Eventos Externos

Reitora do IFTM participa de reunião com o presidente Lula ao lado de outros dirigentes de Institutos e Universidades Federais brasileiras

A reunião ocorreu nesta quinta-feira, dia 19 de janeiro, no Palácio do Planalto, e teve como objetivo discutir sobre novas perspectivas para o ensino superior no país. Na quarta, 18 de janeiro, a reitora, enquanto vice-presidente do Conif, participou também de encontros com o secretário da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques, e com o ministro da Educação, Camilo Santana
Publicado em 20/01/2023 14:30 Atualizado em 24/01/2023 15:38
Compartilhe:
Compartilhe:
Foto colorida da reitora do IFTM com reitores e reitoras de universidades e institutos federais de Minas Gerais sentados à mesa durante reunião com o presidente Lula
Foto colorida da reitora do IFTM com reitores e reitoras de universidades e institutos federais de Minas Gerais sentados à mesa durante reunião com o presidente Lula
Crédito: Ricardo Stuckert

A reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Deborah Santesso Bonnas, participou nesta quinta-feira, 19 de janeiro, da reunião dos reitores e reitoras das universidades e institutos federais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Na ocasião, Lula destacou a centralidade da educação e do papel do estado para ampliação das oportunidades de transformação de vidas. “A educação é a única coisa que pode fazer com que esse país deixe de ser um eterno país em desenvolvimento para ser um país desenvolvido. Para que isso aconteça, precisamos acreditar que temos que investir em mais universidade, escola profissional e ensino fundamental, orientar quais os cursos que o país mais precisa e levar os benefícios para as pessoas que moram distante”, disse Lula, que também destacou a importância dos programas de governo como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), de ver a educação como investimento e não como gasto e de se respeitar a autonomia universitária.

Os reitores agradeceram a disponibilidade, o reconhecimento e o acolhimento do governo federal e destacaram a importância de se voltar a garantir os meios orçamentários e o respeito à autonomia das instituições para que possam desenvolver e ampliar suas funções essenciais de ensino, pesquisa e extensão, sobretudo para a população mais pobre.

Para Deborah, a reunião com o presidente foi, antes de tudo, acolhedora e motivadora, repleta de simbolismo. “Destaco a simbologia do encontro, principalmente diante do destrato que as instituições de ensino, especialmente Institutos e Universidades, sofreram no governo passado, vivendo constantemente sob ameaça à sua autonomia, com a presença, inclusive, de interventores em algumas instituições. Sentimos-nos muito acolhidos neste momento. Sabemos que a situação econômica do país está bastante difícil e complicada, porém o fato de estarmos juntos, de percebermos e sentirmos sensibilidade e atenção dos novos governantes nos enche novamente de motivação, alegria e esperança rumo à  caminhada de reconstrução do país, da educação, e mais especificamente, da Educação Profissional e Tecnológica”, declarou a reitora.

O ministro da Educação, Camilo Santana, também esteve presente na reunião e reforçou que o MEC está de portas abertas para o diálogo, a união e a reconstrução. “Nenhum país cresce, se desenvolve e gera justiça social sem investir na educação, na ciência e na tecnologia. Isso que garante soberania para um país. E esse governo vai retomar a valorização e o respeito à educação pública”, disse o ministro, que destacou que uma das determinações iniciais do presidente é retomar as mais de 4 mil obras que estão paradas ou inacabadas por todo o Brasil.

Além do presidente, do ministro da Educação e dos reitores das universidades e institutos federais, também participaram do encontro a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e representantes de fundações de amparo à pesquisa e outras instituições relacionadas à educação pública.

Na ocasião, Deborah teve ainda oportunidade de conversar com a deputada federal por Minas Gerais Dandara Tonantzin Silva Castro, que reafrmou seu compromisso com a educação mineira.

A maior parte da reunião pode ser assistida neste link: https://www.youtube.com/watch?v=bXpsZ4ngF34

Mais informações também na página do IFTM.

Compromissos oficiais com secretário da SETEC/MEC e com ministro da Educação

Na quarta-feira, dia 18, Deborah participou de reunião com o novo secretário da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), Getúlio Marques, enquanto vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

A diretoria executiva do Conselho deu as boas-vindas ao secretário e apresentou um pouco da Rede Federal, suas conquistas, avanços e dificuldades. O secretário já fez parte da Rede, porém encontra-se fora dela há mais de 10 anos. Getúlio se dispôs a manter diálogo constante com o Conif e principalmente a dar encaminhamentos das demandas mais urgentes, como a recomposição do orçamento da Rede Federal, não somente no que tange a verbas para seu devido funcionamento, mas também recomposição em termos de servidores e infraestrutura física; contratação de profissionais para atendimento de estudantes com necessidades específicas; entre outras. O secretário confirmou presença no pleno da primeira reunião 2023 do Conif, que ocorre no próximo dia 25.

O ministro da Educação, Camilo Santana, também conversou diretamente com os membros da diretoria executiva do Conif. A Rede Federal foi mais uma vez apresentada e colocada à disposição para contribuir na reconstrução do Brasil, mediante o olhar atento e compromissado com a educação brasileira, e, no caso específico da Rede, com a Educação Profissional e Tecnológica. “O ministro se mostrou sensível e empenhado com as pautas prioritárias do governo federal e também com as nossas, da Rede, entendendo as inúmeras dificuldades que temos passado nos últimos anos e se colocando à disposição para o diálogo e ação junto com Getúlio Marques, novo secretário da SETEC, com quem é fundamental mantermos contato constante", relatou Bonnas.

*Com informações de https://ifnmg.edu.br/mais-noticias-portal/646-portal-noticias-2023/30917-reitora-do-ifnmg-participa-de-reuniao-com-o-presidente-lula-que-indica-retomada-dos-investimentos-na-educacao-publica-brasileira

Compartilhe:

Notícias relacionadas