O Programa

Atualizado em 28/08/2024 13h19

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o fortalecimento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.

Neste sentido, a iniciação à docência constitui a inserção orientada e supervisionada dos(as) estudantes licenciandos nas escolas públicas de educação básica, visando o desenvolvimento de atividades em nível crescente de complexidade e autonomia, em conformidade com a etapa do curso, durante toda a graduação.

Para isso, a Instituição de Ensino Supeior (IES) deve ter um projeto institucional aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em seguida, estabelecer um acordo com as escolas parceiras, da rede pública de educação básica. Os(As) licenciandos(as), aqui denominados(as) Pibidianos(as), que desenvolverão a iniciação à docência, contarão com o apoio de um(a) Coordenador(a) Institucional e Coordenador(a) de Área, de sua IES e, ainda com Supervisor(a), da escola básica ou escola parceira.

São princípios do PIBID:

  • prática contextualizada quanto às temáticas emergentes no cenário social, educacional e cultural do país;
  • trabalho coletivo e interdisciplinar;
  • unidade teoria-prática;
  • pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
  • pesquisa e extensão como processos formativos e práticas pedagógicas;
  • percepção e assunção das dimensões pedagógicas, políticas, éticas e estéticas da docência;
  • compromisso social e valorização do profissional da educação;
  • gestão democrática do ensino público;
  • vinculação entre a educação escolar, mundo do trabalho, práticas sociais e cidadania;
  • respeito e valorização das diversidades com justiça social, inclusão e direitos humanos; e
  • combate às desigualdades sociais e educacionais entre grupos definidos por posições sociais, étnico-raciais e de gênero, entre outras.

São objetivos do PIBID:

  • incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • contribuir para a valorização do magistério;
  • elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como conformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
  • contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Modalidades de bolsa

No PIBID, são concedidas as seguintes modalidades de bolsa:

  • Coordenação Institucional: para docente da IES selecionado(a) para exercer a função.
  • Coordenação de área: para docentes da IES por deliberação de cada Núcleo de Iniciação à Docência (NID).
  • Iniciação à docência: para estudantes com matrícula ativa em curso de licenciatura envolvido no projeto institucional.
  • Supervisão: para docente da escola de educação básica, escola parceira ou escola-campo, que acompanhará os(as) estudantes de iniciação à docência.

*Os valores das bolsas de cada modalidade estão definidos na Portaria CAPES n. 33, de 16 de fevereiro de 2023, e que serão reajustados conforme alterações do referido ato normativo.