Câmara dos Deputados homenageia os 10 anos de criação dos Institutos Federais
Crédito: Câmara dos Deputados
Nesta quinta-feira, 12 de abril, aconteceu na Câmara dos Deputados, uma Sessão Solene para homenagear os 10 anos de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). A solenidade faz parte das diversas atividades que acontecerão até o final do ano de 2018, para comemorar os 10 anos da Rede Federal e que foram definidas em plano elaborado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).
A proposta foi originária pela deputada Maria do Rosário (PT-RS) e pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN), coordenadoras da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Profissionalizante. Segundo a deputada, não faltam motivos pra comemorar os 10 anos dos Institutos Federais, que representam o acesso à ciência e tecnologia como instrumento de libertação de um povo. A deputada afirmou ainda que resistência é a palavra que representa a sessão, pois resistência significa não retroceder ao que foi construído por toda uma comunidade acadêmica há 10 anos, de forma democrática, com trabalho dos parlamentares e com sonhos de brasileiros e brasileiras.
Para a senadora Mary Roberta “Passamos, nesses 10 anos, de menos de 150 para 644 unidades, com uma estrutura multicampi e pluricurricular que tem transformado a vida de pessoas nos diversos rincões do Brasil”.
O reitor do IFTM e presidente do CONIF, Roberto Gil Rodrigues Almeida participou da sessão representando o Conselho na mesa parlamentar. Em nome de todos os reitores e reitoras dos Institutos Federais, Roberto Gil falou sobre as conquistas ao longo destes anos e das necessidades enfrentadas diariamente para melhorar as estruturas e formar com qualidade os alunos. Falou sobre a importância dos IFs em atender aqueles que não têm condições físicas e nem financeiras de onter um ensino de qualidade e sobre o investimento para o futuro que é a educação. Ressaltou que hoje os institutos federais contam com mais de um milhão de alunos, mais de 600 unidades e o orçamento não cresceu nesta verticalidade. De 160 mil alunos aumentaram para um milhão, e o orçamento não teve aumento. “Mas tenho a certeza que, com a ajuda dos deputados, já avançamos com a emenda Conif desse ano, de 500 milhões e 280 milhões pelo Senado. Mas precisamos de muito mais. Porque o nosso orçamento é de 2013. E hoje nós estamos em 2018 e não paramos de crescer. Estamos sacrificando nossos alunos com falta de salas de aula, com falta de recursos e com falta de laboratórios. E esse é meu pedido. Que esta Casa possa reconhecer no momento do nosso orçamento, e dar a devida relevância que estes Institutos merecem e demonstram ao nosso país”, afirmou o presidente do Conif.
A história da Rede Federal
A história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica começou em 1909, quando o então Presidente da República, Nilo Peçanha, criou 19 escolas de Aprendizes e Artífices que, mais tarde, deram origem às Escolas Técnicas Federais e, posteriormente, aos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets). Em 29 de dezembro de 2008, 31 Cefets, 75 Unidades Descentralizadas de Ensino (Uneds), 39 Escolas Agrotécnicas, 7 Escolas Técnicas Federais e 8 escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formar os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
Confira algumas fotos da solenidade no Blog do Reitor.
Fonte: Informações da Câmara dos Deputados/ IFPB [adaptado]
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