Protótipo de respirador, doações de máscaras e rede solidária para atividades remotas fazem parte das ações do IFTM no combate à pandemia
Crédito: Divulgação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM - está contribuindo no combate à pandemia de Coronavírus (Covid-19) no Brasil. Além de avaliar diariamente a situação e tomar medidas de proteção aos seus servidores e estudantes, o IFTM atua para tentar evitar a proliferação do vírus. Entre as medidas mais impactantes estão: a criação de um protótipo de respirador que teria um preço final bem abaixo do praticado no mercado; a produção e doação de máscaraspara profissionais de saúde; e a rede de solidariedade que se criou entre servidores para aprender sobre ferramentas de ensino remoto.
A iniciativa para a construção de um protótipo de respirador veio do IFTM Campus Paracatu, com o estudante Charles Fernandes Pereira, do 8º período de Engenharia Elétrica, com apoio dos professores Altair Fábio Silvério e Lucas Rodrigues de Almeida, também do referido campus, e do professor Vinicius Biulchi, da Faculdade FINOM, que também é coordenador de fisioterapia do Hospital Municipal de Paracatu.
Charles desenvolveu um protótipo de respirador utilizando a plataforma livre Arduino, motores de passo, válvulas solenoides e materiais que pudessem ser encontrados facilmente no mercado para atendimento emergencial. Em termos simples, um respirador funciona da seguinte forma: um ventilador empurra o ar oxigenado para os pulmões a uma pressão positiva e desloca o líquido dos alvéolos pulmonares para e da corrente sanguínea.
O projeto será submetido ao Edital nº 01/2020 do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - CONIF, que visa selecionar projetos de pesquisa e/ou extensão que tenham como o escopo o enfrentamento da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2). A expectativa dos envolvidos é que, na fase final do projeto, o respirador poderá ser oferecido a um valor de R$3 mil, 16 vezes menor do que o preço de mercado desse tipo de equipamento.
A reitora do IFTM, Deborah Santesso, destaca que o Instituto precisa exercer seu protagonismo nas comunidades onde seus campi estão localizados para auxiliar neste momento de crise. “O IFTM é uma instituição de referência em todas as cidades nas quais seus campi estão localizados e, como tal, tem a responsabilidade de se colocar à disposição da comunidade para ajudar no combate à pandemia”, afirma Deborah.
Mais de 1500 máscaras chegaram a hospitais via IFTM
Em março e abril, três campi do Instituto estiveram empenhados na doação e produção de máscaras para profissionais da saúde. O IFTM Campus Uberaba, por exemplo, doou 1400 máscaras respiratórias ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM: 1200 máscaras cirúrgicas, além de 200 máscaras respiratórias do modelo pff2, peça semifacial filtrante, que cobre nariz e boca e possui filtro eficiente para retenção dos contaminantes atmosféricos presentes no ambiente de trabalho na forma de aerossóis. As máscaras estavam em estoque no campus para utilização em laboratórios de seus cursos técnicos e de graduação em áreas como Alimentos e Química.
Outros dois campi do IFTM também se envolveram com a doação de máscaras: o Campus Ituiutaba doou material para que o professor Rodrigo Nogueira Cardoso, docente da unidade, trabalhasse com a produção de suportes para máscaras em duas impressoras 3D particulares em Uberlândia, cidade na qual está em isolamento. Já o Campus Patos de Minas que, por sua vez, conta com uma impressora 3D, usou material próprio e de doações para a produção de máscaras.
As duas unidades produziram máscaras do tipo escudo, as chamadas “face-shield”, na qual o usuário encaixa um suporte na cabeça e tem um escudo de acetato entre seu rosto e o ambiente. Esse tipo de máscara evita o contato com gotículas, salivas e fluídos nasais que possam atingir o rosto, o nariz, a boca e os olhos e pode ser higienizada para nova utilização.
