ATIVIDADE ACADÊMICA

X Semana de Filosofia e História Social do IFTM

Atualizado em
Compartilhe:
Compartilhe:

Informações

Data do evento

30/06/2022 08:00 a 01/07/2022 12:00

Endereço(s)

Fazenda Sobradinho s/nº, Zona Rural, Uberlândia/MG

Carga Horária

12 horas.

Apresentação

Saiba mais sobre o evento

A X Semana de Filosofia e História Social terá como tema "A dominação tem várias faces, a resistência também!". Serão promovidos minicursos, palestras, exibições de documentários, debates etc. a fim de criar momentos de reflexão sobre diferentes formas de dominação a que estamos sujeitos, bem como as diversas maneiras de resistir, de colocar a esperança em ação.

Cronograma

Data Descrição
30/06/2022 08:00 às 12:00 30/06: - 08h00: Abertura (Comissão Organizadora); - 09h00: Apresentação Artística (Banda Municipal); 10h00: Palestra de Abertura (Os 10 anos da Semana de Filosofia e História Social).
30/06/2022 13:00 às 16:00 30/06: - 13h00: Atividade de Debate (exibição de documentários e rodas de debate).
01/07/2022 08:00 às 12:00 01/07: - 08h00: Minicursos; - 11h00: Encerramento (leitura da carta aberta e apresentação artística).

Programação

Conheça as atividades programadas
RODA DE CONVERSA
Documentário: A mãe de todas as lutas

Tema: A luta das mulheres indígenas por terra Documentário: A mãe de todas as lutas "A Mãe de Todas as Lutas" é um documentário que recorre à memória para vislumbrar um futuro de mudanças sob a ótica feminina. O filme acompanha a trajetória de Shirley Krenak e Maria Zelzuita, mulheres que estão no front da luta pela terra no Brasil. Shirley traz a missão de honrar as mulheres e a sabedoria das Guerreiras Krenak, da região de Minas Gerais. Maria Zelzuita é uma das sobreviventes do Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, e suas trajetórias nos ligam ao conceito da violência e apropriação do corpo feminino. Através de suas histórias, fica cada vez mais latente que a Terra enquanto SER feminino resiste, mas que a humanidade depende de decisões de agora para um futuro possível. O filme não pretende dar respostas, apenas deixar uma pergunta: "Que tipo de adubo você quer ser para a Mãe Terra?", conforme questiona Shirley Krenak.

30/06/2022

13:00

Câmpus Uberlândia

RODA DE CONVERSA
Documentário: Ciência da Resistência

Tema: O papel social da Ciência Documentário: Ciência da Resistência Ciência da Resistência segue a luta do cientista Dr. Alexandre Bello e seus alunos para continuar suas pesquisas em Doenças Tropicais em uma crise política e econômica em curso no Brasil. A Narrativa reuniu o trabalho de alunos da graduação em Bio-Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com atendimento médico no hospital de infectologia da Fiocruz, protestos contra cortes na educação nas ruas e trabalhos de prevenção de doenças nas escolas públicas. O protagonista do filme é o professor e cientista Alexandre Bello, que criou o laboratório de parasitologia com investimentos da Organização Mundial de Saúde. No entanto, ele atualmente acha difícil concluir sua pesquisa. Em 2017, ele não recebeu nenhum dinheiro e lutou para continuar apoiando seu filho autista.

30/06/2022

13:00

Câmpus Uberlândia

RODA DE CONVERSA
Documentário: Menino 23

Tema: Eugenia e trabalho escravo no interior do Brasil Documentário: Menino 23 Em 1998, o historiador Sydney Aguilar ensinava sobre nazismo alemão para uma turma de ensino médio quando uma aluna mencionou que havia centenas de tijolos na fazenda de sua família estampados com a suástica, o símbolo nazista. Esta informação despertou a curiosidade de Sidney e desencadeou sua pesquisa. Pouco a pouco, o filme mostra como o historiador avançou com a sua investigação, revelando que, além de fatos, ele também descobriu vítimas. Sidney mostrou que empresários ligados ao pensamento eugenista (integralistas e nazistas) removeram 50 meninos órfãos do Rio de Janeiro para Campina do Monte Alegre/SP para dez anos de escravidão e isolamento na Fazenda Santa Albertina de Osvaldo Rocha Miranda. O trabalho de Sidney vai reconstituir laços estreitos entre as elites brasileiras e crenças nazistas, refletidos em um projeto eugênico implementado no Brasil. Aloísio Silva, um dos sobreviventes, lembra a terrível experiência que escravizou os meninos ao ponto de privá-los do uso de seus nomes, transformando-o no “23”. Sidney e outros historiadores e especialistas irão delinear os contextos históricos, políticos e sociais do Brasil durante os anos 20 e 30, explicando como um caldeirão étnico como o Brasil absorveu e aceitou as teorias de eugenia e pureza racial, a ponto de incluí-los em sua Constituição de 1934. A investigação culmina com a descoberta de Argemiro, outro sobrevivente do projeto nazista da Cruzeiro do Sul. Sua trajetória reforça ainda mais como os conceitos de “supremacia branca” e as tentativas de “branqueamento da população” marcaram nossa sociedade deixando sequelas devastadoras até os dias de hoje. Sendo o racismo e – mais ainda – a negação do mesmo, as mais permanentes.

