X Semana de Filosofia e História Social do IFTM
Informações
Data do evento
30/06/2022 08:00 a 01/07/2022 12:00
Endereço(s)
Fazenda Sobradinho s/nº, Zona Rural, Uberlândia/MG
Carga Horária
12 horas.
Apresentação
A X Semana de Filosofia e História Social terá como tema "A dominação tem várias faces, a resistência também!". Serão promovidos minicursos, palestras, exibições de documentários, debates etc. a fim de criar momentos de reflexão sobre diferentes formas de dominação a que estamos sujeitos, bem como as diversas maneiras de resistir, de colocar a esperança em ação.
Cronograma
Data | Descrição |
---|---|
30/06/2022 08:00 às 12:00 | 30/06: - 08h00: Abertura (Comissão Organizadora); - 09h00: Apresentação Artística (Banda Municipal); 10h00: Palestra de Abertura (Os 10 anos da Semana de Filosofia e História Social). |
30/06/2022 13:00 às 16:00 | 30/06: - 13h00: Atividade de Debate (exibição de documentários e rodas de debate). |
01/07/2022 08:00 às 12:00 | 01/07: - 08h00: Minicursos; - 11h00: Encerramento (leitura da carta aberta e apresentação artística). |
Programação
Tema: A luta das mulheres indígenas por terra Documentário: A mãe de todas as lutas "A Mãe de Todas as Lutas" é um documentário que recorre à memória para vislumbrar um futuro de mudanças sob a ótica feminina. O filme acompanha a trajetória de Shirley Krenak e Maria Zelzuita, mulheres que estão no front da luta pela terra no Brasil. Shirley traz a missão de honrar as mulheres e a sabedoria das Guerreiras Krenak, da região de Minas Gerais. Maria Zelzuita é uma das sobreviventes do Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, e suas trajetórias nos ligam ao conceito da violência e apropriação do corpo feminino. Através de suas histórias, fica cada vez mais latente que a Terra enquanto SER feminino resiste, mas que a humanidade depende de decisões de agora para um futuro possível. O filme não pretende dar respostas, apenas deixar uma pergunta: "Que tipo de adubo você quer ser para a Mãe Terra?", conforme questiona Shirley Krenak.
30/06/2022
13:00
Câmpus Uberlândia
Tema: O papel social da Ciência Documentário: Ciência da Resistência Ciência da Resistência segue a luta do cientista Dr. Alexandre Bello e seus alunos para continuar suas pesquisas em Doenças Tropicais em uma crise política e econômica em curso no Brasil. A Narrativa reuniu o trabalho de alunos da graduação em Bio-Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com atendimento médico no hospital de infectologia da Fiocruz, protestos contra cortes na educação nas ruas e trabalhos de prevenção de doenças nas escolas públicas. O protagonista do filme é o professor e cientista Alexandre Bello, que criou o laboratório de parasitologia com investimentos da Organização Mundial de Saúde. No entanto, ele atualmente acha difícil concluir sua pesquisa. Em 2017, ele não recebeu nenhum dinheiro e lutou para continuar apoiando seu filho autista.
30/06/2022
13:00
Câmpus Uberlândia
Tema: Eugenia e trabalho escravo no interior do Brasil Documentário: Menino 23 Em 1998, o historiador Sydney Aguilar ensinava sobre nazismo alemão para uma turma de ensino médio quando uma aluna mencionou que havia centenas de tijolos na fazenda de sua família estampados com a suástica, o símbolo nazista. Esta informação despertou a curiosidade de Sidney e desencadeou sua pesquisa. Pouco a pouco, o filme mostra como o historiador avançou com a sua investigação, revelando que, além de fatos, ele também descobriu vítimas. Sidney mostrou que empresários ligados ao pensamento eugenista (integralistas e nazistas) removeram 50 meninos órfãos do Rio de Janeiro para Campina do Monte Alegre/SP para dez anos de escravidão e isolamento na Fazenda Santa Albertina de Osvaldo Rocha Miranda. O trabalho de Sidney vai reconstituir laços estreitos entre as elites brasileiras e crenças nazistas, refletidos em um projeto eugênico implementado no Brasil. Aloísio Silva, um dos sobreviventes, lembra a terrível experiência que escravizou os meninos ao ponto de privá-los do uso de seus nomes, transformando-o no “23”. Sidney e outros historiadores e especialistas irão delinear os contextos históricos, políticos e sociais do Brasil durante os anos 20 e 30, explicando como um caldeirão étnico como o Brasil absorveu e aceitou as teorias de eugenia e pureza racial, a ponto de incluí-los em sua Constituição de 1934. A investigação culmina com a descoberta de Argemiro, outro sobrevivente do projeto nazista da Cruzeiro do Sul. Sua trajetória reforça ainda mais como os conceitos de “supremacia branca” e as tentativas de “branqueamento da população” marcaram nossa sociedade deixando sequelas devastadoras até os dias de hoje. Sendo o racismo e – mais ainda – a negação do mesmo, as mais permanentes.
30/06/2022
13:00
Câmpus Uberlândia
Tema: Violência contra a mulher Documentário: Todas podem ser vítimas - O enfrentamento à violência contra a mulher A história de mulheres violentadas pelos seus parceiros. A rede de atendimento às vítimas. A importância dos movimentos feministas. A intervenção com os autores de violência doméstica. A aposta na educação para transformar. Todas essas reflexões estão no documentário. Como todas podem ser vítimas, falar sobre o tema pode alertar as mulheres para os mecanismos perversos por trás da violência doméstica. Esse é o objetivo dessa produção.
30/06/2022
13:00
Câmpus Uberlândia
Evidencia o caráter contestador da Contracultura e do Rock, nos seus aspectos espontâneos e genuínos e analisa os desdobramentos do chamado “conflito de gerações”.
01/07/2022
08:00
Câmpus Uberlândia
Convidados
Ministrante: Profa. Joana El-Jaick Andrade (IFTM - Campus Uberlândia)
Ministrante: Prof. Paulo Irineu Barreto Fernandes (IFTM - Campus Uberlândia)
Apresenta diversas maneiras como as estratégias de Saúde Pública podem representar possibilidades de conscientização a respeito dos grandes problemas sociais.
01/07/2022
08:00
Câmpus Uberlândia
Convidados
Ministrante: Prof. João Carlos Oliveira (ESTES - UFU)
Propõe reflexões sobre a violência estatal e a violência contra-hegemônica, entendidas pelas perspectivas do marxismo e do anarquismo.
01/07/2022
08:00
Câmpus Uberlândia
Convidados
Ministrante: Prof. Ricardo Vidal Golovaty (IFTM - Campus Uberlândia)