Com seis anos de experiência em impressão 3D, o professor Rodrigo colocou-se à disposição para ajudar logo que surgiu a demanda. Ele integra um grupo de whatsapp, formado por outros profissionais envolvidos com impressão 3D, a partir do qual são articulados os processos de fabricação. Ele conseguiu produzir 50 suportes para máscaras, mas no fim de março o grupo firmou uma parceria com uma empresa que fabrica peças por injeção em Uberlândia e tem uma capacidade de produção industrial e a produção por impressão 3D não foi mais necessária.
Em Patos de Minas, a única impressora 3D disponível no campus do IFTM, adquirida para um projeto de pesquisa, ficou dedicada por mais de um mês ao processo de produção de máscaras, desde os suportes até as viseiras. Foi possível produzir 100 máscaras completas com materiais doados por empresas e pelo próprio IFTM. As máscaras foram distribuídas para três hospitais de Ituiutaba, para uma Unidade de Pronto Atendimento e para um laboratório da Universidade Federal de Uberlândia - UFU - que faz testes rápidos para Covid-19 em Ituiutaba.
A professora responsável pela produção em Patos, Carolina Pimenta Mota, explica que, em todo o Brasil, pesquisadores, profissionais ligados à impressão 3D ou mesmo entusiastas estão se reunindo em torno da iniciativa de produzir máscaras de proteção para profissionais de saúde.
“Existe uma iniciativa nacional organizada pela e-Nable, que usa a hashtag #cadaimpressaoconta. Como sigo as redes sociais de vários canais de impressão 3D, foi o primeiro contato que tive. O Hospital Regional já havia se inscrito como receptor de materiais e, como sei que a cidade de Patos de Minas dispõe de poucas impressoras 3D, entrei em contato com a professora Junia Magalhães Rocha e juntas organizamos o início da produção e a captação de material”, afirma Carolina.
Rede de apoio para o ensino e trabalho remotos
Além das iniciativas que visam ajudar diretamente os profissionais de saúde e os infectados pela Covid-19, como as citadas acima, a rede solidária que se criou para desenvolvimento de atividades remotas também chama atenção no IFTM. Logo que teve início a suspensão das aulas presenciais, vários professores da área de informática e computação da instituição formularam cursos para ajudar outros colegas a utilizar ferramentas de ensino remoto.
Um exemplo é o professor WIlton de Paula Filho, doutor em Ciência da Computação do IFTM Campus Uberlândia Centro, que ofertou um curso sobre o Google Meet, ferramenta online que oferece chamadas de vídeo pelo celular ou computador, permitindo a participação de várias pessoas ao mesmo tempo. Depois de dar sua primeira aula para alunos do curso superior de Sistemas para Internet, o professor verificou que a experiência foi bem recebida pelos estudantes e ofertou aos demais colegas do IFTM um curso sobre a ferramenta, que contou com a participação de mais de cem pessoas de vários campi.
Outro professor que compartilhou seus conhecimentos para ajudar os colegas foi Nélio Muniz Mendes Alves, doutor em Engenharia de Software, também do IFTM Campus Uberlândia Centro, que elaborou conteúdo sobre gravação de aulas online, utilização do YouTube para hospedar vídeos e integração com a ferramenta Google Classroom. No curso, disponível no YouTube, o professor apresentou o software OBS, amplamente utilizado por quem trabalha com vídeoaulas e transmissão ao vivo em geral, gratuito e de fácil utilização.
