Técnico em Eletrotécnica
O Curso Técnico em Eletrotécnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTM), Campus Patos de Minas, visa formar profissionais-cidadãos técnicos de nível médio em Eletrotécnica com responsabilidade ambiental, social, política e econômica, proporcionado uma formação que contemple um perfil para saber e saber fazer atividades de execução, operação e manutenção de instalações e equipamentos elétricos, na prestação de serviços e no próprio negócio como empreendedor.
Informações sobre o curso
Perfil do egresso
O Técnico em Eletrotécnica é o profissional que planeja e executa a instalação, manutenção de equipamentos industriais, observando normas técnicas e de segurança. Projeta e instala sistemas controle e acionamento elétrico. Propõe o uso eficiente da energia elétrica. Elabora, desenvolve e executa projetos de instalações elétricas em edificações de baixa, média e alta tensão.
Ao concluir o Curso Técnico em Eletrotécnica o profissional deverá ser capaz de:
- Ter iniciativa, criatividade e responsabilidade;
- Exercer liderança com atitudes éticas;
- Trabalhar em equipe;
- Desenvolver projetos de instalações elétricas;
- Projetar e instalar sistemas de acionamentos elétricos;
- Planejar e executar a instalação e manutenção de equipamentos elétricos;
- Aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas;
- Aplicar normas técnicas de segurança, saúde e higiene do trabalho, no meio ambiente e controle de qualidade no processo industrial;
- Aplicar normas técnicas em instalação, operação de máquinas e equipamentos e na manutenção elétrica industrial;
- Atuar no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas com responsabilidade socioambiental.
Se não vejamos o que diz Pacheco (2011, p. 8-9) sobre a “Abertura à Comunidade”:
“A partir dessa consciência, todos aqueles que interagem com educandos são educadores, cada um dentro da especificidade de sua tarefa. Professores, técnicos, funcionários e tantos outros são todos trabalhadores em educação. Suas atuações na escola devem ser integradas pedagogicamente, tendo o reconhecimento da escola enquanto ação educativa.
A intervenção no processo didático-pedagógico completa-se, no âmbito da escola, com a participação organizada dos pais ou responsáveis e da comunidade, especialmente através de suas organizações sindicais e populares. Essa participação ocorre principalmente no âmbito do Conselho Superior, instância máxima da instituição educacional. Os Conselhos Superiores, órgãos coletivos autônomos e expressão legítima da comunidade em seu conjunto, devem se constituir como definidores da identidade de cada unidade e gestores da integração desta com a sociedade.”
Seguindo o principio de constante contato e abertura à comunidade, a presente matriz curricular foi confeccionada após reuniões realizadas na Acipatos onde foram ouvidos diversos empresários do setor. Estes empresários criaram grupos de trabalhos em suas empresas que sugeriram disciplinas e ementas que adequam à realidade do mercado e aos anseios da sociedade. Desta feita, o perfil do nosso técnico em Eletrotécnica aproxima-se muito ao exigido pelo mercado local.
O Técnico em Eletrotécnica a ser formado pelo IFTM - Câmpus Patos de Minas deve ser um profissional consciente de seu papel profissional e social, apto a atuar em campo.
Aspectos legais
Lei Nº 9394 de 20 de dezembro de 1996 - LDB. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Parecer CEB Nº 009/98 de 08 de abril de 1998. Ensino médio e técnico - organização curricular
BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.
Resolução CNE/CEB Nº 1, de 21 de janeiro de 2004. Estabelece Diretrizes Nacionais para a organização e a realização de Estágio de alunos da Educação Profissional e do Ensino Médio, inclusive nas modalidades de Educação Especial e de Educação de Jovens e Adultos.
Decreto N° 5.296/2004 – Dispõe sobre as Leis nº 10.048, de 08 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
Decreto No 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências.
Parecer CNE/CEB No 39, de 08 de dezembro de 2004. Aplicação do Decreto nº 5.154/2004 na Educação Profissional Técnica de nível médio e no Ensino Médio.
BRASIL. Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
Parecer CNE/CEB No 11, de 12 de junho de 2008. Proposta de instituição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio.
Portaria MEC No 870, de 16 de julho de 2008. Aprova o Catálogo Nacional de Cur sos Técnicos de Nível Médio, elaborado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.
BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.
BRASIL. Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional tecnológica.
Decreto nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009. Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos.
Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.
Lei nº 11.788/2008 - Dispõe sobre o estágio de estudantes.
Resolução No 02, de 30 de janeiro de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Resolução nº. 01, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
Parecer CNE/CP nº. 08, de 06 de março de 2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
Parecer CNE/CEB nº 11/2012. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico.
Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional Técnica de Nível Médio e suas alterações.