30/06/2022

13:00

Câmpus Uberlândia

RODA DE CONVERSA
Documentário: Todas podem ser vítimas - O enfrentamento à violência contra a mulher

Tema: Violência contra a mulher Documentário: Todas podem ser vítimas - O enfrentamento à violência contra a mulher A história de mulheres violentadas pelos seus parceiros. A rede de atendimento às vítimas. A importância dos movimentos feministas. A intervenção com os autores de violência doméstica. A aposta na educação para transformar. Todas essas reflexões estão no documentário. Como todas podem ser vítimas, falar sobre o tema pode alertar as mulheres para os mecanismos perversos por trás da violência doméstica. Esse é o objetivo dessa produção.

30/06/2022

13:00

Câmpus Uberlândia

MINICURSO
Contracultura, Rock e Resistência Social

Evidencia o caráter contestador da Contracultura e do Rock, nos seus aspectos espontâneos e genuínos e analisa os desdobramentos do chamado “conflito de gerações”.

01/07/2022

08:00

Câmpus Uberlândia

Convidados

Ministrante: Profa. Joana El-Jaick Andrade (IFTM - Campus Uberlândia)

Ministrante: Prof. Paulo Irineu Barreto Fernandes (IFTM - Campus Uberlândia)

MINICURSO
Estratégias de Saúde Pública como forma de Resistência Social

Apresenta diversas maneiras como as estratégias de Saúde Pública podem representar possibilidades de conscientização a respeito dos grandes problemas sociais.

01/07/2022

08:00

Câmpus Uberlândia

Convidados

Ministrante: Prof. João Carlos Oliveira (ESTES - UFU)

MINICURSO
Violência estatal e violência revolucionária pelo marxismo e pelo anarquismo

Propõe reflexões sobre a violência estatal e a violência contra-hegemônica, entendidas pelas perspectivas do marxismo e do anarquismo.

01/07/2022

08:00

Câmpus Uberlândia

Convidados

Ministrante: Prof. Ricardo Vidal Golovaty (IFTM - Campus Uberlândia)

Organizadores

Conheça os responsáveis pela organização

COORDENAÇÃO DO EVENTO

Presidente da Comissão Organizadora
PAULO IRINEU BARRETO FERNANDES
Vice-presidente da Comissão Organizadora
MARCIA LOPES VIEIRA
Organização
LUIS GUSTAVO GUADALUPE SILVEIRA
Comissão organizadora
ANA CLARA SANTOS COSTA

COMISSÃO ORGANIZADORA

Comissão Organizadora
ANA CAROLINA GOMES ARAUJO
Comissão Organizadora
ANA CLARA SANTOS COSTA
Comissão Organizadora
FABRICIO GOMES PEIXOTO
Comissão Organizadora
JOANA EL JAICK ANDRADE
Comissão Organizadora
LUIS GUSTAVO GUADALUPE SILVEIRA
Comissão Organizadora
MARIO LUIZ DA COSTA ASSUNCAO JUNIOR
Comissão Organizadora
RICARDO VIDAL GOLOVATY
Comissão Organizadora
CARLOS EDUARDO BORGES DE LIMA
Comissão Organizadora
LETÍCIA DA SILVA SANTOS
Comissão Organizadora
MARIA EDUARDA RODRIGUES DUARTE
Comissão Organizadora
PAULO SERGIO MOREIRA JORDÃO JÚNIOR
Comissão Organizadora
RAYLLYN CÂNDIDO CARDOSO

Contato

Entre em contato para dúvidas, sugestões ou informações
paulo.barreto@iftm.edu.br
(34)3233-8800