Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Alunos do Ensino Médio Integrado encerraram o primeiro semestre ao sabor da boa literatura

Turmas de Administração e Computação Gráfica participaram do Festival Literário Internacional de Araxá nos últimos dias

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 05/07/2018 às 06:00
  • Última modificação 04/07/2018 às 12:17
Festival este ano homenageou Guimarães Rosa e Graciliano Ramos
Crédito: Divulgação

“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”. A frase do livro “Grande Sertão: Veredas”, do escritor mineiro Guimarães Rosa é bastante representativa da Festival Literário de Araxá, o Fli Araxá, afinal o evento, realizado entre os dias 27 de junho e 01 de julho, proporciona vários momentos de troca entre escritores e leitores. E estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico do Campus Uberlândia Centro tiveram a chance de participar do Festival, que homenageou, este ano, justamento escritor Guimarães Rosa e também Graciliano Ramos.

A visita dos grupos de estudantes, do 2º e 3º anos, aconteceu nos dias 29 e 30 de junho. A viagem foi preparada dentro do contexto das aulas de Língua Portuguesa, em especial aos estudos literários.  Alguns dos autores convidados ou homenageados no Festival foram trabalhados em sala de aula e alvo de pesquisa nas turmas. Segundo a professora Gyzely Lima, uma das coordenadoras do trabalho, foi uma experiência bastante completa para os alunos.

“O próprio ambiente do hotel em que aconteceu o Fli inspirava a literatura, pois era muito bonito, bucólico e interessante. Os alunos assistiram ao Leornado Boff e tiveram a chance de ter contato com escritores brasileiros e estrangeiros. A Marina Colassanti, por exemplo, foi bastante receptiva conosco”, afirma a professora.

O trabalho prévio e a visita ao Festival não encerram o papo sobre literatura do Campus. Segundo a professora Luciana Coelho, outra coordenadora desse trabalho, os alunos vão participar de um Café Literário no segundo semestre para avaliar o Fli e dar continuidade às análises.

“Eles terão uma roda de conversa para falar da importância do evento, a impressão que eles têm. Essa foi nossa primeira viagem para um evento literário desse porte. Temos alunos bastante interessados em desenvolver projetos na área de literatura e essa foi uma excelente oportunidade de ampliar os horizontes”, ressalta.