COLETIVO ENEGRE-SE - Relações Étnico-raciais no Espaço Escolar
Informações
Data do evento
27/10/2021 07:00 a 27/10/2021 18:00
Endereço(s)
Rua Blache Galassi, n. 150. Morada da Colina - Uberlândia/MG
Carga Horária
6 horas.
Apresentação
De cunho pedagógico e artístico essa atividade objetiva construir e formalizar por meio de ações sistematizadas de ensino espaços de debate, reflexões e construções colaborativas que garantam o acesso, a valorização e o respeito às multiplicidades das questões étnico-raciais correlatas às pessoas pretas, pardas e indígenas juntamente a comunidade escolar do IFMT bem como a colaboração no cumprimento institucional das Leis federais 10.639/03 e 11.465/08.
Cronograma
Data | Descrição |
---|---|
27/10/2021 15:10 às 17:40 | REDUTO NEGRO: OS INSTITUTOS FEDERAIS COMO ESPAÇO DE REEXISTÊNCIA - RODA 3: - Corpos pretos e InterseccionalidadeS: Desafios dos diferentes modos de existir nos Institutos Federais. |
27/10/2121 13:00 às 15:00 | REDUTO NEGRO: OS INSTITUTOS FEDERAIS COMO ESPAÇO DE REEXISTÊNCIA - RODA 2: - Produção Cultural e a Expressão da juventude negra: Arte, Literatura, Moda e Esporte. |
27/10/21202 08:30 - 27/10/212021 11:00 | REDUTO NEGRO: OS INSTITUTOS FEDERAIS COMO ESPAÇO DE REEXISTÊNCIA - RODA 1: - Quem somos nós nos Institutos Federais na perspectiva da formação profissional? |
Programação
O Coletivo Enegre-se ao promover o evento: “Reduto Negro: Os Institutos Federais como Espaço de Reexistência”, concede lugar para o protagonismo de jovens negros, estabelecendo um ambiente de discussões, exposição de experiências e reflexões no âmbito nacional. Participam desta edição do evento estudantes dos seguintes institutos: IFPR, IFRS, IFPA, IFBA, IFTO, IFSULDEMINAS, IF Goiano, IFMS, IFSP e IFTM de cursos de nível médio como Eletrônica e Agricultura, e de nível superior como o de Design de moda e Ciências Sociais .Além de egressos dos cursos de Alimentos e Informática.
27/10/2021
08:30
Youtube - Canal Oficial do IFTM Campus Uberlândia Centro
Convidados
Ministrante: Dickson Duarte Pires
Presidente do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas do IFTM Campus Uberlândia Centro
Ministrante: Lara Brenda Campos Teixeira Kuhn
Diretora Geral do IFTM Campus Uberlândia Centro.
Ministrante: Larissa Lima Ferreira
Estudante egressa do Curso de Computação Gráfica do IFTM Campus Uberlândia Centro
Mestre(a) de Cerimônia: Luiza Silva Moura,
Luiza Silva Moura, 16 anos, é estudante do segundo ano do curso de Comércio no IFTM e é integrante do coletivo "Enegre-se". Desenvolve projeto de pesquisa sobre a Educação na Segunda Guerra Mundial e faz parte da comissão organizadora do projeto Café Literário.
Ministrante: Milena Lopez de Oliveira
Representante do Coletivo Enegre-se, Projeto de Ensino vinculado ao NEABI
Apresentador de Trabalho: Pedro Lucas Gomes Venâncio
Pedro Venâncio, 16 anos, artista-poeta, é estudante do segundo ano do curso técnico de Programação de Jogos Digitais no IFTM. Atualmente desenvolve uma pesquisa acerca do Rap Nacional e seu Diálogos e é integrante do coletivo Enegre-se.
A Atividade "Quem somos nós nos Institutos Federais na perspectiva da formação profissional?" busca estabelecer um diálogo e uma reflexão sobre a ocupação negra no espaço acadêmico. Visto que se trata de um local que não nos pertence de acordo com os ideais da branquitude se torna necessário observar em que posição o corpo negro e indígena ocupa nessas instituições, e ainda, questionar quais são as expectativas e perspectivas profissionais que almejamos em contraposição com o que se é imposto. Para além disso, a mesma propõe um debate sobre o reconhecimento de produção de conhecimento negro, os empecilhos impostos e os diversos mitos, lutas e estereótipos nesse meio.
27/10/2021
09:00
Youtube - Canal Oficial do IFTM Campus Uberlândia Centro
Convidados
Mediador(a): Anna Eduarda Sarmento Alves
Anna Eduarda Sarmento Alves, 16 anos, estudante do 1° ano do Comércio turma B integrado ao ensino médio. Integrante do coletivo Enegre-se e acompanha discentes com necessidades especiais específicas.
Palestrante: Danilo Santana de Souza
Danilo Santana de Souza, 24 anos, estudante do curso de Pós-graduação Tecnologia, Linguagens e Mídias em Educação do IFTM - Campus Uberlândia Centro. É Cientista Social pela UFRB e Vereador em Santa Terezinha - Bahia
Palestrante: Lorena Alves de Medeiros
Lorena Alves de Medeiros, egressa cursou o Técnico em Alimentos no período de 2015-2017 do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba. É Bacharel em Ciências Humanas e Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem interesse nos estudos sobre as relações étnico-raciais e a Lei 10.639/2003.
