Nova Diretoria Executiva do Conif toma posse durante solenidade virtual
Crédito: Divulgação
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) está sob nova direção. A Diretoria Executiva, eleita para a gestão 2022, foi empossada na manhã dessa terça-feira, 15 de fevereiro, às 11h, durante solenidade virtual transmitida para toda a comunidade acadêmica da Rede Federal. O pleito ocorreu em novembro de 2021, durante a 106ª Reunião Ordinária do Conif, em Brasília, e a votação foi feita de forma online.
Em 2022, a presidência do Conif ficará a cargo do reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Claudio Alex Jorge da Rocha. O novo presidente da Entidade possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia (Unama), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Computação Aplicada pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Claudio Alex ingressou no Instituto no dia 02 de maio de 1994, como professor. Foi Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFPA e, paralelamente, Coordenador de Desenvolvimento Institucional do Conif, também foi membro da diretoria do Conif duas vezes, atuando como vice-presidente de Relações parlamentares e Diretor Financeiro. Em 2015, iniciou o primeiro mandato como reitor do IFPA e, atualmente, está em seu segundo mandato.
Essa é a primeira vez que um representante da Região Norte será presidente do Conif e a diminuição das desigualdades regionais é uma das pautas na gestão de Claudio Alex. “Por serem contemporâneas, as instituições estão em constante processo de modernização, acompanhando os arranjos produtivos locais e contribuindo para mudar a realidade de comunidades em regiões vulneráveis de nosso País. Assim, nosso plano de trabalho prevê debates e ações para a diminuição das desigualdades e assimetrias regionais, com discussões sobre temas como o ‘custo amazônico’. Também estão em pauta a expansão e consolidação de parcerias nacionais e internacionais; o estabelecimento de uma relação mais próxima entre o CONIF, as Câmaras Temáticas e os seus Fóruns assessores, bem como com o Poder Executivo, o Congresso Nacional e com a Sociedade”, afirmou o reitor do IFPA.
IFTM na Vice-presidência de Relações Institucionais
A reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Deborah Santesso Bonnas, também compõe a nova diretoria do Conif, assumindo a vice-presidência de Relações Instituticionais. Em seu discurso de posse, Deborah também destacou a característica de inclusão da nova gestão, ao ser composta, em sua maioria e pela primeira vez na história do Conif, por mulheres. "Fico imensamente feliz de participar dessa diretoria, que, de certa forma, se mostra peculiar talvez quando comparada a diretorias anteriores, mais inclusiva, retratando a importância de, enquanto gestores de instituições de ensino em nível nacional, demonstrarmos a toda sociedade a superação de exclusões, seja de gênero, raça, capacitismo, etarismo, entre outras", disse Bonnas.
Deborah reforçou ainda o papel do Conif e, mais especificamente, da vice-presidência de Relações Institucionais, e elencou desafios e propostas para sua gestão. "Infelizmente os Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica vivem sob ameaça de mudanças de seus objetivos instituintes, competindo assim, a nós, a defesa desse projeto e de todas as conquistas e realizações desde a sua criação, incluída a defesa da Lei 11982, que criou a Rede Federal. Para isso, a vice-presidência que assumo tem como propostas para este ano incrementar parcerias nacionais e internacionais do Conif, priorizando algumas já existentes, como, por exemplo, parcerias com Unevoc, WFCP, CICISP e OUI, primando também pela gestão delas; melhorar a interlocução com as Câmaras e Fóruns desta instituição; fortalecer cooperações bilaterais com Portugal, Espanha, Colômbia, EUA e Moçambique; retomar a Cooperação Sul-Sul; e incrementar a cooperação internacional no âmbito do empreendedorismo e inovação, principalmente em programas relacionados a mulheres", afirmou Bonnas.
Fonte: https://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/4506-nova-diretoria-executiva-conif-toma-posse-durante-solenidade-virtual?Itemid=609 (com adaptações)