Visita técnica

Estudantes do curso de Bacharelado em Administração do IFTM – Campus Uberaba realizam visita técnica à fabrica da Stanley Black&Decker

A visita aconteceu no dia 15 de março de 2024
Publicado em 18/03/2024 14:30 Atualizado em 18/03/2024 14:49
Estudantes do curso de Bacharelado em Administração do IFTM Uberaba participam de visita técnica
Crédito: Luzélia Calegari

Estudantes do curso de Bacharelado em Administração do IFTM – Campus Uberaba participaram de uma visita técnica no dia 15 de março de 2024 na fábrica da Stanley Black&Decker, situada na cidade de Uberaba-MG.

Com foco na disciplina de Gestão da Qualidade, a visita técnica foi organizada pela  professora Luzélia Calegari e teve como objetivo oportunizar vivências práticas dos conteúdos abordados em sala de aula.

O grupo foi recepcionado por Ricardo Coelho, responsável pela Gestão de Pessoas, e redirecionado para outros colaboradores, que mostraram todo o processo produtivo, desde a recepção de matéria prima até a embalagem do produto final, possibilitando identificar o controle de qualidade em cada etapa.

Ao final da visita, a responsável pela Gestão de Qualidade da planta, Ana Paula, respondeu aos questionamentos dos visitantes e destacou o Sistema de Gestão Integrado da empresa, as certificações ISO, e, o esforço na melhoria contínua dos processos e resultados.

Para a estudante Natália Mazeto a visita proporcionou “ver na prática como os conceitos de qualidade são aplicados na prática, o que complementou muito bem nosso aprendizado teórico em sala de aula".

Para as estudantes Priscila Kechimac e Camila Cristina o destaque foram a organização da linha de produção e a atenção aos detalhes em cada etapa do processo, contribuindo não somente para a qualidade do produto, mas também para redução dos riscos de acidentes e impactos ambientais.

“As visitas técnicas são uma via de dupla, na qual possibilita aos estudantes aprendizagens em ambientes não-convencionais, e também permite que gestores conheçam o potencial dos estudantes do campus”, conclui a professora Luzélia Calegari.

Sobre o curso de Bacharelado em Administração – O curso oferecido pelo Campus Uberaba do IFTM busca trabalhar de maneira integrada as perspectivas inerentes ao ensino, pesquisa, extensão e inovação. Trata-se ainda do primeiro curso de Bacharelado em Administração gratuito oferecido por uma instituição pública na cidade de Uberaba. Com uma demanda reprimida composta por pessoas que precisam se qualificar e que, muitas vezes, não tem dinheiro para cursar uma faculdade pública ou não tem tempo para frequentar um curso no período diurno, o curso, sendo no período noturno, vêm para ajudar na diminuição dessa demanda regional. A perspectiva é que o curso atinja, pelo menos, 20 municípios ao redor de Uberaba.