Processo Seletivo 2022/2

IFTM oferta vagas em cursos de pós-graduação

Há vagas ociosas e vagas como aluno especial no Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos e vagas para novas turmas na Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Cursos iniciam ainda no 2º semestre deste ano
Publicado em 27/07/2022 15:20 Atualizado em 27/07/2022 16:08
Imagem retangular com fundo cinza claro, azul e vermelho, em formas geométricas, cobrindo o rosto de uma estudante negra, ao centro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realiza processo seletivo para vagas em cursos de pós-graduação com início previsto ainda para o 2º semestre deste ano.

oito vagas ociosas e 38 vagas como aluno especial no Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos e 200 vagas para novas turmas na Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica.

O mestrado é dirigido aos profissionais direta ou indiretamente ligados à área de alimentos. Os candidatos deverão ser portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC. As inscrições para esta seleção acontecem de 28 de julho a 11 de agosto, no caso das vagas ociosas. Para as vagas como aluno especial, as inscrições encontram-se abertas e seguem até 11 de agosto. Ambas devem ser feitas pela internet, na página de Ingresso da instituição, e são gratuitas.

Para os concorrentes das vagas ociosas, o processo seletivo tem duas etapas: análise da ficha de avaliação enviada pelo candidato no momento da inscrição e posterior entrevista. O resultado preliminar estará disponível a partir das 17h do dia 31 de agosto, e o definitivo, no dia 5 de setembro, a partir do mesmo horário, na página de Ingresso do IFTM. O prazo para interposição de recursos é de até 48 horas a contar do horário da divulgação do resultado preliminar.

Já a seleção de aluno especial conta com etapa única: análise da ficha de avaliação enviada pelo candidato no momento da inscrição. Para efeito de desempate, serão consideradas as notas obtidas nesta ordem: experiência profissional, produção acadêmica e técnica, formação acadêmica, maior idade e menor renda per capita.

De acordo com as ações afirmativas do IFTM, 20% das vagas desta seleção destinam-se a candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), quilombolas e indígenas independente de renda familiar e escola de origem e 5% para pessoas com defici270720221500ência (PcD) independente de renda familiar e escola de origem.

O resultado preliminar será publicado em dia 22 de agosto, e o definitivo, no dia 24 de agosto, ambos na página de Ingresso do IFTM. O prazo para interposição de recursos também é de até 48 horas a contar do horário da divulgação do resultado preliminar.

As vagas para a Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (EaD) são destinadas aos graduados, sendo preferencialmente bacharéis e tecnólogos, que atuam ou pretendem atuar na educação profissional, com destaque para o magistério nos cursos técnicos de nível médio das redes públicas de educação profissional e tecnológica.

As inscrições para o processo seletivo também já estão abertas. Serão realizadas até o dia 19 de agosto pela página de Ingresso da instituição e são gratuitas. Há vagas destinadas a negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PcD).

Este processo seletivo acontece em uma única etapa: por meio de pontuação obtida na ficha de análise do currículo. O resultado preliminar estará disponível a partir das 17h do dia 2 de setembro, e o definitivo, no dia 6 de setembro, a partir do mesmo horário, na página de Ingresso do IFTM. O prazo para interposição de recursos também é de até 48 horas a contar do horário da divulgação do resultado preliminar.

Mais informações na página de Ingresso do IFTM.