Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > IFTM recebe I Workshop Internacional de Políticas de Uso e Governança de Solos
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM recebe I Workshop Internacional de Políticas de Uso e Governança de Solos

Evento aconteceu na tarde da última sexta, 30 de novembro

  • Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 03/12/2018 às 15:04
  • Última modificação 03/12/2018 às 15:10
Abertura do evento
Abertura do evento
Crédito: Setor de comunicação campus Uberaba

Aconteceu na última sexta-feira, 30 de novembro, no auditório do campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, o I Workshop Internacional de Políticas de Uso e Governança de Solo, que contou com a presença de promotores do Ministério Públicos, pesquisadores da Unesp campus Jaboticabal e campus Uberaba do IFTM.

A mesa de honra do evento contou com a participação do diretor-geral do campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, professor doutor Marcelo Ponciano da Silva; do promotor Fernando Barreto, presidente da Associação Brasileira dos Promotores do Ministério Público do Meio Ambiente; da professora doutora Vera Lúcia Abdala, comissão organizadora do evento e do professor doutor Rodrigo Afonso Leitão, diretor-geral do campus Uberaba, responsável pela abertura do Workshop.

Em sua fala de abertura oficial, Rodrigo Leitão, ressaltou a importância do evento, mencionando que o tema deve ser debatido em todos os setores, não apenas pelas áreas relacionadas ao meio ambiente e à gestão ambiental.

“Discutir temas relacionados ao meio ambiente, neste evento, em especial ao solo, nos faz pensar na busca de soluções concretas a partir da ampliação do debate, não apenas com especialistas em suas respectivas áreas, mas também levá-lo para dentro da sala de aula, de modo que todos se sintam partes integrantes do processo de preservação e melhoria da qualidade ambiental, permitindo sua sustentabilidade e governança”, comentou Leitão.

A professora Vera Lúcia Abdala destacou em sua fala que “o professor está em sala de aula, mas é necessário que ele também vá para a pesquisa, que ele leve a pesquisa para a extensão e que desenvolva atividades conjuntas, atividades que vão gerar frutos e ganhos para a geração vindoura”.

“Gostaria de deixar para o meu filho, um planeta melhor, que tenha água potável, solo de boa qualidade e sem contaminação, mas se esta contaminação ocorrer, que a gente possa resolver. Tenho certeza que a ciência está pronta para isso”, finalizou.

Após a abertura oficial, ocorreu a mesa-redonda "O Estado da Arte da Política de Uso e Ocupação do Solo", mediada pelo professor do campus Uberaba, professor doutor Renato Farias do Valle Júnior e, com a participação dos debatedores: professor doutor Fernando Antônio Leal Pacheco - Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD, Vila Real, Portugal; dr. Carlos Alberto Valera - Promotor de Justiça do Ministério Público Estado de Minas Gerais – MPMG; professor doutor Jorge Luis Silva Brito - Universidade Federal de Uberlândia – UFU e professor doutor  Ricardo Vicente Ferreira - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Terminada, o Fernando Antônio Leal Pacheco,  do Departamento de Geologia da UTAD, Portugal, proferiu a palestra “Aplicação de Técnicas e Métricas para a Política de Uso do Solo e para a Governança de Solos – um exemplo de Portugal".

A realização do Workshop aconteceu por meio de parceria entre o campus Uberaba do IFTM, em parceria com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais e a Universidade Estadual Paulista, por meio do Programa de Pós-graduação em Agronomia, área de concentração Ciência do Solo da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV).

Além de Uberaba, o I Workshop Internacional de Política e Governança do Solo” foi realizado na Unesp Jabotical no dia 23 de novembro.

 



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página