Palestrante: Manuela Rocha de Souza
Manuela Rocha de Souza, 17 anos, estudante do Curso Técnico em Informática do IFSP - Campus Hortolândia. Realizou transição capilar entre setembro de 2018 e maio de 2020.
Palestrante: Vanessa Gonçalves Almeida
Vanessa Gonçalves Almeida, 19 anos, estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Goiano - Campus Ceres e integra o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) da instituição.
A atividade propõe estabelecer um amplo debate sobre produções artísticas em diferentes estéticas, linguagens e as áreas do conhecimento realizadas pelos estudantes-artistas-negros, ainda, estabelecer o diálogo que expõe os desafios que enfrentam dentro e fora da instituição, além do poder transformador e crítico da arte. Dado que se trata da expressão e externalização cultural de um povo, a produção artística demonstra esse papel de ocupar um espaço majoritariamente elitista para representar a potência da cultura afrodescente e seu impacto na sociedade. A discussão permeia os caminhos e a importância da representatividade nesse meio, além da necessidade de refletir sobre a diversidade cultural, subjetiva e artística presente nos Institutos Federais.
27/10/2021
13:00
Youtube - Canal Oficial do IFTM Campus Uberlândia Centro
Convidados
Palestrante: Claudenira Ferreira de Almeida
Claudenira Ferreira de Almeida, 35 anos, egressa e professora substituta de Artes Cênicas no IFTO campus Gurupi. Idealizadora e Professora de Dança e Teatro no projeto Corpo e(m) Movimento.
Debatedor: Denise Nunes Brito
Denise Nunes Brito, 25 anos, é atriz, escritora, sonoplasta, pintora e cenógrafa, acadêmica do curso de Artes Cênicas/Teatro licenciatura do IFTO campus Gurupi. Fundadora do Teatro Crítico Filosófico, do coletivo feminino chamado: Poesia encenada e um grupo de literatura chamado Poesia das outras coisas.
Palestrante: João Lucas Oliveira de Souza
João Lucas Oliveira de Souza, 17 anos, estudante do 3° ano do ensino médio concomitantemente ao curso técnico em Agricultura no IFTM campus Ituiutaba. ganhador da 17° UFMG Jovem, maior feira de ciências do estado de MG.
Palestrante: Maiara Caldas
Maiara Caldas, 18 anos, egressa do curso integrado de Informática no Instituto Federal Baiano do Campus Governador Mangabeira e presidente do Grêmio Estudantil Marielle Franco.
Palestrante: Matheus Solem
Matheus Solem, 25 anos, é graduando em Tecnologia em Design de Moda pelo IFSULDEMINAS - Campus Passos e discente do NEABI da instituição. Embaixador do Comitê Racial Fashion Revolution Brasil e da Juventude Lixo Zero Brasil.
Mediador(a): Stephany Barros
Stephany Barros, 17 anos é estudando do 3° ano do Curso de Administração do IFTM Campus Uberlândia Centro, integrante do coletivo Enegre-se e monitora do componente curricular: Língua Portuguesa.
Visa discutir sobre o termo intersecção e a vivência na perspectiva negra sob várias formas e camadas de opressão. Diante do fato de os Institutos Federais serem espaços de reconhecimento e formação acadêmica, a atividade busca refletir sobre a função dessas instituições enquanto local de convivência e coexistência com as diferenças. O debate expõe a perspectiva de gênero, raça, cultura e classe no ambiente familiar e escolar, permeando um olhar negligenciado socialmente sobre a etnicidade, sexualidade, ancestralidade, resistência e redes de apoio.
27/10/2021
15:10
Youtube - Canal Oficial do IFTM Campus Uberlândia Centro
Convidados
Palestrante: Julia Rose Ribeiro Santiago
Julia Rose Ribeiro Santiago, 18 anos, estudante de nível médio integrado em Eletrônica do IFPR - Campus Curitiba. Mulher preta e artista multi-instrumentista
Palestrante: Marcela Silva do Nascimento
Marcela Silva do Nascimento, 18 anos, mulher afro-amazônica, estudante do Curso Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio do IFPA Campus Belém. Secretária geral do Grêmio Estudantil Cabanagem
Mediador(a): Maria Clara Santos Oliveira
Maria Clara Santos Oliveira, 17 anos, é estudante do 3° ano de Administração IFTM Campus Uberlândia Centro. É Integrante do coletivo Enegre-se e representante discente do NEABI. Desenvolve um projeto de pesquisa sobre etnografias de Pena Branca e Xavantinho.
Palestrante: Orilde Ribeiro
Orilde Ribeiro, 36 anos é indígena da etnia Kaingang e professora na comunidade. Cursou Magistério e atualmente é estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFRS - Campus Farroupilha.
Palestrante: Osvaldo Gonçalves Buzignani
Osvaldo Gonçalves Buzignani, 17 anos, estudante do 3º período do curso de Eletrônica integrado ao ensino médio do IFPR - Campus Curitiba. Participa do Coletivo Manifesto Preto e praticante das Religiões de Matriz Africana - Umbanda.