AgroEduca Lab IFMaker

O AgroEduca Lab IFMaker Uberaba-MG é um Laboratório Integrado de Ensino, Inovação e Criatividade implementado no IFTM – Campus Uberaba, contando com um espaço de aproximadamente 68m² contendo uma sala principal, com a estrutura do laboratório e uma sala de apoio, utilizada para armazenamento de materiais e apoio técnico.

Foto do espaço inicial do laboratório
Foto do espaço inicial do laboratório.

O projeto “AgroEduca IFMaker Uberaba-MG” tem como objetivo promover ações de desenvolvimento pessoal e profissional e estimular a produção intelectual a partir das premissas do “learning by doing” e Aprendizagem Baseada em Projetos. Propõe-se utilizar este espaço para ensino, pesquisa e extensão, com vias a estimular a mentoria e o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas inovadoras, contribuir para a formação inicial de professores, por meio de oferta de cursos de formação de professores da educação básica para a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos e outras metodologias que se enquadrem no movimento Maker.

Além disso, o laboratório visa estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação que podem ter uma melhoria de eficiência com a utilização de recursos disponíveis no espaço do Laboratório Integrado de Ensino, Inovação e Criatividade, como impressora 3D, Arduino e Scanner 3D.

Com isso, pretende-se disseminar informações sobre a cultura Maker para a comunidade interna e externa ao campus através de cursos, participação em eventos, ações comunitárias, dentre outros.

Foto do laboratório com os equipamentos adquiridos pelo IFMaker
Foto do laboratório com os equipamentos adquiridos pelo IFMaker.