Apresentação

O trabalho sistematizado no IFTM sobre a evasão e a retenção foi intensificado a partir dos anos de 2010 e 2011, quando foram realizados, respectivamente, o I e II Fóruns de Gestores do Ensino e Equipes Pedagógicas do IFTM, nos quais foram discutidas ações para o acompanhamento dos índices de conclusão, retenção e evasão deste Instituto.

No ano de 2013, o projeto “Um estudo sobre a evasão nos cursos presenciais do IFTM” foi criado pela Pró-Reitoria de Ensino, como parte de um conjunto de ações para amenizar o problema da evasão.

Em 2014, o projeto passou por reformulações, sobretudo quanto ao instrumento para a coleta de dados. Nessa perspectiva, no mesmo ano, a equipe PROEN fez parte do Grupo de Trabalho "Evasão, Retenção e Assistência Estudantil na Rede Federal", instituído pela SETEC/MEC.

Posteriormente, no ano de 2015, o Ofício Circular nº 60/2015 DDR/SETEC/MEC, a Nota Informativa 138/2015/DPE/DDR/SETEC/MEC, bem como outras comunicações oficiais recebidas, regulamentaram a elaboração dos Planos Estratégicos de Permanência e Êxito dos Estudantes. Dessa forma, buscou-se implementar uma proposta de acompanhamento aos índices de conclusão, permanência, retenção e evasão em toda a Rede de Educação Profissional e Tecnológica e, no caso do IFTM, foi assumida a continuidade dos estudos e das ações sobre a questão.

A partir da integração, socialização e articulação das equipes, da reitoria e campi, envolvidas neste trabalho, considerando a importância do tema e dando continuidade às ações já desenvolvidas na instituição, foi criado o “Programa de Acesso, Permanência e Êxito dos Estudantes do IFTM – PAPEE/IFTM”.

Esse Programa, por sua vez, compreende e poderá subdividir-se em projetos ligados às áreas do ensino, pesquisa e extensão, que tenham como objetivos acompanhar os indicadores de conclusão, retenção e evasão do IFTM, assegurar a permanência e o êxito dos estudantes e melhorar a eficácia institucional.

Assim, a instituição, a partir do seu diagnóstico, por meio do trabalho coletivo e em conjunto com as ações do PAPEE, em desenvolvimento no IFTM enquanto política institucional, vem produzindo resultados como a criação de grupos de estudos, a elaboração, a implantação e a (re) avaliação das estratégias de intervenção para melhoria dos indicadores de conclusão, permanência e minimização das taxas de retenção e evasão, bem como a promoção de eventos que tratam da temática. E, enquanto parte da socialização das ações previstas no programa, destaca-se a publicação do Livro Processos e Práticas de Ensino no IFTM: o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes.

Ademais, as experiências do IFTM no âmbito do PAPEE, possibilitarão que os campi e/ou outras instituições de ensino possam se apropriar dos resultados obtidos com vistas a planejamentos indutores de transformações na área, respeitadas as suas especificidades.

Para 2022 o Programa propõe a inclusão de novos indicadores a partir daqueles já contemplados nos anos anteriores. Trata-se da inserção de subcategorias que visam contemplar a diversidade de estudantes em suas especificidades, sob o argumento de que podem interferir no acesso, na permanência e no êxito. Desta forma ampliando-se a coleta e análise dos dados, será possível traçar estratégias específicas e coerentes com a diversidade do público atendido.

Atualmente as comissões têm se reunido para estudos e discussões e tais estudos têm desencadeado proposições que permitirão a continuidade dos trabalhos no sentido de minimizar a evasão e a retenção e também no sentido de promover a permanência e o sucesso dos estudantes dentro do prazo mínimo de integralização dos cursos.