ZooPETnia
O ZooPETnia, sob a orientação de um professor tutor, tem o objetivo de propiciar aos estudantes do curso de Zootecnia do IFTM Campus Uberaba, condições para a realização de atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão de forma integrada, que complementem a formação acadêmica por meio de atividades planejadas a fim de atender quatro dimensões: a) formação dos petianos; b) atendimento à comunidade acadêmica; c) atendimento à comunidade externa e d) ações culturais e sociais.
Quem somos
O ZooPETnia é um Programa de Educação Tutorial Institucional (PETi) desenvolvido por oito bolsistas graduandos do curso de Zootecnia do IFTM Campus Uberaba, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. Assim, o objetivo do nosso trabalho é propiciar aos estudantes do curso de Zootecnia do IFTM Campus Uberaba, condições para a realização de atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão de forma integrada, que complementem a formação acadêmica por meio de atividades planejadas a fim de atender quatro dimensões: a) formação dos petianos; b) atendimento à comunidade acadêmica; c) atendimento à comunidade externa e d) ações culturais e sociais, estimulando tanto a fixação de valores que reforcem a cidadania e quanto a consciência social de todos os participantes.
Os estudantes bolsistas foram selecionados em outubro de 2021 por meio do edital 03/2021 e as atividades se iniciaram em março de 2022.
Foto: Início das atividades do ZooPETnia em 01 de março de 2022.
Nossa equipe
Petianos
Ana Luísa Andrade de Paula
Antonio Fagundes Neto
Dalciane Caetano Sousa
Iasmyn Eduarda Gomes Costa
Jonathan Rodrigues dos Santos
Maria Clara Pereira Afonso Rezende
Maurício Gonçalves Cintra Júnior
Thaynara Cristina Benedito de Florentino
Egressos
Guilherme Izaque Oliveira Santana
Wesley de Oliveira Rabelo
Tutora
Ana Carolina Portella Silveira
Apoio Técnico às atividades de Equoterapia da Associação Mineira de Equoterapia (AME) em Uberaba, MG
A equoterapia é um tipo de terapia com cavalos que objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais, e está indicada para quadros clínicos variados como distúrbios motores e sensoriais de origem central ou medular; de comportamento e/ou dificuldade de aprendizagem.
Por sua vez, a Associação Mineira de Equoterapia (AME), localizada em Uberaba (MG), é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que conta com uma equipe multiprofissional trabalhando de uma maneira interdisciplinar e buscando uma maior abordagem do praticante nas áreas de saúde, educação e equitação. Atua em uma área cedida pelo município, localizada na Univerdecidade e adaptada, dentro do possível, para as atividades equoterapêuticas atendendo cerca de 87 pessoas, com parte dos atendimentos gratuitos. Se mantém financeiramente graças a contribuição dos praticantes, da população em geral (de forma direta ou indireta por meio de eventos) e de um convênio com a Prefeitura de Uberaba.
O objetivo nesta atividade é apoiar a AME na condução dos seus trabalhos, além de capacitar e treinar alunos na área de Equinocultura e Equoterapia. Os petianos exercem atividades relacionadas aos manejos nutricional, sanitário, reprodutivo dos cavalos, bem-estar dos animais e atuação como condutores nas sessões de Equoterapia. Para tal, efetuam manejos a fim de garantir o bem-estar e melhorar a produtividade e vida útil dos animais e auxiliarão na condução das sessões de Equoterapia, melhorando e possibilitando a ampliação dos atendimentos à população.
Petianas no projeto de Apoio técnico à Associação Mineira de Equoterapia
Tendências e perspectivas globais de bem-estar animal: Carne celular
Cultivar células para produzir carne é uma inovação que pode mudar a cadeia da carne, especialmente o setor de produção animal. A técnica consiste em extrair células de tecido muscular de um animal e promover a proliferação e diferenciação in vitro das células em carne, em meio de cultura apropriado. Em um país como o Brasil, que produz 15% da carne de frango do mundo, 16% da bovina e 3% da suína, a consolidação desse processo, que está na contramão do que se conhece sobre pecuária, poderia trazer mudanças profundas para a forma como as pessoas veem a sua alimentação e os próprios animais. Mas, sendo um dos maiores exportadores de carne do mundo, ficar fora de uma inovação como essa pode causar prejuízos à economia nacional. A tendência, portanto, é que as grandes empresas da área se engajem nos projetos existentes ou criem os seus próprios.
Neste contexto, é importante que os estudantes de Zootecnia estejam atualizados nesta e outras tecnologias semelhantes que têm sido testadas e até já comercializadas, para entender as novas demandas do mercado muito ligadas à sustentabilidade e bem-estar animal. Entretanto, a resistência tanto dos consumidores quanto dos profissionais da área, a falta de conhecimento sobre o tema e a associação com a artificialidade foram destacados como pontos negativos da carne celular. Assim, a proposta desta atividade é avaliar o conhecimento dos estudantes de Zootecnia sobre o tema e, a partir dos resultados, realizar palestras, debates (que envolverão temas correlatos como veganismo, bem-estar animal e outras estratégias de mercado para suprir a demanda por produtos alternativos aos de origem animal) e divulgações na internet afim de ampliar o conhecimento sobre este assunto e mantê-los atualizados sobre tal tecnologia.
