Relatos

“Participar do projeto IFTM Itinerante foi a melhor oportunidade que a Instituição já me proporcionou. Ter professores de qualidade e uma boa infraestrutura para otimizar nosso crescimento intelectual e profissional é maravilhoso, mas fazer isso chegar a quem importa, a população, faz o que, por vezes, as aulas não conseguem: estimular o crescimento pessoal e retornar ao povo o que ele, muitos sem saber, nos dá. A proposta do Itinerante é simples e traz à tona o real sentido da educação: melhorar as condições de vida da população. Junto à minha equipe, foram ministradas oficinas de artesanato com idosos e crianças, planejamento e execução da horta no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), minicurso de fotografia, de manipulação de alimentos para feirantes e merendeiras da cidade, que também receberam curso prático de aproveitamento integral de alimentos e palestras dinamizadas de empreendedorismo, relações interpessoais, para servidores da prefeitura, e de novas alternativas para os produtores rurais. As atividades que executamos foram todas muito bem pensadas por nossas coordenadoras visando o que a população da cidade que nos recepcionou, Conquista, por meio de funcionários da prefeitura, apontou como necessidades. Com pouco mais de sete mil habitantes ela conseguiu nos trazer mais calor humano que nossa cidade, Uberlândia. A forma como fomos recebidos, tudo com muito zelo e nítido carinho, só alimenta a vontade de voltar. Só consigo dizer a todos que foi uma experiência maravilhosa e aos meus colegas de turma, que devem se inscrever na próxima edição. Enfim, só tenho a agradecer: Conquista, pelo carinho em que nos acolheu e pela confiança que em nós depositou, à Instituição por me proporcionar essa vivência e aos meus amigos de equipe, que espero levar pra vida. Juntos criamos a melhor sintonia de trabalho, apoio e diversão!”

Amanda de Ávila Silveira – aluna


“O que foi o Itinerante para mim? Foi tudo, foi um sonho realizado, uma experiência que trouxe um crescimento imensurável, que muda a forma como se vê o mundo de qualquer um que participa, seja os alunos que vão ou as pessoas que participam das atividades, em especial as crianças e adolescentes com quem tanto nos envolvemos. Participar me deu uma visão da realidade do país e ajudou a definir que realmente à docência é a área que quero seguir, passar meu conhecimento, mesmo que de forma breve e por vezes fora da zona de conforto, foi algo que me deu enorme prazer e ver que eles ouviam e prestavam tanta atenção em uma jovem aluna de faculdade será inesquecível. Porém, mais importante do que eu pude passar através das atividades de conservação de recursos naturais, alimentação saudável, reciclagem, fotografia e tantas outras, foi o que aprendi com eles, pois foi uma constante aula de humildade, respeito, carinho e esperança, estar lá e ser o modelo de pessoa que eles querem ser quando crescerem, alguém que estuda, da atenção a quem está à margem da sociedade e que mostrou que estudar é sim muito divertido foi simplesmente encantador. Me faltam palavras para descrever tudo que o Itinerante é, só me cabe dizer que ele é a esperança de quem não tem muita perspectiva de vida, é levar o IFTM para a rua, mostrando o que temos a oferecer e que nós existimos para a comunidade, só tenho a agradecer pela oportunidade que me foi dada quando me chamaram para participar, o momento em que vi que a professora Luciana tinha me adicionado no grupo do Whatsapp da equipe me fez sair pulando no meio do prédio da faculdade e naquele momento se iniciou a experiência mais maravilhosa, encantadora e alegre que eu podia ter em todos os meus anos de IFTM. Aos que ainda não participaram, participem, pois será uma coisa inesquecível, aos que já foram, que sorte a nossa e aos professores, não deixem que essa semente morra.”

Shoraia Germano Winter - aluna


“Bom, falar sobre um projeto dessa grandeza é uma honra. Um projeto que me proporcionou crescimento espiritual e profissional devido aos momentos vividos.

Tenho muito que agradecer e parabenizar o IFTM e aos professores coordenadores pela iniciativa do projeto “IFTM Itinerante”, que se dispuseram e lideraram com muito carinho todo a realização do mesmo. São projetos como estes que nós alunos podemos levar o nome da instituição e o conhecimento adquirido ao próximo, mas muito além disso é poder vivenciar experiências únicas que levaremos para a vida toda, momentos que saem da teoria ou práticas feitas na faculdade, mais que nos leva a realidade de vidas de muitas pessoas e que nos torna pessoas melhores para com o próximo e com nós mesmos.

Praticar a caridade, humildade, doar tempo, demonstrar conhecimentos de formas mais lúdicas, compartilhar histórias, ou simplesmente ouvir alguém que necessita, sem nada em troca é pra mim o melhor aprendizado que levo para a vida. Pois muitas pessoas em minha volta podem estar necessitando de atenção e que de agora em diante ficarei muito mais atenda e ativa para com essas situações.

Através do projeto convive com alunos de cursos diversos e compartilhei e aprendi muito com os mesmos, descobri vocações e dons jamais trabalhados. Um projeto que me fez sair da zona de conforto e presenciar rotinas diferentes das vividas e garantir a oportunidade de mostrar um lado mais humano e solidário através da empatia e alegria. Poder divulgar uma instituição que muito contribuiu com meu crescimento e que tem muito a oferecer, não tem preso que pague.

Espero grandemente que esse projeto cresça muito e que possa levar a muitos estudantes e comunidades essas experiências. Mesmo sendo meu último período me disponha sempre que necessitar de voluntários para realização desse tipo de trabalho. Saio na certeza que estou no caminho certo e que quero seguir os passos dos exemplos desses profissionais que idealizaram esse trabalho com muito amor.”

Jociara Alves dos Santos Andrade - aluna


“Quando vi meu nome no resultado do edital para participação do IFTM Itinerante 2019, minha primeira reação foi ligar para minha mãe e contar que praticamente não teria férias. Lembro de dizer que não estava muito satisfeito pois praticamente todos meus amigos estavam na outra equipe e eu não conhecia ninguém da equipe em que fui classificado. Pensamento pequeno, é claro, e logo minha mãe me disse “aí que vai estar a graça dessa viagem”. De fato, não houve outro desfecho, antes de dizer o quão impactante foi o contato com a população de Conquista, queria salientar o quanto sair da minha zona de conforto para passar uma semana com pessoas que eu mal sabia o nome me fez crescer, conhecer novas histórias, situações, costumes e me permitiu voltar pra casa com uma bagagem aumentada de novos amigos, risadas e boas experiências.

Nos acostumamos com nosso dia-a-dia e nos esquecemos de tantas outras realidades que existem por aí. A operação me ajudou a enxergar ainda mais o mundo real, o mundo fora da academia cheia de mestres e doutores, o mundo do meu convivo social onde escassez praticamente não existe e me fez ver a realidade dos muitos porcento dos brasileiros que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica. Conviver com aquelas crianças exigiu da minha capacidade de adaptação aos termos, às palavras, às músicas e também, em um episódio especifico, reafirmou minha vontade de ser professor quando uma menina me perguntou “tio, por que a gente tá colocando isso na terra?” e eu tive que me esforçar, usando do raso conhecimento prévio ela tinha sobre o assunto para, da maneira mais didática possível, explicar a função do calcário na correção do solo.

Volto feliz! Satisfeito com o que pudemos prover para aquela comunidade dentro das nossas limitações. Agradeço ao Instituto por nos prover essa oportunidade, às professores coordenadores pela parceria e empenho e à cidade de Conquista pela hospitalidade quase que constrangedora. Obrigado!”

Gabriel Camargo de Jezus - aluna