Resolução nº 1, de 5 de dezembro de 2014 - Atualiza e define novos critérios para a composição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, disciplinando e orientando os sistemas de ensino e as instituições públicas e privadas de Educação Profissional e Tecnológica quanto à oferta de cursos técnicos de nível médio em caráter experimental, observando o disposto no art. 81 da Lei nº 9.394/96 (LDB) e nos termos do art. 19 da Resolução CNE/CEB nº 6/2012.
Lei nº 13.146/2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Lei nº 13.666/2018, de 16 de maio de 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir o tema transversal da educação alimentar e nutricional no currículo escolar.
Lei nº 14.164/2021, de 10 de junho de 2021. Altera a Lei nº 9.394/96 para incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher.
Decreto n.º 10.502 de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida.
Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica.
Lei nº 14.164, de 10 de junho de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher.
Resolução IFTM Nº 344 de 17 de agosto de 2023. Dispõe sobre o Regulamento do Programa de acesso, permanência e êxito do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).
Resolução nº 129/2020, de 16 de dezembro de 2020 - Regulamento de Estágio dos Cursos Técnicos de Nível Médio e Graduação (Tecnólogos e Bacharelados) do IFTM
Resolução nº 200/2021, de 06 de dezembro de 2021 - Dispõe sobre a alteração da Resolução n. 129/2020 – Regulamento de Estágios dos cursos Técnicos de Nível Médio e Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM
Resolução IFTM Nº 355 de 26 de setembro de 2023. Dispõe sobre o Regulamento da organização didático- pedagógica dos cursos técnicos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
LEI N° 5.524, DE 5 DE NOVEMBRO DE 1968 : Dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico Industrial de nível médio.
LEI Nº 13.639, DE 26 DE MARÇO DE 2018 : Cria o Conselho Federal dos Técnicos Industriais, o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas, os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais e os Conselhos Regionais dos Técnicos Agrícolas.
RESOLUÇÃO Nº 074/2019 alterada pela Resolução CFT N° 094 de 13 de fevereiro de 2020: Disciplina e orienta as prerrogativas e atribuições dos Técnicos Industriais com habilitação em Eletrotécnica, revoga a Resolução n2 39 e dá outras providências.
RESOLUÇÃO Nº 085, DE 28 DE OUTUBRO DE 2019 : Aprova a Tabela de Títulos de profissionais dos TÉCNICOS INDUSTRIAIS no SINCETI
Lei Nº 9394 de 20 de dezembro de 1996 - LDB. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Parecer CEB Nº 009/98 de 08 de abril de 1998. Ensino médio e técnico - organização curricular
BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.
Resolução CNE/CEB Nº 1, de 21 de janeiro de 2004. Estabelece Diretrizes Nacionais para a organização e a realização de Estágio de alunos da Educação Profissional e do Ensino Médio, inclusive nas modalidades de Educação Especial e de Educação de Jovens e Adultos.
Decreto N° 5.296/2004 – Dispõe sobre as Leis nº 10.048, de 08 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
Decreto No 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências.
Parecer CNE/CEB No 39, de 08 de dezembro de 2004. Aplicação do Decreto nº 5.154/2004 na Educação Profissional Técnica de nível médio e no Ensino Médio.
BRASIL. Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
Parecer CNE/CEB No 11, de 12 de junho de 2008. Proposta de instituição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio.
Portaria MEC No 870, de 16 de julho de 2008. Aprova o Catálogo Nacional de Cur sos Técnicos de Nível Médio, elaborado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.
BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.
BRASIL. Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional tecnológica.
Decreto nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009. Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos.
Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.
Lei nº 11.788/2008 - Dispõe sobre o estágio de estudantes.
Resolução No 02, de 30 de janeiro de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Resolução nº. 01, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
Parecer CNE/CP nº. 08, de 06 de março de 2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
Parecer CNE/CEB nº 11/2012. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico.
Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional Técnica de Nível Médio e suas alterações.
Resolução nº 1, de 5 de dezembro de 2014 - Atualiza e define novos critérios para a composição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, disciplinando e orientando os sistemas de ensino e as instituições públicas e privadas de Educação Profissional e Tecnológica quanto à oferta de cursos técnicos de nível médio em caráter experimental, observando o disposto no art. 81 da Lei nº 9.394/96 (LDB) e nos termos do art. 19 da Resolução CNE/CEB nº 6/2012.
Lei nº 13.146/2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Lei nº 13.666/2018, de 16 de maio de 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir o tema transversal da educação alimentar e nutricional no currículo escolar.
Lei nº 14.164/2021, de 10 de junho de 2021. Altera a Lei nº 9.394/96 para incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher.
Decreto n.º 10.502 de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida.
Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica.
Lei nº 14.164, de 10 de junho de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher.
