Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Guia da Faculdade avalia curso de Licenciatura em Computação com quatro estrelas

Entre os cursos de computação que oferecem licenciatura, pontuação é a mais alta

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 20/10/2019 às 00:00
  • Última modificação 16/10/2019 às 16:37
Guia da Faculdade é iniciativa do Estadão
Crédito: Divulgação

Estão disponíveis na internet os dados do Guia da Faculdade, criado pelo Estadão e a startup Quero Educação, que busca analisar 11 mil cursos superiores em todo o Brasil. O material apresenta boas notícias para o curso de Licenciatura em Computação, do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). A avaliação conquistada pelo curso no Guia foi de quatro estrelas.

Ao fazer uma busca por cursos de computação, o Guia retorna com 54 resultados. Desses, 34 oferecem o curso com a titulação Licenciatura. Entre os cursos que oferecem, portanto, Licenciatura em Computação, tal qual o Campus Udicentro, apenas seis possuem quatro estrelas. A escala de nota do Guia permite alcançar, no máximo, cinco estrelas e a nota de quatro estrelas é considerada muito boa.

Somente são avaliados cursos presenciais, que ofertam a titulação de Bacharelado ou Licenciatura e que tenham ao menos uma primeira turma com alunos já formados.

O Guia da Faculdade pode ser consultado por meio do link http://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade.

Sobre a avaliação

O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida, segundo os organizadores, como “avaliação por pares”. Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação são convidadas a participar e os coordenadores dos cursos recebem um questionário no qual apresentam as características da sua graduação em três aspectos: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

Os dados coletados a partir dos questionários servem de base para os avaliadores do Guia. A equipe de avaliação é formada por seis mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro que se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia de forma voluntária. Eles avaliam os cursos a partir dos três critérios apresentados acima.