Alunos do Campus Patrocínio realizam visita técnica na região de Belo Horizonte

Visita foi composta por atividades em empresas e estudos em cidades históricas
Publicado em 23/10/2018 07:25 Atualizado em 27/07/2022 11:13
Alunos do curso técnico em Administração integrado ao ensino médio realizam visita técnica na região de Belo Horizonte.
Crédito: Márcio Rolim

Nos dias 09 e 10 de outubro de 2018, alunos do 2º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do IFTM Campus Patrocínio, visitaram as cidades de Ouro Preto e Betim na área metropolitana de Belo Horizonte. Tais visitas foram organizadas pelos professores Alcione de Souza Júnior (atual coordenador do curso), Laila Lidiane Galvão da Costa (atual suplente da coordenação) e Márcio Viana Rolim e Cecília de Menezes Sobreira Cunha (professores e executores das visitas técnicas).

No dia 09, foi dedicado ao Centro Histórico de Ouro Preto incluirá o Museu da Inconfidência um museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica. Possui rico acervo dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira. Também oferece um rico painel da sociedade e cultura mineiras no período do ciclo do ouro e dos diamantes no século XVIII, incluindo obras de Mestre Ataíde e Aleijadinho. A Casa dos Contos mantém exposição permanente de objetos e mobiliário dos Séculos XVIII e XIX, documentos manuscritos, mostras numismáticas da Casa da Moeda do Brasil e do Banco Central do Brasil. Na senzala estão expostos objetos e documentos históricos dos Séculos XVIII e XIX, incluindo objetos de tortura de escravos, além de elementos que buscam representar a vida cotidiana dessas pessoas à época.    .

No dia 10, o foco foi para as disciplinas técnicas e ocorreu na cidade de Betim. Inicialmente a visita Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Betim proporcionou aos estudantes o conhecimento prático sobre a administração pública como aprofundamento da disciplina Noções de Política. Na sequência os alunos puderam conhecer uma empresa de inovação. A visita ocorreu na Startup DONUZ na qual os alunos puderam imergir no ambiente profissional voltado a novas tecnologias e modelos de gestão mais modernos que se aplicam diretamente ao curso técnico em administração e nas disciplinas de Gestão empresarial e Empreendedorismo. E por fim, realizou-se uma visita a uma empresa tradicional, Indústria TekSid, proporcionando aos discentes a vivência dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas Recursos Humanos e Processos Administrativos.

A atividade pluridisciplinar contemplou conteúdos da área técnica e de disciplinas da BNCC, como Geografia, História, Literatura e Artes.

Por fim, os professores acreditam que visitas como estas proporcionam aos alunos não apenas o aprimoramento da prática, mas também da teoria aplicada em sala de aula, além de diversos outros benefícios humanos e comportamentais do aluno.