Histórico

Desde antes de seu funcionamento o IFTM Campus Patos de Minas tem sua história alinhada às necessidades e demandas regionais. Buscou-se desde a sua concepção atender aos arranjos produtivos locais e, de forma democrática, ouvir e alinhar seu plano de desenvolvimento institucional com o planejamento e a vocação da região a qual ele atende.

Em 1º de dezembro de 2011 foi realizada uma Audiência Pública para apresentar a proposta de instalação de seu Campus em Patos de Minas. O encontro aconteceu no saguão da Cidade Administrativa e contou com a participação de autoridades do município, lideranças, educadores e estudantes. Após a audiência pública realizada ficou demonstrada a predileção da sociedade patense pelo curso de eletrotécnica através da pesquisa realizada pela ACIPATOS (Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas) junto aos seus associados. O curso de Eletrotécnica é o primeiro mencionado conforme o ofício 27/2011 de 16 de dezembro de 2011 que trata da pesquisa de “Sugestões de cursos IFTM Campus Patos de Minas”.

Em 23 de abril de 2013 foi expedida pelo Ministério da Educação, MEC, a Portaria número 330 que dispõe sobre a autorização de funcionamento do IFTM Campus Patos de Minas. O Campus de Patos de Minas teve sua aula inaugural realizada em 02 de setembro de 2013 com os Cursos Técnicos em Eletrotécnica e Logística de Nível Médio na forma concomitante.

Buscando aproximar a instituição de ensino dos setores produtivos foram realizadas diversas conversas com a ACIPATOS dentre outros representantes do setor produtivo. Destes encontros, onde foram ouvidos diversos empresários e representantes do setor produtivo, resultaram além das matrizes curriculares dos cursos oferecidos, laboratórios e o desenvolvimento estratégico para os anos vindouros. Estes empresários e representantes criaram grupos de trabalhos em suas empresas que sugeriram disciplinas e ementas que adequam à realidade do mercado e aos anseios da sociedade. Desta feita, o perfil dos nossos profissionais aproxima-se muito ao exigido pelo arranjo produtivo local.

Seguindo sempre esta linha de ouvir a sociedade civil organizada, buscando atender suas demandas em consonância com nossas aptidões e limitações, foram criados outros cursos como dito nas linhas vindouras. Em 2014 foram criados os cursos Técnicos de Nível Médio, na modalidade à distância, em Administração, Informática para Internet e Segurança do Trabalho. Ainda em 2014, iniciaram as atividades do Centro de Idiomas (Cenid) com a oferta dos cursos de língua Espanhola e Inglesa. O curso técnico de nível médio, na forma concomitante em Mineração foi implantado em 2015. E, ainda em 2015, foi implantando os cursos técnicos de nível médio na forma integrada de Eletrotécnica e Logística.