Polo de Inovação IFTM e empresa IOTIC Consultoria assinam projeto de R$907.392,86 para desenvolvimento de inovação tecnológica para a cadeia produtiva do milho

Milho

Por meio do uso de tecnologia de infravermelho próximo (NIR), o Polo de Inovação IFTM e empresa IOTIC, estão desenvolvendo um equipamento que pode revolucionar a cadeia produtiva do milho. A nova tecnologia contribuirá para realização de análises de diversos parâmetros do milho, de forma simultânea e instantânea, sem destruição das amostras ou plantas. A inovação dispensa do uso de reagentes químicos nocivos ao meio ambiente e possui custo relativamente baixo quando comparada às metodologias tradicionais de laboratório.

De acordo com o pesquisador responsável pelo projeto, Prof. Dr. Hamilton César de Oliveira Charlo, a grande vantagem do método é que as medidas são realizadas em poucos segundos e estas requerem mínima preparação da amostra. Assim, diversas empresas e indústrias poderão utilizar a tecnologia para o monitoramento das lavouras e na gestão da produção durante os processos de beneficiamento e processamento dos grãos.

Os resultados do projeto podem ser de grande impacto, pois à medida que produtores e empresas têm métodos mais eficientes de monitoramento das culturas ou da qualidade da matéria prima haverá, por consequência, maior eficiência nos processos produtivos, menores perdas e redução de custos de produção.

Serão investidos neste projeto um montante de R$907.392,86, sendo 50% do valor financiado pela EMBRAPII, 20,07% pela empresa IOTIC e 29,93% pelo Polo de Inovação IFTM.

A Diretora-Geral do Polo de Inovação IFTM, Fernanda Barbosa Borges Jardim, destacou o grande desafio deste projeto de grande porte e reforça o compromisso do IFTM no fomento a pesquisas aplicadas em parcerias com empresas industriais, com vistas à capacitação de pesquisadores (servidores e estudantes) e ao desenvolvimento da cadeia do agronegócio.

Este é o primeiro projeto de PD&I assinado pelo Polo de Inovação IFTM, credenciado como Unidade EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). Sem dúvida, é um marco na história e no desenvolvimento do IFTM!