Histórico

O Campus Ituiutaba do Instituto Federal do Triângulo Mineiro é fruto do Programa de Expansão das Escolas Técnicas Federais promovido pelo Governo Federal em todo o país. Até o final de 2010 o número de escolas ultrapassará as 354 unidades previstas, ao todo serão mais de 500 mil vagas ofertadas. Para concretizar a instalação da instituição em Ituiutaba foram necessários esforços conjuntos da sociedade ituiutabana, especialmente da prefeitura municipal, então administrada pelo Sr. Fued Dib. Além das reuniões com os diversos segmentos da sociedade, foi realizada ainda uma audiência pública em abril de 2008, visando definir as diretrizes para elaboração do projeto que seria submetido ao MEC. Após, meses de árduo trabalho coletivo, o projeto apresentado pelo CEFET Uberaba/Prefeitura de Ituiutaba foi classificado como o melhor de todo Brasil.

Na cidade de Ituiutaba, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro já é uma realidade e vem ofertando à comunidade importantes cursos: o curso Técnico em Informática e curso Técnico em Agroindústria (ambos pós-médio), além, do curso de Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos/PROEJA.

O Instituto Federal Campus Ituiutaba está localizado na Rua Córrego do Pirapitinga, s/nº, no bairro Novo Tempo II e possui uma área territorial equivalente a 1.660.901 m² doada pela Prefeitura Municipal de Ituiutaba. A construção do prédio já ocupa uma área de, aproximadamente, 4.000 m², distribuídas em um auditório, biblioteca, laboratórios de Química, Física, Informática e Alimentos, além de um equipado refeitório e amplas salas de aula.

Em seus primórdios, o Campus Ituiutaba era uma extensão do Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba, ou seja, uma Unidade de Ensino Descentralizada (UNED) do CEFET Uberaba. A partir da proposta do Governo Federal em reorganizar as instituições federais de educação profissional e tecnológica - CEFET's e Escolas Agrotécnicas Federais - a UNED de Ituiutaba se transformou no Campus Ituiutaba do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Assim, em 29 de dezembro de 2008, data em que foi sancionada a Lei nº. 11.892, que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em todo o Brasil, o Campus Ituiutaba juntamente com o Campus Paracatu, o CEFET Uberaba e a Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia formaram o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, tendo como área de atuação as mesorregiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e parte do Noroeste de Minas.

Passado este processo, no dia 6 de fevereiro de 2009, ocorreu na Câmara Municipal de Ituiutaba a solenidade de posse do diretor geral do Instituto Federal Campus Ituiutaba - professor MSc. Marco Antônio Maciel Pereira que, até então, integrava o quadro de docentes da área de informática do Campus Uberaba. A solenidade ainda contou com a participação de nomes importantes para a realização dos trabalhos no Campus Ituiutaba, o magnífico reitor do Instituto Federal do Triângulo Eurípides Ronaldo Ananias Ferreira e o diretor de ensino do Campus Ituiutaba Rodrigo Afonso Leitão, além do presidente da Câmara Gilberto Severino e de alguns vereadores, o prefeito Públio Chaves, a secretária profª Celina Derzi, diretoras de escolas municipais, Gerson Sebastião de Souza (presidente da ACII) e outros representantes da sociedade civil. Naquela ocasião, o então diretor Marco Maciel deixou claro aos presentes o propósito maior do Instituto Federal Campus Ituiutaba:

Primeiro: ser um centro de educação profissional e tecnológica de qualidade que forme profissionais para dominar, não só os saberes da ciência e da tecnologia, como também os valores humanos da ética, da cultura, da política e da cidadania.

Segundo: ser um centro de educação profissional e tecnológica que atenda as demandas de cursos profissionalizantes para a comunidade ituiutabana e da região.

Empossado o diretor, os trabalhos pedagógicos e administrativos logo começaram. Mesmo não estando finalizada a obra do Campus, foi proposto o início das atividades oferecendo o curso Técnico em Informática. Tal desafio foi colocado em prática pela parceria com a Prefeitura Municipal que cedeu salas da Escola Municipal Machado de Assis e contratou alguns professores. Assim, no dia 15 de março de 2009, foi realizado o primeiro processo seletivo do Instituto Federal - Campus Ituiutaba, voltado especificamente para o curso Técnico em Informática (pós-médio). Ao todo 48 alunos participaram do processo disputando as 30 vagas oferecidas. No dia 13 de abril de 2009 iniciou-se o primeiro semestre letivo do curso de Informática.

No dia 5 de julho de 2009, o Campus Ituiutaba realizou seu segundo processo seletivo, além das 30 vagas para o curso de Informática, foram oferecidas ainda, 30 vagas para o curso Técnico em Agroindústria (pós-médio). No total, 126 alunos disputaram as 60 vagas oferecidas pelos referidos cursos.

Em junho de 2009, mais um acontecimento importante marca a produção científica e pedagógica do Instituto: o início da primeira turma de pós-graduação Latu Sensu - Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos/PROEJA. O propósito maior deste curso de especialização (360hs) é capacitar profissionais do ensino público - professores, especialistas em educação, diretores - para atuar na educação profissional integrada à educação básica na modalidade EJA. O curso que já está em pleno desenvolvimento terá as aulas ministradas em três campi que formam o Instituto Federal do Triângulo Mineiro: Campus Ituiutaba, Campus Paracatu e Campus Uberaba.

Em julho de 2009, o projeto apresentado pelo Campus foi classificado no âmbito do processo de seleção de que tratava o Ofício convite nº 40/2009, a partir das avaliações realizadas pela comissão instituída pela Portaria SETEC nº 166, de 15 de junho de 2009, e que pautará a implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, na formação inicial e continuada com ensino fundamental (PROEJA FIC). Este projeto foi elaborado e será executado em parceria com a Prefeitura de Ituiutaba, através da Secretaria de Educação/CEMAP. Participarão alunos e alunas que cursam o primeiro segmento da EJA e receberão qualificação de Auxiliar de Práticas de Instalação Elétrica Urbana e Rural.

Alicerçado em políticas públicas bem definidas pelo Governo Federal, o Instituto Federal - Campus Ituiutaba veio para colaborar e participar do novo desenvolvimento de Ituiutaba e região. Indubitavelmente, o trabalho em conjunto com a comunidade local e regional é, e será, fundamental para serem alcançados os objetivos. Essa é a grande proposta do Instituto Federal. E os trabalhos não param! A perspectiva para abertura de novos cursos para o Campus Ituiutaba é bastante positiva!