Atividades

A auditoria interna, posicionada na terceira linha ou camada de defesa, é uma atividade independente e objetiva que atua com o propósito de agregar valor e melhorar as operações de uma organização.

Seu papel é contribuir para que a organização atinja seus objetivos, utilizando uma abordagem sistemática e disciplinada para analisar e aperfeiçoar os processos de governança, gestão de riscos, controles internos e integridade.

Cabe à auditoria interna fornecer serviços de avaliação e consultoria que ajudem a aprimorar os controles internos, de modo que esses controles se tornem mais eficazes na mitigação dos principais riscos que possam impedir os órgãos e entidades de atingirem seus objetivos.

Atividades Específicas da Auditoria Interna

Com fundamento no Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental, as unidades de Auditoria Interna oferecem dois tipos de serviços, que lhe são típicos:

1. Serviço de avaliação

O trabalho de avaliação, como parte das atividades de auditoria interna, pode ser definido como a obtenção e a análise de evidências com o objetivo de fornecer opiniões ou conclusões independentes sobre um objeto de auditoria.

1. Tipos de serviços de avaliação

1.1.1. Financeira ou de Demonstrações Contábeis: busca a obtenção e a avaliação de evidências a respeito das demonstrações contábeis de um órgão ou de uma entidade para emitir opinião indicando se sua apresentação está adequada e de acordo com os princípios contábeis.

1.1.2. Conformidade ou Compliance: visa à obtenção e à avaliação de evidências para verificar se certas atividades financeiras ou operacionais de um objeto de auditoria selecionado obedecem às condições, às regras e aos regulamentos a ele aplicáveis.

1.1.3. Operacional ou de Desempenho: obtém e avalia evidências a respeito da eficiência e da eficácia das atividades operacionais de um objeto de auditoria a fim de verificar se os objetivos estabelecidos vêm sendo alcançados.

2. Serviço de consultoria

O serviço de consultoria é uma atividade de auditoria interna governamental que consiste em assessoramento, aconselhamento e outros serviços relacionados fornecidos à alta administração com a finalidade de respaldar as operações da unidade. Em regra, é prestado em decorrência de solicitação específica do órgão ou da entidade da Administração Pública Federal. Os trabalhos de consultoria devem abordar assuntos estratégicos da gestão, e sua natureza e seu alcance, acordados previamente.

2.1. Tipos de serviços de consultoria

2.2.1. Assessoramento/Aconselhamento: Os serviços de assessoramento e de aconselhamento geralmente caracterizam-se pela proposição de orientações em resposta a questões formuladas pela gestão. Podem decorrer de mudanças de cenário (externo e/ou interno) das organizações.

2.2.2. Treinamento: Os serviços de treinamento decorrem da identificação pelos auditores ou pelos gestores de oportunidades ou de necessidades de melhoria em processos de trabalho que podem ser proporcionadas por meio de atividades de capacitação conduzidas pela UAIG. Não obstante, para se caracterizar como um serviço de consultoria, os treinamentos devem ter como objetivo o aperfeiçoamento dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e a implementação de controles internos na organização.

2.2.3. Facilitação: Os serviços de facilitação têm como base os conhecimentos dos auditores internos relativos à governança, ao gerenciamento de riscos e aos controles internos. Nessa atividade, os auditores internos governamentais utilizam seus conhecimentos para facilitar discussões sobre esses temas, sendo necessário, portanto, um maior envolvimento com a atividade em questão.