EVENTO INSTITUCIONAL

2ª Jornada de Idiomas e Internacionalização do IFTM (JOI)

Atualizado em 09/03/2023 09:39
Compartilhe:
Compartilhe:

Informações

Data do evento

19/05/2022 19:00 a 20/05/2022 23:59

Endereço(s)

Canal oficial do IFTM no Youtube

Carga Horária

7 horas e 30 minutos.

Apresentação

Saiba mais sobre o evento

A Jornada de Idiomas e Internacionalização do IFTM (JOI) é um evento anual concebido pela Coordenação Geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM, que confere ao evento a tarefa de fortalecer as ações de internacionalização, chancelar a bilateralidade de acordos do IFTM e, também, motivar o público a participar de futuras ações de ensino-aprendizagem de idiomas e internacionalização. Nesta segunda edição, as palestras destacarão como as áreas de comunicação, inovação e representatividade se imbricam nas searas pessoal, acadêmica e profissional. Por meio de narrativas, nossos convidados compartilham de suas vivências e experiências para, assim, promover reflexões; motivar o público participante e, também, dirimir dúvidas que possam surgir das interações. É eixo estruturante do evento a ênfase na construção tanto de habilidades técnicas quanto comportamentais, conhecidas como soft skills.

Cronograma

Data Descrição
19/05/2022 19:00 às 21:30 Mesa Redonda 1 – Communication, innovación e représentativité
20/05/2022 08:30 às 11:00 Mesa Redonda 2 - Communication e innovación
20/05/2022 14:00 às 16:30 Mesa Redonda 3 - Communication e représentativité

Programação

Conheça as atividades programadas
MESA-REDONDA
Communication, innovación e représentativité

Na mesa “Communication, innovación e représentativité”, três especialistas mapeiam e discutem, a partir de uma perspectiva global, como as áreas de comunicação, “branding” e inovação têm se consolidado no mercado acadêmico-profissional nos últimos anos. Atravessa a discussão a necessidade de, a cada dia mais, enfatizar a plausibilidade de pensar a representatividade nas mais variadas instâncias.

19/05/2022

19:00

Canal oficial do IFTM no YouTube

Convidados

Palestrante: Ângela Russo

Diretora da empresa "Para todos acessibilidade", Membro do grupo de teatro Signatores - Teatro com Surdos, Tradutora e Intérprete de Libras (UFRGS), Graduada em Pedagogia (UFRGS), Mestre em Educação (UFRGS).

Palestrante: Natasha Okada

Especialista em Branding Pessoal e Posicionamento Estratégico, Detentora de uma forte comunidade de cerca de 300.000 pessoas nas redes sociais, Bacharel em Direito (UFU) e Advogada, Pós-graduanda em Marketing (USP).

Palestrante: Simon Nascimento

Diretor de "Applications" (Universidade de Chicago - EUA), Participante da 3a edição do Programa Jovens Embaixadores, Bacharel em Relações Internacionais (Universidade de Chicago - EUA).

MESA-REDONDA
Communication e innovación

Na mesa “Communication e innovación”, quatro convidados, que vivem no Brasil, Canadá, Portugal e Uruguai, discutem como a inovação torna-se eixo estruturante nas relações comunicacionais nos dias atuais. A partir de uma perspectiva global, nossos convidados constroem suas narrativas apresentando suas trajetórias acadêmico-profissionais, que foram alteradas pela dedicação à comunicação e à inovação.

20/05/2022

08:30

Canal oficial do IFTM no YouTube

Convidados

Palestrante: Alessandra Vieira

Docente do departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras (UFRGS), Coordenadora do grupo NEALLS (UFRGS), Membro dos grupos GEALin (UNESP-FCLAr) e NALingua (CNPq), Mestre e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP - FCLAr).

