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Subprojetos

O Pibid/IFTM apresenta o subprojeto Biologia que atende alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Uberaba e o subprojeto Química que atende os alunos do curso de Licenciatura em Química também do Campus Uberaba

Subprojeto Biologia

O Subprojeto Biologia tem por objetivos incentivar a formação de docentes e a valorização do magistério na Educação Básica nas áreas de Ciências e Biologia; inserir alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no cotidiano das escolas públicas de educação básica para proporcionar uma melhor formação inicial possibilitando a articulação entre ensino superior e educação básica; oportunizar a professores de Biologia da rede pública de educação básica no papel de supervisores orientar os licenciandos no cotidiano das atividades realizadas na escola através do Pibid, assim como na mediação de conflitos inerentes ao trabalho em grupo; promover formação continuada dos supervisores, através do seu acesso às novas metodologias de atividades teórico-práticas, aproximando professores da rede pública de educação básica e instituição de ensino superior; valorizar a docência como atividade fim principal dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas pela inserção dos alunos no contexto das escolas públicas de educação básica; possibilitar a articulação da Prática Pedagógica como Componente Curricular dos cursos de licenciatura com o cotidiano escolar da rede pública de ensino para elevar a qualidade da formação inicial de professores, articulando teoria e prática; criar um banco de dados de atividades, modelos, jogos didáticos e outros recursos a serem disponibilizados gratuitamente para todos os interessados em trabalhar com educação, principalmente nas áreas de ciências biológicas; possibilitar a educação pelo problema, pelo projeto e pela pesquisa, para formar cidadãos mais críticos com competência para a resolução de problemas complexos e que proponham intervenções adequadas para o ambiente escolar; promover maior popularização e valorização da ciência dentro das escolas públicas de educação básica, desmistificando a figura do cientista para os estudantes; incentivar os alunos da educação básica a progredirem nos estudos, mostrando a realidade do ensino superior e explorando as formas de ingresso nesse nível de ensino; apoiar as atividades do calendário escolar, oportunizando aos pibidianos, docentes e alunos da escola básica a integração de experiências, levando em consideração o trabalho em grupo, a divulgação científica e a valorização do espaço escola para a comunidade em torno dela; revitalizar e melhor utilizar os espaços não formais da escola, como laboratórios de ciências e de informática, biblioteca, pátio, quadras de esportes, canteiros ou quintal da escola, se houver; criar oportunidades para a alfabetização tecnológica de professores e estudantes das escolas públicas de educação básica com a inserção de tecnologias digitais.

Subprojeto Química

O subprojeto Química tem por objetivos incentivar a formação de docentes e a valorização do magistério na Educação Básica na área de Química; Analisar a realidade educacional das escolas participantes para propor intervenções adequadas e socialmente responsáveis. Inserir os licenciandos no cotidiano das escolas públicas de educação básica para proporcionar uma melhor formação inicial dos licenciandos e continuada dos supervisores possibilitando a articulação entre ensino superior e educação básica. Valorizar a docência como atividade fim principal dos cursos de licenciatura em química pela inserção dos alunos no contexto das escolas públicas de educação básica. Possibilitar a articulação da Prática Pedagógica como Componente Curricular dos cursos de licenciatura com o cotidiano escolar da rede pública de ensino para elevar a qualidade da formação inicial de professores, articulando teoria e prática. Criar um banco de dados de atividades, sequências didáticas, modelos, jogos didáticos e outros recursos a serem disponibilizados gratuitamente para todos os interessados em trabalhar com educação, principalmente na área de química. Possibilitar a educação pelo problema, pelo projeto e pela pesquisa, para formar cidadãos mais críticos com competência para a resolução de problemas complexos e que proponham intervenções adequadas para o ambiente escolar. Promover maior popularização e valorização da ciência dentro das escolas públicas de educação básica, desmistificando a figura do cientista para os estudantes. Criar oportunidades para a alfabetização tecnológica de professores e estudantes das escolas públicas de educação básica com a inserção de tecnologias digitais.

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