Medidas de combate à pandemia
O IFTM atua também diariamente no monitoramento da pandemia e no desenvolvimento de ações para minimizar eventuais impactos negativos da suspensão das atividades presenciais em estudantes e servidores. Abaixo segue uma lista de medidas administrativas, campanhas e outras ações já desenvolvidas pela instituição no combate à Covid-19:
24 de abril: divulgação da pesquisa de acompanhamento de crise Covid-19, com data para retorno até 03 de maio;
16 de abril: início do projeto “IFTM com Você”, que leva atividades via internet para a comunidade escolar do Instituto como forma de colaborar para amenizar esses quadros de desconforto emocional, social e físico decorrentes do isolamento/distanciamento social;
15 de abril: início da divulgação, nas redes sociais, da campanha “Educação Inspira”;
13 de abril: quinta reunião do comitê de crise do IFTM. Trabalhou-se para finalizar detalhes para aplicação da pesquisa de acompanhamento de crise da Covid-19, acordou-se em disponibilizar as atas de reuniões do Comitê no site do IFTM e atualizou-se o processo de assistência estudantil nos campi;
08 de abril: publicação, nas redes sociais do IFTM e dos seus respectivos campi, de um vídeo do pró-reitor de Ensino do Instituto com as principais ações tomadas no combate à pandemia de Covid-19;
07 de abril: publicação de matéria sobre o Dia Mundial da Saúde, com reflexões sobre o enfrentamento da pandemia de Covid-19;
06 de abril: quarta reunião do comitê de crise do IFTM. Discutiu-se empréstimo de equipamentos de informática para estudantes, divulgação de pesquisa de acompanhamento de crise da Covid-19 e a elaboração de uma chamada pública para cadastro de instituições e entidades para receber doações de materiais de consumo do IFTM;
01 de abril: Publicada Instrução Normativa 06, que altera a Instrução Normativa 02;
31 de março: Publicada a Instrução Normativa 05, que dispõe sobre os estágios obrigatórios e não obrigatórios no período de suspensão de atividades acadêmicas presenciais decorrentes da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19);
30 de março: terceira reunião do comitê de crise do IFTM. A Instrução Normativa 02 foi atualizada de acordo com o cenário posto nesta data. Apresentou-se a campanha “Educação Inspiradora”, a partir da qual servidores fazem um relato sobre suas ações durante o período de isolamento para divulgação nas redes sociais;
24 de março: ofício interno do IFTM orienta a suspensão de processos eleitorais em andamento no âmbito do instituto, como eleições para conselhos gestores e eleições para coordenadores de cursos;
23 de março: publicação das Instruções Normativas nº 03/2020 e nº04/2020;
23 de março: veiculação de vídeo da reitora Deborah Santesso Bonnas enumerando as ações tomadas pelo IFTM com o intuito de manter suas atividades acadêmicas e proteger a saúde de estudantes, servidores e toda a comunidade frente à pandemia;
23 de março: segunda reunião do comitê de crise do IFTM. Deliberou-se, entre outras coisas, procedimentos para acompanhamento das atividades remotas de servidores, o levantamento de do uso do recurso de assistência estudantil para acessibilidade (internet), suspensão das eleições de coordenadores de cursos e determinou-se que o tráfego de pessoas nos campi deve ser mínimo;
18 de março: publicação da Instrução Normativa nº 02/2020;
17 de março: realização de atividades de conscientização sobre o Coronavírus, o chamado “Dia D” nos campi;
16 de março: primeira reunião do comitê de crise do IFTM;
16 de março: reunião do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (FORIPES), entidade integrada pelo IFTM, na qual são sugeridas medidas de combate ao Coronavírus nas instituições de ensino;
15 de março: IFTM publica seu primeiro comunicado oficial listando as ações contra o Coronavírus já tomadas;
12 de março: publicação da Instrução Normativa nº 19, de 12 de março de 2020, pelo Ministério da Economia, com orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (SIPEC) quanto às medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19);
11 de março: reconhecimento, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), da COVID-19 como uma pandemia;
10 de março: encaminhamento de Ofício-Circular, pelo Ministério da Educação (MEC), aos dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com recomendações contra o novo Coronavírus. Disponibilização de campanha do MEC sobre o assunto para as redes sociais, a qual foi publicada nos perfis oficiais do IFTM;
6 de março: início da divulgação de campanhas de conscientização sobre o Coronavírus com orientações do Ministério da Saúde no site e redes sociais oficiais do IFTM;
3 de março: solicitação da reitora do IFTM, Deborah Santesso Bonnas, de garantia de fornecimento de álcool em gel em todos os campi da instituição.