Sobre
O Programa de Educação Tutorial – PET foi criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior – CAPES, com o nome Programa Especial de Treinamento – PET, transferindo-se, no final de 1999, para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e passando-se a Programa de Educação Tutorial - PET a partir de 2004.
O Programa visa apoiar atividades acadêmicas que integrem ensino, pesquisa e extensão e destina-se a grupos de estudantes que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior, os quais, sob a orientação de um tutor, têm a oportunidade de realizar atividades extracurriculares que ampliem e aprofundem os objetivos e conteúdos programáticos que integram sua matriz curricular, complementando sua formação acadêmica.
As atividades extracurriculares que compõem o Programa têm como objetivo garantir aos estudantes do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional quanto para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.
Os estudantes e o professor-tutor, participantes do programa, recebem apoio financeiro do governo federal, na forma de bolsas, de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.
Desta forma, espera-se a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.
Objetivo geral do Programa
Promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação.
Objetivos específicos
- formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;
- estimular a melhoria do ensino de graduação;
- oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, visando a formação de um profissional crítico e atuante, orientada pela cidadania e pela função social da educação superior.
No âmbito do IFTM, a Pró-Reitoria de Ensino, seguindo-se a legislação nacional específica, é a responsável direta pelo acompanhamento e aprovação de todas as ações do Programa de Educação Tutorial - PET.
O primeiro projeto do IFTM a concorrer em edital do Programa e a ser aprovado, ocorreu em novembro de 2010, sob a coordenação do Prof. Márcio José de Santana, assegurando o direito a 12 bolsas (mensal) para estudantes do curso de Engenharia Agronômica do Campus Uberaba.
Outras informações a nível nacional sobre o Programa, incluindo informações sobre editais, poderão ser obtidas na página do PET do Ministério da Educação.