Resolução IFTM Nº 344 de 17 de agosto de 2023. Dispõe sobre o Regulamento do Programa de acesso, permanência e êxito do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).
Resolução nº 129/2020, de 16 de dezembro de 2020 - Regulamento de Estágio dos Cursos Técnicos de Nível Médio e Graduação (Tecnólogos e Bacharelados) do IFTM
Resolução nº 200/2021, de 06 de dezembro de 2021 - Dispõe sobre a alteração da Resolução n. 129/2020 – Regulamento de Estágios dos cursos Técnicos de Nível Médio e Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM
Resolução IFTM Nº 355 de 26 de setembro de 2023. Dispõe sobre o Regulamento da organização didático- pedagógica dos cursos técnicos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
LEI N° 5.524, DE 5 DE NOVEMBRO DE 1968 : Dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico Industrial de nível médio.
LEI Nº 13.639, DE 26 DE MARÇO DE 2018 : Cria o Conselho Federal dos Técnicos Industriais, o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas, os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais e os Conselhos Regionais dos Técnicos Agrícolas.
RESOLUÇÃO Nº 074/2019 alterada pela Resolução CFT N° 094 de 13 de fevereiro de 2020: Disciplina e orienta as prerrogativas e atribuições dos Técnicos Industriais com habilitação em Eletrotécnica, revoga a Resolução n2 39 e dá outras providências.
RESOLUÇÃO Nº 085, DE 28 DE OUTUBRO DE 2019 : Aprova a Tabela de Títulos de profissionais dos TÉCNICOS INDUSTRIAIS no SINCETI
Gestão do Curso
Matriz Curricular
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ALGORITMOS E LÓGICA E PROGRAMAÇÃO | 15,00 | 15,00 |
CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA | 45,00 | 45,00 |
ELETRÔNICA DIGITAL | 15,00 | 15,00 |
FUNDAMENTOS DA ELETRÔNICA | 30,00 | 30,00 |
FUNDAMENTOS DE SAÚDE, SEGURANÇA NO TRABALHO E MEIO AMBIENTE | 30,00 | 0,00 |
INTRODUÇÃO A ELETROTÉCNICA | 15,00 | 15,00 |
MATEMÁTICA APLICADA À ELETROTÉCNICA | 30,00 | 0,00 |
Subtotal | 180,00 | 120,00 |
Subtotal Geral | 300,00 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CIRCUITOS DE CORRENTE ALTERNADA | 45,00 | 45,00 |
GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA | 30,00 | 30,00 |
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS | 30,00 | 30,00 |
LIBRAS | 30,00 | 0,00 |
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 30,00 | 0,00 |
PROJETO ELÉTRICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR | 0,00 | 60,00 |
Subtotal | 165,00 | 165,00 |
Subtotal Geral | 330,00 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ACIONAMENTOS E COMANDOS ELÉTRICOS | 30,00 | 30,00 |
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL | 30,00 | 30,00 |
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS | 30,00 | 30,00 |
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | 0,00 | 30,00 |
MÁQUINAS ELÉTRICAS | 30,00 | 30,00 |
PAINÉIS ELÉTRICOS | 0,00 | 30,00 |
Subtotal | 120,00 | 180,00 |
Subtotal Geral | 300,00 |
4º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL POR CLP | 30,00 | 30,00 |
AUTOMAÇÃO RURAL | 15,00 | 15,00 |
EMPREENDEDORISMO | 30,00 | 0,00 |
INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL | 15,00 | 15,00 |
PROJETO INTEGRADOR | 0,00 | 30,00 |
PROTEÇÃO E COORDENAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS | 30,00 | 30,00 |
QUALIDADE E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA | 60,00 | 0,00 |
Subtotal | 180,00 | 120,00 |
Subtotal Geral | 300,00 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ESTÁGIO | 0,00 | 120,00 |
Total | 645,00 | 240,00 |
---|---|---|
Total Geral | 885,00 |
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE | 50,00 | 50,00 |
FUNDAMENTOS DE SAÚDE, SEGURANÇA NO TRABALHO E MEIO AMBIENTE | 33,20 | 0,00 |
INTRODUÇÃO À ELETROTÉCNICA | 33,20 | 0,00 |
INTRODUÇÃO A LÓGICA E PROGRAMAÇÃO | 33,20 | 33,20 |
MATEMÁTICA APLICADA À ELETROTÉCNICA | 33,20 | 0,00 |
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 33,20 | 0,00 |
PROJETO INTEGRADOR 1 | 0,00 | 33,20 |
Subtotal | 216,00 | 116,40 |
Subtotal Geral | 332,40 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL | 16,40 | 50,00 |
ELETROTÉCNICA APLICADA | 33,20 | 33,20 |
FERRAMENTAS, EQUIPAMENTOS E MEDIDAS ELÉTRICAS | 16,40 | 50,00 |
FUNDAMENTOS DA ELETRÔNICA | 33,20 | 33,20 |
PROJETOS DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS | 33,20 | 33,20 |
Subtotal | 132,40 | 199,60 |