Palestrante: Leonardo Nepomuceno

Coordenador de Serviços Elétricos na BC Hydro (Canadá), Concluinte do Intensive English Communication Program (University of California in Los Angeles - UCLA), Certificado em Fundamentos Elétricos pela College of New Caledonia (Canadá), Graduado em Ciências Econômicas (UFU).

Palestrante: Rafael Alvariza

Coordenador de Relações Internacionais (UTEC - Uruguai), Professor Adscrito da Faculdade de Direito (Universidad de la República - Uruguai), Licenciado em Relações Internacionais (Universidad de la República - Uruguai), Especialista em Cooperação Internacional (CLAEH - Uruguai), Mestre em Economia Política Global (University of Hull - Reino Unido), Mestre em Ciências Humanas (Universidad de la República - Uruguai), Doutorando em Ciências Políticas e da Administração e de Relações Internacionais (Universidad Complutense de Madrid - Espanha).

Palestrante: Raissa Duboc

Legendadora de filmes e séries, Bacharel em Direito pela UFU, Mestranda em Tradução e Serviços Linguísticos (Universidade do Porto - Portugal).

MESA-REDONDA
Communication e représentativité

Na mesa “Communication e représentativité”, quatro profissionais que se destacam no mercado acadêmico-profissional transformam suas narrativas pessoais em “cases” de sucesso a serem estudados. A mesa, que será apresentada - com tradução concomitante para língua portuguesa - em espanhol, francês, inglês e libras, traz um professor da área de Letras em doutoramento na Bélgica; uma profissional de marketing digital venezuelana falando diretamente da Espanha, onde trabalha e reside; uma piloto comercial de aeronaves, que - como mulher - destaca-se por ocupar com excelência um posto tradicionalmente preenchido por homens e uma renomada pesquisadora na área de Libras, que se dedica ao estudo e fortalecimento de poesias na Língua Brasileira de Sinais.

20/05/2022

14:00

Canal oficial do IFTM no YouTube

Convidados

Palestrante: Gracy Soares

Professora de Libras substituta no INES, Pesquisadora na área dos estudos com foco em terminologia/glossários de Libras e Poesia em Libras (SIARE), Fluente em Língua de Sinais Americana (ASL), Graduada em Letras-Libras (UFSC). Tradução: Kátia Souza (IFTM)

Palestrante: Loren França

Piloto Comercial de aeronaves em uma renomada linha aérea, ex-instrutora de voo, Graduada em Letras (UFU). Tradução: Edilson Pimenta (IFTM)

Palestrante: Luiz Martins

Professor de Língua Inglesa da Rede Municipal de Ensino (Goiânia-GO), Doutorando em Letras e Linguística com estágio sanduíche (UFG - Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica), Mestre em Letras e Linguística (UFG), Graduado em Letras (UFG). Tradução: Ludmila Nogueira (IFTM)

Palestrante: Natali Chourio

Coordenadora de Digital Marketing e Social Media na Universidad de Salamanca (Espanha), Mestre em Sistemas de Social Media na Universidad de Salamanca (Espanha), Mestre em Comércio Internacional pela IMF Business School (Madrid-Espanha), Graduada em Comunicação Social (Universidad Arturo Michelena - Valencia-Espanha). Tradução: Micaela Echenique (IFB)

Organizadores

Conheça os responsáveis pela organização

COORDENAÇÃO DO EVENTO

Coordenador Geral
EDILSON PIMENTA FERREIRA
Coordenação do Evento
TÂMARA FAVARATO ABDANUR RESENDE
Apoio
ELDER DA SILVEIRA LATOSINSKI

COMISSÃO ORGANIZADORA

Membro
ALINE TAÍS CARA PINEZI
Membro
JOYCE GRACIELLE DE SOUSA BRAGA
Membro
JULIANA DE FÁTIMA BATISTA
Membro
KATIA APARECIDA DE SOUZA COSTA MATIAS
Membro
EDILSON PIMENTA FERREIRA

Contato

Entre em contato para dúvidas, sugestões ou informações
joi@iftm.edu.br
(34)3326-1141