a classificação dos projetos de ensino, de pesquisa, de extensão e de inovação.