Publicações: Livros

Atualizado em 13/03/2024 09h22
Capa do livro '15 anos IFTM – Memórias em versos e prosa'

15 anos IFTM – Memórias em versos e prosa

A coletânea de poemas e crônicas redigidos por integrantes da comunidade acadêmica do IFTM destaca suas experiências e sentimentos quanto à instituição, como forma de celebração dos 15 anos da sua criação.


Capa do livro '15 anos IFTM – Memórias em foco'

15 anos IFTM – Memórias em foco

A seleção de fotografias produzidas por toda a comunidade acadêmica do IFTM ao longo dos últimos 15 anos apresenta lugares e momentos especiais para seus autores. Trata-se de um recorte que revela a relação da instituição com a vida das pessoas que fizeram ou ainda fazem parte de sua história.


Capa do livro 'Processos e práticas de ensino no IFTM: o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes'

Processos e Práticas de Ensino no IFTM

O livro “Processos e Práticas de Ensino no IFTM” é uma publicação anual e aborda uma determinada temática a cada edição. Visa a socialização de atividades de ensino e de sua gestão, desenvolvidas exclusivamente pela comunidade acadêmica do IFTM, cujo enfoque esteja alinhado com a melhoria da qualidade da educação profissional e tecnológica, a inovação didático-pedagógica, assim como novos processos e modelos de gestão acadêmica, a inclusão e a permanência e o êxito dos estudantes.

2022 - Livro - "Processos e Práticas de Ensino no IFTM: programas, projetos e ensino remoto" (Data de publicação no site: 15/03/2023)

2019: - Livro - "Processos e Práticas de Ensino no IFTM: a inclusão e a diversidade"

2017 - Livro - "Processos e Práticas de Ensino no IFTM: o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes" Data de publicação: 20/06/20217


Publicações da Pró-reitoria de Extensão

Publicações da Pró-reitoria de Extensão

Página de publicações da Pró-reitoria de Extensão com os relatos de experiência dos projetos de extensão do IFTM.


Capa do livro 'A Biblioteca no Contexto Escolar'

A Biblioteca no Contexto Escolar

Os escritos deste livro fazem abordagem sobre a biblioteca e a escola, desde seus conceitos, objetivos, sua estrutura física, seu papel educativo e cultural, suas políticas educacionais, até suas consequências para a formação do leitor enquanto ser social e crítico. Aquele ser que desperta o prazer de ler e que contribui ativamente com as mudanças, das mais ínfimas e simples até aquelas que realmente fazem a diferença e que se concretizam. A biblioteca, neste contexto escolar, compreende importantes alternativas pedagógicas para se aprender e desenvolver seus hábitos e costumes, além da sua força e valorização como ferramenta fundamental para a inclusão social e para as metas educacionais.


CONTEXTO EDUCACIONAL

Contexto educacional: entre teorias e práticas

A leitura do livro Contexto Educacional: entre teorias e práticas expressa de forma singular a arte destacada em valiosas contribuições para a educação, de forma singular e especial pela motivação presente no cotidiano da educação.


Livro Matematica

Olhares sobre o ensino da matemática: educação básica

Os sete capítulos que compõem este livro discutem sobre práticas, vivências e ensino de Matemática nos tempos atuais. Em “A importância na vinculação de “sentido” ao ensino da matemática em sala de aula”, Ligia Fagundo mostra brevemente o contexto histórico no qual se desenvolveu o ensino da matemática, como as dificuldades em se aprender esta disciplina que aumentam ao longo dos anos/das séries, e a desvinculação da teoria com a prática, fazendo com que o aluno não construa “sentido” ao aprender esta disciplina.