Mestrado em Educação Tecnológica

Egressa do Mestrado em Educação Tecnológica é aprovada em Programa de Doutorado da Universidade Federal de Uberlândia

O mestrado profissional em questão é ofertado pelo IFTM Campus Uberaba e tem nota 4 na avaliação quadrienal da CAPES
Publicado em 06/01/2023 15:01 Atualizado em 13/01/2023 15:32

O Mestrado Profissional em Educação Tecnológica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Uberaba, tem feito histórias de sucesso. Recentemente a mestra Stella Santana da Silva Jacinto foi aprovada no Programa de Pós-graduação em Educação – Doutorado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Em novembro de 2020, Stella Santana da Silva Jacinto foi aprovada no Processo Seletivo de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Educação Tecnológica, na “Linha de Pesquisa 1 – Educação, Trabalho, Ciência e Tecnologia – Processos Formativos e Práticas Educativas em Educação Tecnológica”.

Em outubro do ano passado, Stella Santana, defendeu sua dissertação intitulada “A Formação Docente na Educação das Relações Étnico-Raciais: uma pesquisa-ação em uma escola da Rede Municipal de Uberlândia – MG”, sob a orientação do professor Otaviano José Pereira e da professora Márcia Moreira Custódio, obtendo nota 100 da banca examinadora.

“O doutorado oportuniza amplitude dos conhecimentos teóricos e práticos. Tenho certeza de que novas descobertas estão a caminho, as quais contribuirão não apenas com o meu saber acadêmico, mas com minha práxis enquanto docente da educação básica que sou”, relata Stella.

Para a mestra é de suma importância estar com o currículo sempre atualizado, pois uma das etapas do processo seletivo para o doutorado foi a avalição do currícular. “Eu sempre busquei formação e produção contínua, mas a partir do momento em que ingressei no mestrado do IFTM as oportunidades foram consideráveis. No IFTM Campus Uberlândia participo do Grupo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas (NEABI), também participo do Projeto de Extensão Escurecendo o Pensamento, do Congresso Nacional de Estudos das Relações Étnico-Raciais (CONERER) e do Seminário Indígena e Afro-brasileiro (SEMINAFRO), estando como comitê científico, comissão organizadora, equipe executora, comunicadora oral”, contou Stella.

“No IFTM do Campus Uberaba, onde cursei meu mestrado, as participações foram inúmeras, pois também estive a frente de eventos, como dos Colóquios em Educação do PPGET, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e Seminário de Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica (SEPEDUC), participando conjuntamente como ouvinte e com produções científicas nestes eventos e em eventos de outras instituições. Logo que sou certificada já atualizo meu Currículo Lattes, mantendo também atualizado minha proficiência em língua estrangeira”, finalizou.

Para o coordenador do curso, o professor Welisson Marques “nosso Programa tem trabalhado arduamente para elevar a qualidade em todos os aspectos para que nossos egressos tenham condições de acessar qualquer curso de Doutorado no país”, relata o coordenador do curso, Professor Welisson Marques.

Segundo o Professor Welisson, o curso de Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do IFTM Campus Uberaba já conta com egressos doutorandos em diversas universidades, tais como UFU, UFTM, UFSCar e UFMG.

O Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do IFTM Campus Uberaba está com inscrições abertas para aluno especial até o dia 2 de fevereiro, saiba mais na página Ingresso.

Sobre o Mestrado Profissional em Educação Tecnológica

O Programa de Pós-Graduação nível stricto sensu – Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro tem como objetivos principais a formação de profissionais qualificados em Educação Tecnológica com propósitos concisos de transferir conhecimentos para a sociedade, atender demandas específicas de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local, além do exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos com vistas a atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais, expandir as atividades de educação de nível Stricto Sensu considerando que a modalidade do curso ofertado propiciará novas intervenções por meio da difusão da ciência, da tecnologia e inovação no âmbito da Educação Profissional.