REVISÃO DO ESTATUTO DO IFTM
Bem-vindo(a) à consulta pública sobre a revisão do Estatuto do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).
O Estatuto é o documento da instituição que estabelece sua natureza, finalidade, princípios, objetivos e sua estrutura.
O atual Estatuto, aprovado pela Resolução n. 001/2010, encontra-se desatualizado, o texto vigente não retrata a atual estrutura institucional com seus 09 campi, além de demandar a atualização das áreas de atuação de algumas Pró-Reitorias, carecer de adequações textuais que traduzam as mudanças estruturais, sociais e comportamentais no decorrer destes mais de 14 anos de existência.
Assim, o IFTM abre este espaço para obter a sua opinião em relação à esse documento de suma importância para nossa instituição.
Participe! Sua colaboração é fundamental.
CONTEÚDO SUGERIDO POR PARTICIPANTE
1) É preciso realizar revisão e correção textual e ortográfica do Estatuto. Há problemas de concordância (ou digitação), de regência, de pontuação e de acentuação. É preciso incluir hífen em todas as ocorrências de direção-geral, diretores(as)-gerais, controladoria-geral e afins. Há indicativo de flexão de gênero para reitor(a) e na menção de alguns cargos. Para padronização, incluir essa flexão sempre que houver possibilidade.
2) Sugiro substituir, sempre que possível, diretor-geral por direção-geral. Também em outros casos, quando possível, ajustar a redação para priorizar a função e não seu ocupante.
3) Padronizar o nome do IFTM quando escrito por extenso. Talvez utilizar a forma mais completa seja mais adequado. Apesar de a Lei n. 11.892 trazer no inciso XVII do artigo 5º uma forma resumida, o caput do mesmo artigo indica uma forma mais completa.
4) Nas ocorrências da palavra "aluno" (e flexões), substituir por "estudante". Essa escolha já vem sendo adotada pelos demais documentos institucionais.
5) Sugestão: nas cocorrências da palava "escolar", substituir por "acadêmica" ou "acadêmico".