Processo Seletivo

Últimos dias de inscrição para processo seletivo do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ofertado em Rede pelo IFTM

Vagas são para servidores da Rede Federal e para ampla concorrência, em todo o Brasil. Para o IFTM, são 28 vagas, sendo 10 reservadas para servidores, 10 para ampla concorrência, 2 reservadas para PcD e 6 reservadas para pretos, pardos e indígenas. As inscrições vão até 22 de novembro pela internet
Publicado em 18/11/2022 08:40 Atualizado em 18/11/2022 09:21
Imagem retangular com fundo azul onde se lê ProfEPT Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica e um mapa do Brasil formado por quadrados de diversos tamanhos, nas cores azul e verde
Crédito: ProfEPT

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) está ofertando 1.006 vagas para todo o Brasil, para iniciar o curso em 2023. Para o IFTM, são ofertadas 28 vagas, sendo 10 reservadas para servidores, 10 para ampla concorrência, 2 reservadas para PcD (pessoas com deficiência) e 6 reservadas para PPI (pretos, pardos e indígenas). O edital do processo seletivo já está publicado, e as inscrições começam no dia 17 de outubro e vão até 22 de novembro deste ano.

A seleção será feita por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA), marcado para 12 de fevereiro de 2023. A prova vai abranger as bases conceituais e históricas da Educação Profissional e Tecnológica; metodologias de pesquisa; e teorias e práticas de ensino e aprendizagem. As inscrições serão feitas, exclusivamente, via internet, no Sistema de Inscrições.

O objetivo do mestrado é proporcionar formação, visando tanto à produção de conhecimento quanto ao desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho ao conhecimento acadêmico. O ProfEPT trabalha com duas linhas de pesquisa:

Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera também as questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, à Educação Indígena, à Educação e Relações Étnico-raciais, à Educação Quilombola, à Educação do Campo, às Questões de Gênero e à Educação para Pessoas com Deficiências (PCDs) e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho.

Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, a construção temporal, através dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica, que ao longo do tempo, vem configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos.

Para mais informações, leia o Edital na página do ProfEPT.

Texto adaptado de: https://www.ifes.edu.br/noticias/20689-mestrado-em-educacao-profissional-e-tecnologica-vai-ofertar-1-006-vagas-2