CONIF

Reitora do IFSertãoPE, Maria Leopoldina, irá presidir o Conif em 2023

A eleição ocorreu durante a 117ª Reunião Ordinária do Conselho, realizada em São José do Rio Preto, São Paulo. Representantes das 41 instituições vinculadas ao Conif puderam votar. A posse da nova gestão ocorrerá no dia 14 de fevereiro, em Brasília
Publicado em 30/11/2022 11:30 Atualizado em 30/11/2022 11:29
Foto colorida dos participantes da 117ª reunião ordinária do Conif realizada em São José do Rio Preto, São Paulo

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) será presidido por Maria Leopoldina Veras Camelo, reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), em 2023. A eleição ocorreu durante a 117ª Reunião Ordinária do Conselho, realizada em São José do Rio Preto, São Paulo. A eleição teve chapa única e contabilizou 36 votos a favor, um nulo e 4 ausências.

A votação ocorreu por meio do Sistema de Votação On-Line Helios, que permite a realização de eleições através da Internet e com auditoria aberta ao público. Representantes das 41 instituições vinculadas ao Conif puderam votar. A posse da nova gestão ocorrerá no dia 14 de fevereiro, em Brasília. A solenidade será presencial, com transmissão simultânea para toda a comunidade acadêmica da Rede Federal por meio do canal do Conif, no YouTube.

A nova diretoria será composta pelos seguintes reitores e reitoras:  Flávio Luis Barbosa Nunes, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), que assume como vice-presidente de Relações Parlamentares; Maurício Motta, diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ), eleito como vice-presidente de Administração; Nilra Jane Filgueira Bezerra, reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), responsável pela vice-presidência de Assuntos Acadêmicos; e Oneida Irigon, reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG), a nova vice-presidente de Relações Institucionais.

Eleição 2023

A comissão eleitoral foi presidida pela vice-diretora do Cefet Minas Gerais, Maria Celeste Monteiro de Souza Costa, e teve como membros o reitor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), José Carlos de Sá; o reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Carlos César Teixeira Ferreira; o secretário executivo do Conif, Alexandre Bahia; e o secretário administrativo do Conif, James Dantas.

Conif – Criado em 24 de março de 2009, o Conselho tem dentre os objetivos a valorização, o fortalecimento e a consolidação dos 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – que, juntos, contabilizam 630 unidades em todo o País.

Fonte: https://portal.conif.org.br/comunicacao/gerais/reitora-do-ifsertaope-maria-leopoldina-ira-presidir-o-conif-em-2023