Cronograma
Data |
Descrição |
17/11/2020 19:00h - 17/11/2020 19:10h |
Abertura |
17/11/2020 19:10h - 17/11/2020 20:40h |
PALESTRA - Formação de professores para ensinar Matemática na escola básica: que Matemática e que escola? - SOBRE A PALESTRA: Nas últimas décadas, a literatura de pesquisa nos campos da Educação e da Educação Matemática tem defendido amplamente a legitimidade de saberes e de práticas específicos da docência na educação básica, reconhecida como uma profissão, com uma epistemologia própria - que, embora se articule com as áreas acadêmicas disciplinares correspondentes, não seja subordinada a essas. Entretanto, nem sempre esses debates abordam explicitamente reflexões com respeito a para quem, de quem e em que estão referenciados tais saberes e práticas. Essas reflexões ganham ainda mais importância no cenário político atual do Brasil – agravado pela crise sanitária e social imposta pela pandemia de Covid-19 – em que o próprio sentido de Educação como pilar fundamental da democracia está em disputa. Nesta conversa, nos apoiaremos em contribuições de autores latino-americanos que têm discutido ideias de modernidade e de decolonialidade para provocar alargamentos e deslocamentos nos discursos convencionais sobre formação e práticas profissionais de professores que ensinam matemática, procurando situa-los em um terreno político situado nessas reflexões e em uma perspectiva de matemática problematizada. |
17/11/2020 20:40h - 17/11/2020 21:20h |
PALESTRA - Interações online em aulas de Matemática: algumas experiências - SOBRE A PALESTRA: Diante do presente contexto de distanciamento social e substituição do ensino presencial por aulas remotas, professores e profissionais da educação de todo o mundo são impelidos a adaptar, criar e repensar suas práticas educativas usuais. Buscaremos, nesta palestra, discutir brevemente alguns princípios da educação online e apresentar experiências em aplicativos e ambientes virtuais de aprendizagem que buscam promover interações online em aulas de Matemática. |
17/11/2020 21:20h - 17/11/2020 22:00h |
SALA TEMÁTICA 1 -Tecnologia & Ensino - Kahoot: uma ferramenta de gamificação. SOBRE A SALA TEMÁTICA: A gamificação é um fenômeno que, nos últimos anos, tem diversificado as experiências e pesquisas em diferentes áreas do conhecimento humano. No (con)texto em questão, destacam-se a publicidade, a propaganda, o desenvolvimento de pessoas e a educação. Na educação, a gamificação surge como potencial de motivação do querer saber coisas e do saber fazê-las. Em outras palavras, trata-se, dali, de engajamento pessoal, de difusão e de produção de conhecimentos, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências discentes. O Kahoot, a propósito, é uma plataforma de aprendizagem interativa que permite o (des)envolvimento de atividades do tipo pergunta-resposta que transforma a sala de aula num ambiente mais dinâmico e divertido. Hoje, devido ao desestímulo dos alunos mediante a metodologias tecnicistas e/ou tradicionais, é fundamental que o professor busque novas possibilidades e metodologias facilitadoras dos processos de ensino-aprendizagem. |
18/11/2020 19:00h - 18/11/2020 20:30h |
PALESTRA - Avaliação escolar em ambientes virtuais: reflexões necessárias. SOBRE A PALESTRA: A avaliação das aprendizagens é um tema que permite debates interessantes entre professores e educadores. A avaliação escolar assume diversas funções, dentre elas, estão a seleção e a certificação, características da modalidade somativa. A utilização exclusiva desta modalidade avaliativa, na qual as palavras Prova e Avaliação, Nota e Medida são consideradas sinônimas, é comum na escola e na universidade, mesmo sendo considerada ultrapassada por pesquisadores e educadores da área. Nas concepções modernas, a avaliação poderia e deveria assumir um importante papel de regulação do ensino e da aprendizagem. Nesta modalidade, denominada Formativa, estudada desde a década de 60, a avaliação foi ressignificada, passando a ser concebida como