Subtotal Geral | 332,00 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ACIONAMENTOS E COMANDOS ELÉTRICOS | 33,20 | 33,20 |
GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA | 50,00 | 50,00 |
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | 33,20 | 0,00 |
MÁQUINAS ELÉTRICAS | 33,20 | 33,20 |
PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS DE AT/BT | 33,20 | 33,20 |
Subtotal | 182,80 | 149,60 |
Subtotal Geral | 332,40 |
4º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL POR CLP | 16,40 | 50,00 |
GERENCIAMENTO E QUALIDADE DE SISTEMAS DE ENERGIA | 66,40 | 0,00 |
PRINCÍPIOS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO | 33,20 | - |
PROJETO INTEGRADOR 2 | 0,00 | 66,40 |
PROTEÇÃO E COORDENAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS | 50,00 | 50,00 |
Subtotal | 166,00 | 166,40 |
Subtotal Geral | 332,40 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ESTÁGIO | 120,00 | - |
Total | 817,20 | 216,40 |
---|---|---|
Total Geral | 1.033,60 |
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE | 66,67 | 33,33 |
FUNDAMENTOS DE SAÚDE, SEGURANÇA NO TRABALHO E MEIO AMBIENTE | 33,20 | 0,00 |
INTRODUÇÃO À ELETROTÉCNICA | 33,20 | 0,00 |
INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA | 33,20 | 0,00 |
MATEMÁTICA FUNDAMENTAL | 33,20 | 33,20 |
Subtotal | 199,47 | 66,53 |
Subtotal Geral | 266,00 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS | 0,00 | 66,40 |
FUNDAMENTOS DA ELETRÔNICA | 33,20 | 33,20 |
PRÁTICAS E MEDIDAS ELÉTRICAS | 0,00 | 66,40 |
PROJETO E INSTALAÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE AT/BT | 33,20 | 33,20 |
PROJETOS DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS ASSISTIDOS POR COMPUTADOR | 0,00 | 66,40 |
Subtotal | 66,40 | 265,60 |
Subtotal Geral | 332,00 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL | 33,20 | 66,40 |
AUTOMAÇÃO POR CLP | 33,20 | 0,00 |
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS | 33,20 | 0,00 |
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | 33,20 | 0,00 |
MÁQUINAS ELÉTRICAS | 33,20 | 33,20 |
PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS DE AT/BT | 33,20 | 33,20 |
Subtotal | 199,20 | 132,80 |
Subtotal Geral | 332,00 |
4º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DE ENERGIA | 66,40 | 0,00 |
GESTÃO DE OBRAS | 33,20 | 33,20 |
PRINCÍPIOS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO | 33,20 | 0,00 |
PROJETO INTEGRADO | 0,00 | 66,40 |
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS | 50,00 | 50,00 |
Subtotal | 182,80 | 149,60 |
Subtotal Geral | 332,40 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ESTÁGIO | 120,00 | 120,00 |
Total | 767,87 | 240,00 |
---|---|---|
Total Geral | 1.007,87 |
Projeto pedagógico
Corpo Docente
Informações complementares
Ao final do curso o profissional deverá:
- Instalar, operar e manter equipamentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
- Participar na elaboração e desenvolvimentos de projetos de instalações elétricas;
- Projetar e instalar sistemas de acionamentos elétricos;
- Planejar, orientar e executar a instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas;
- Acompanhar e interpretar os resultados de medições, ensaios, testes e controles em Sistemas Elétricos;
- Otimizar sistemas convencionais de instalações e manutenção elétrica, especificando materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos e máquinas, propondo incorporação de novas tecnologias;
- Aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas;
- Aplicar normas técnicas de saúde e segurança do trabalho, no meio ambiente e de controle de qualidade no processo industrial.
- Aplicar normas técnicas e especificações de catálogos e manuais técnicos na instalação, operação de máquinas e equipamentos e na manutenção elétrica industrial.
- Elaborar planilha de custos de fabricação e de manutenção de máquinas e equipamentos, considerando a relação custo e benefício.
Área de Atuação
O profissional poderá atuar em diferentes postos de trabalho nas concessionárias de energia elétrica, indústrias ou na prestação de serviços como autônomo, segundo sua área de formação, atuando, por exemplo, nas seguintes áreas:
- Sistemas Elétricos: Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica:
- Projeto, Execução e Manutenção de Instalações e equipamentos elétricos;
- Instalação de Sistemas de Acionamentos Elétricos;
- Automação Industrial.