Levantamento das ocorrências registradas pela Polícia Militar Ambiental de Uberaba envolvendo animais silvestres e conhecimento dos estudantes do IFTM acerca do tema
O cerrado, no qual Minas Gerais está inserido, é considerado o segundo maior bioma do país (atrás da Floresta Amazônica), entretanto cerca de 130 animais já foram observados em risco de extinção, como é o caso do tamanduá-bandeira, lobo-guará e onça pintada. O declínio destas populações animais pode ser atribuído à pressão antrópica, como destruição de habitats naturais, atropelamentos, tráfico e comércio clandestino de animais. Diante deste cenário, a 5ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente de Uberaba, Minas Gerais (5 CIA PM MAMB/BPM MAMB) é responsável por executar o policiamento ambiental em 30 municípios da parte sul do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, assumindo um papel de relevância na educação ambiental; na conservação de florestas; na prevenção e fiscalização de ilícitos penais e infrações administrativas. Neste contexto, objetiva-se realizar um levantamento das ocorrências envolvendo animais resgatados, apreendidos e entregues voluntariamente à 5 CIA PM MAMB/BPM MAMB nos últimos anos verificando a quantidade, classe e as espécies dos animais de maior incidência nas ocorrências e categorizando os principais períodos e anos das ocorrências.
Além disso, o zootecnista tem um papel importante na preservação ambiental, por ser habilitado a atuar na criação e produção animal, incluindo animais silvestres nativos ou exóticos com o intuito de conservar espécies, preservar a biodiversidade e o patrimônio natural, por meio da adoção de boas práticas de manejo, tecnologia e gestão que incrementem melhorias no uso de recursos. Assim, faz-se importante, identificar o conhecimento dos estudantes das áreas relacionadas a biodiversidade como Zootecnia e Biologia, a fim de gerar dados que possam ser utilizados para corrigir possíveis defasagens presentes no processo de ensino. E, por meio destas informações, sugerir ações preventivas mais efetivas e focadas que possam ser implementadas de forma mais rápida, a fim de minimizar a perda de animais
Atividades de divulgação e fortalecimento do PET no IFTM Campus Uberaba
A Educação Tutorial caracteriza-se como uma metodologia de ensino, que se efetiva por meio de grupos de aprendizagem, constituídos por estudantes, sob a orientação de professores tutores. As atividades realizadas no âmbito da educação tutoria se identificam como extracurriculares e são, em geral, complementares à formação acadêmica.
Como é a primeira vez que o curso de Zootecnia do IFTM Campus Uberaba propõe-se a atuar na Educação Tutorial, é importante que sejam planejadas ações de divulgação e fortalecimento do PET no curso, para que todos compreendam o significado e se aproximem deste conceito, além de buscar elementos que fundamentem a importância da tutoria, identificando e sistematizando aspectos que possam delinear o perfil do tutor e dos petianos, suas funções e deveres.
Ações de melhorias do ENADE na Zootecnia IFTM Campus Uberaba
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Todos os estudantes concluintes participam da prova, desde que habilitados ao Enade e inscritos pela respectiva instituição de educação superior. Os alunos ingressantes também são registrados no sistema, apesar de não fazerem a avaliação.
Atividades de formação dos petianos
Neste item, propõe-se atividades que sejam de desenvolvimento dos integrantes do ZooPETnia, tanto para atuação dentro do PET como para a futura vida profissional.
A oratória é uma ferramenta para informar e influenciar ouvintes, por meio de um conjunto de técnicas que visam um ato de falar em público de maneira mais adequada. Uma boa oratória é uma habilidade que pode ser desenvolvida, e é muito importante para o meio acadêmico, profissional e pessoal, uma vez que melhora a comunicação do indivíduo com seu público, e dá mais credibilidade ao locutor.
O Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia a Dia que, apresenta técnicas de gestão modernas de comunicação, como o uso intenso de diagramas, da itemização (identificação de um ponto de atenção) e das palavras-chaves para serem aplicadas de forma padronizada nas ações e na mensuração dos resultados do PET.
Atividades de melhoria do curso de Zootecnia IFTM Campus Uberaba
O ZooPETnia participou da recepção dos calouros, como forma de divulgação do que é o PET, suas atividades e, principalmente, aplicou um formulário de coleta de dados do perfil dos estudantes e, área de interesse. Os resultados deste formulário foram publicados na III Mostra de Projetos de Ensino do IFTM Uberaba realizada no dia 26 de maio de 2022.
Equipe do ZooPETnia com os calouros de Zootecnia do IFTM Campus Uberaba de 2022
InterPET
Os petianos participaram do evento Interpet no dia 25 de maio de 2022.
PETs reunidos no I InterPET IFTM
Equipe ZooPETNia no I InterPET IFTM
Equipe ZooPETNia com o diretor de ensino Ricardo Soares Boaventura no I InterPET IFTM
Editais
Contatos
Instagram: @zoopetniaiftm
E-mail: zoopetnia@iftm.edu.br