um poderoso instrumento de ensino. Neste sentido, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) podem oferecer diversas possibilidades e instrumentos para ressignificar a função da avaliação escolar, oferecendo aos estudantes um melhor feedback do que foi aprendido, do que é necessário aprender e de como fazer para conquistar tal aprendizagem. Nesta palestra, discutiremos as diversas funções e modalidades avaliativas, o papel do feedback para a avaliação, a concepção da prova como um instrumento de medida e as possibilidades e vantagens da utilização da avaliação formativa em ambientes presenciais e virtuais. |
18/11/2020 20:30h - 18/11/2020 21:50h |
MESA REDONDA - Reflexões sobre o ensino de matemática: a formação de professores e o cenário atual. SOBRE A MESA REDONDA: O Prof. Dr. Elion Silva trará algumas reflexões sobre a temática da mesa, pautado na formação de professores na perspectiva colaborativa, fundamentadas em três eixos: 1) uma formação docente que valorize a subjetividade docente (TARDIF, 2000), na qual o professor é não apenas um implementador de ideias trazidas de cima para baixo, mas sim um sujeito do conhecimento, com voz e vez para discutir e construir caminhos de aprendizagem; 2) uma formação docente que saia da metáfora da “aquisição” e entre na metáfora da “participação” (SFARD, 1998); 3) uma formação docente construída dentro da profissão, baseada e alicerçada na própria prática docente (NÓVOA, 2009). A Profa. Ma. Viviane A. Souza abordará a situação inicial que nos deparamos no início da pandemia, os caminhos traçados no ensino remoto, dentro da perspectiva da prefeitura municipal na qual atua. Falará da experiência inédita com o ensino remoto em massa, com a transmissão das aulas pela TV Universitária (Canal aberto). As possibilidades da interdisciplinaridade nesse estilo de aula, o que veio para ficar, os sentimentos dos estudantes e se o processo vem desenvolvendo a autonomia e contribuído para a formação dos estudantes. O Prof. Me. Sandro S. Gonçalves elencará as possibilidades que os projetos PIBID e Residência Pedagógica podem trazer para a aprendizagem dos futuros professores, situada na prática (LAVE e WENGER, 1991) se constituindo, nutrindo e se perpetuando no tecido social, em uma comunidade de prática (WENGER et al., 2002.). O prof. Me. Arinaldo de Oliveira abordará a formação de professores à distância, as experiências dos estágios no Ensino Remoto Emergencial seus desafios e possibilidades, na perspectiva dos estudantes. |
19/11/2020 19:00h - 19/11/2020 20:30h |
PALESTRA - Ensino e pesquisa num ambiente acadêmico virtual: desafios. SOBRE A PALESTRA: O COVID-19 intensificou as desigualdades no emprego, na saúde e em outras áreas que, desproporcionalmente, afetam as pessoas desprivilegiadas e as famílias de baixa renda. VAI AFETAR DE MANEIRA TOTALMENTE INESPERADA A EDUCAÇÃO. Não temos experiências suficientes para o Ensino à Distância em massa. Isso exige dos educadores um alto grau de humildade, pois estamos iniciando um processo de aprendizagem profissional. A pandemia causada pelo COVID-19 forçou escolas em todo o país a mudarem para o aprendizado remoto. Problemas sociais muito relevantes, como a dependência de certos alunos receberem refeições gratuitas ou a preço reduzido na escola pode levá-los a passar fome quando as aulas presenciais são canceladas, o que agrava a situação. Embora o índice de infecção em algumas cidades dê indicações de estar baixando, é real a ameaça de uma segunda onda, o que pode afetar sistemas escolares onde o vírus estava, aparentemente, sob controle. As aulas à distância são uma nova modalidade de Educação. O professor utiliza meios digitais como sua “presença” virtual na tela, muitas vezes utilizando slides e clips de televisão e áudios. Sua função não é transmitir um elenco de conteúdos (o programa). Deve ensinar coisas muito básicas, como ler, escrever e contar e operações aritméticas e algébricas muito simples, em pouco tempo. E propor leituras de livros, que o aluno deve resenhar. |
