Ações inclusivas e de diversidade


As ações inclusivas e de diversidade do IFTM são acompanhadas pela Coordenação de Ações Inclusivas e de Diversidade (CAID). Cabe à CAID, fomentar, supervisionar e coordenar as ações e atividades relacionadas à inclusão e diversidade no âmbito do IFTM.

A coordenação tem caráter consultivo e deliberativo em relação às ações da Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – CAPNE, do Núcleo de Estudos Afro- Brasileiros e Indígenas - NEABI e do Núcleo de Estudos de Diversidade, Sexualidade e Gênero – NEDSEG.

São atribuições da CAID:

  • acompanhar e apoiar as ações da Capne, do Neabi e Nedseg;
  • realizar encontros e reuniões com a Capne, o Neabi e Nedseg de todos os campi;
  • promover e subsidiar estudos voltados às temáticas da inclusão e diversidade;
  • organizar ações de capacitação de servidores nas temáticas da inclusão e diversidade;
  • acompanhar o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão - Lei nº 13.146/15 no âmbito do IFTM;
  • acompanhar o cumprimento da Lei de Africanidades - Lei n° 11.645/2008;
  • acompanhar o cumprimento da Lei nº 14.164/2021 que incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher.
  • realizar levantamento das demandas de contratação de profissionais e aquisição de materiais para atendimento aos estudantes com necessidades específicas;
  • promover ações que garantam o respeito às diferenças no âmbito do IFTM;
  • coordenar ações e projetos nas temáticas de inclusão e diversidade no IFTM;
  • elaborar relatórios referentes às atividades exercidas no âmbito de sua competência;
  • desempenhar outras atividades correlatas à CAID e que venham a ser determinadas pelo(a) Reitor(a).
  • fomentar a implementação do Atendimento Educacional Especializado - AEE tal como previsto na lei brasileira de inclusão;
  • orientar e acompanhar a atuação dos profissionais destinados ao apoio e atendimento aos estudantes com necessidades específicas, tais como: tradutores e intérpretes de Libras, profissionais de AEE, profissionais de apoio, psicopedagogos e outros;
  • participar da discussão e criação de políticas públicas voltadas para a temática da inclusão e diversidade no âmbito do IFTM e naquelas em que couber em toda a rede de educação profissional e tecnológica;
  • realizar parcerias com instituições públicas, privadas, organizações sociais e outras entidades com trabalhos voltados para a inclusão e diversidade de forma a incentivar o desenvolvimento e ampliação de suas ações.

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