Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Estudantes do curso Técnico em Administração concluem atividades de estágio no setor de arquivos do campus Uberaba
Início do conteúdo da página
Notícias

Estudantes do curso Técnico em Administração concluem atividades de estágio no setor de arquivos do campus Uberaba

“Percebemos o interesse dos alunos que levantaram questionamentos sobre gestão de documentos”

  • Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 20/08/2019 às 13:08
  • Última modificação 20/08/2019 às 13:07
Atividade de catalogação de documentos fotográficos
Atividade de catalogação de documentos fotográficos
Crédito: Juno Carneiro

F

No primeiro semestre de 2019 o setor de arquivo do IFTM campus Uberaba recebeu os estudantes Letícia Leciana Tosta de Araujo, Gabrielly Aparecida de Souza e Pietro Santos Fernandes de Oliveira, alunos do 3º ano do curso técnico em Administração integrado ao ensino médio para realização de atividades de estágio. 

As alunas Letícia Tosta e Gabrielly de Souza executaram rotinas de catalogação e acondicionamento de documentos da Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP) relacionados à frequência de servidores ativos e inativos. 

Em seguida, conheceram o acervo fotográfico da Escola de Economia Rural Doméstica (ESERD), entre os anos 1953 e 1979, procedendo ao acondicionamento definitivo das fotografias em envelopes e caixas especiais, e ao preenchimento da planilha de catalogação.

Enquanto isso, Pietro Santos ficou responsável pela classificação dos documentos do arquivo histórico do campus. 

“Esses documentos representam as atividades pedagógicas e administrativas da instituição desde a criação da Escola de Economia Rural Doméstica (ESERD) em 1953 até a transformação em (IFTM), no ano de 2008”, relatou Juno Alexandre Vieira Carneiro, técnico em arquivos, responsável por ensinar os procedimentos aos alunos.

As defesas de estágio foram realizadas no meses de julho e agosto. Em julho, defenderam Gabrielly Aparecida de Souza e Pietro Santos Fernandes de Oliveira, e ontem, 19 de agosto, foi a vez de Letícia Leciana Tosta de Araujo.

Desde 2016, entre os meses de maio e junho o Setor de Arquivo realiza atividade pedagógica com as turmas do 2º ano do técnico em Administração, dividida em duas etapas.

Na primeira, o técnico em arquivo Juno Alexandre Vieira Carneiro ministrou uma palestra nas salas de aula sobre os “Desafios da Gestão de Documentos no IFTM campus Uberaba”, na segunda, os alunos conheceram as rotinas de gestão documental do setor, sendo que neste ano, segundo nos conta Juno Carneiro, os estagiários foram os protagonistas da visita técnica, relatando aos colegas do segundo ano, as atividades que foram desenvolvidas durante o tempo em que estagiaram no Arquivo. 

“Os resultados foram satisfatórios, pois percebemos o interesse dos alunos que levantaram questionamentos sobre gestão de documentos, além do que o desafio de relatar as experiências aos colegas é um estímulo para a preparação das defesas de estágio, em curso ao longo dos meses de junho e julho”, contou Juno Carneiro. 

A atividade é orientada pelo professor da disciplina de Gestão da Informação, documentação e arquivística, Luciano Tiago Bernardo.

Fotos do estágio esão disponíveis no página oficial do Facebook do campus Uberaba. 

 

 



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página