19/11/2020 20:30h - 19/11/2020 21:30h |
SALA TEMÁTICA 2 - Matemática & Robótica - SOBRE A SALA TEMÁTICA (I) FAÇA ROBÔS COMO UMA GAROTA: Entendemos a educação como instrumento de formação cidadã, capaz de amenizar desigualdades e incluir pessoas antes excluídas. Dessa forma, o núcleo feminino da Equipe Trem Mineiro surgiu da inquietação causada pela predominância masculina no trabalho com tecnologias, tanto no âmbito acadêmico científico, quanto profissional. O objetivo desse núcleo é incluir um grupo de meninas em projetos de robótica educacional, como forma de incentivo a produções de conhecimentos e a permanência delas no campo da ciência e tecnologia. Nesta sala temática 2, contaremos da participação destas meninas na Olimpíada Brasileira de Robótica 2020, na modalidade virtual. Anualmente, a participação em torneios tem sido a culminância de nossos trabalhos de inserção das alunas em projetos de robótica. Projetos estes que acreditamos contribuírem para o desenvolvimento de competências acadêmicas, como a produção de robôs para competição, e competências de cunho pessoal, como ações em equipe, capacidade em dialogar e solidariedade. (II) ROBÓTICA E A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO DO MATEMÁTICO: A Robótica Educacional é um dos segmentos tecnológicos que mais tem crescido nos últimos anos, servindo de suporte para a aprendizagem de diversos conteúdos curriculares. Muitos entendem de forma errônea que a “aula de Robótica” é um momento onde o aluno vai “brincar” com aqueles famosos blocos de construção coloridos, mas ao contrário disso, uma aula com esses recursos pode ser tão enriquecedora quanto uma aula de campo ou uma prática de laboratório. Se o trabalho com situações-problema pode tornar a sala de aula um lugar de análise, reflexão e colaboração, o projeto de Robótica Educacional corrobora com esse processo. O desafio não está apenas em montar um mecanismo, mas sim em conectar os conhecimentos já adquiridos pelos alunos nas aulas de ciências, matemática, geografia, história e até artes, partindo para a solução de uma situação-problema, através da sinergia de ações dos integrantes dos grupos. Não se trata apenas de uma aula “diferente”, mas de uma ferramenta que permite planejamento, construção, avaliação e ainda possibilita o processo criativo, o raciocínio lógico e a interdisciplinaridade em diferentes áreas do saber. Nessa sala temática discutiremos um pouco mais sobre o assunto, onde apresentarei também algumas experiências de aprendizagem de conteúdos utilizando a Robótica Educacional como ferramenta na construção do pensamento matemático. |
19/11/2020 20:30h - 19/11/2020 21:30h |
SALA TEMÁTICA 3- Geogebra: Possibilidades do GeoGebra em atividades remotas - SOBRE A SALA TEMÁTICA: Em Março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou a COVID-19 como uma pandemia global. Em resposta a isso, muitos países aplicaram medidas de distanciamento social restritivas e políticas de lockdown. A pandemia impactou severamente escolas, professores e alunos, visto que uma das medidas para promover o isolamento social foi a suspensão de aulas presenciais. Em virtude disso, a maioria das instituições de ensino adotou o ensino remoto emergencial como abordagem de ensino. No contexto atual, a plataforma GeoGebra pode auxiliar no desenvolvimento de atividades durante o ensino remoto emergencial. Elaboramos as seguintes questões para nortear a nossa apresentação: Como utilizar o GeoGebra em tempos de Ensino Remoto? Como o GeoGebra pode estar presente nas propostas de professores? Para isso, destacaremos os seguintes recursos da Plataforma GeoGebra: Materiais, Classroom, Notes e o Grupo. Além de apresentar a possibilidade de integrar o GeoGebra a outros Ambientes Virtuais de Aprendizagem já disponíveis, como o Moodle, no Microsoft Teams e no Google Classroom. Finalizamos, indicando sites que podem auxiliar os professores com orientações adicionais. |
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