EVENTOS INSTITUCIONAIS

IFTM realiza 3ª Jornada de Idiomas e Internacionalização (JOI)

Evento aconteceu nos dias 13 e 14 de abril e contou com a participação de mais de 1300 inscritos.
Publicado em 14/04/2023 17:30 Atualizado em 14/04/2023 19:09
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Arthur Abrantes, estudante egresso do IFTM e de Harvard (EUA), palestra durante a 3ª Jornada de Idiomas e Internacionalização do IFTM
Arthur Abrantes, estudante egresso do IFTM e de Harvard (EUA), palestra durante a 3ª Jornada de Idiomas e Internacionalização do IFTM
Crédito: Youtube

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realizou nos dias 13 e 14 de abril de 2023 a 3ª Jornada de Idiomas e Internacionalização (JOI). O evento ocorreu de forma virtual com transmissão pelo canal do IFTM no YouTube.

O evento, que é anual e está na sua terceira edição, objetiva fortalecer ações de Internacionalização do IFTM, chancelar a bilateralidade dos acordos da instituição com organizações parceiras, além de estimular a comunidade acadêmica a participar dos futuros editais do Centro de Idiomas.

“O IFTM tem insistentemente enfatizado os ganhos diretos e indiretos de internacionalizarmos a instituição. Queremos que todos os agentes do IFTM percebam que a JOI não somente contribui para o fortalecimento da área de ensino-aprendizagem de idiomas, mas também enriquece a trajetória acadêmica e profissional de nossos estudantes e servidores de todas as áreas. O DNA do evento é multiárea e essa característica transdisciplinar é o pilar estruturante da política de Internacionalização. Assim, compreendemos ser crucial calendarizarmos um evento anual desse tipo em nossa instituição. É isso que tem impulsionado a continuidade da JOI”, relata o coordenador-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM, Edilson Pimenta.

O tema da 3ª edição da JOI é um reflexo das tendências e dos debates mais frequentes na contemporaneidade. Neste ano, a Glocalização, atravessada pelas noções de liderança e trabalho, esteve em foco. Durante o evento, os 11 palestrantes debateram como que o “pensar global”, característico do mundo globalizado, apenas faz sentido com o “agir local”. Ou seja, faz-se necessário compreender como viabilizar ações, comportamentos e pensamentos em nível global, mas com respeito às especificidades de cada região.

Para adentrar a discussão, a comissão organizadora da 3ª JOI arquitetou o evento em 3 mesas-redondas. Na 1ª, Glocalização: liderança e trabalho, 3 especialistas discutiram os avanços que têm marcado a noção contemporânea de liderança e os padrões mais exigentes de trabalho, aplicados mundialmente. Paulo Silva (SMRT English e Câmara Comércio Brasil-Canadá), Elias Naftal (Secretaria de Estado do Ensino Técnico Profissional de Moçambique), Maria Eduarda Botelho (Jovens Embaixadores) e Karime Chaibue (IFG) estiveram empenhados no debate, em que foram tecidas redes relacionais entre a realidade de empregabilidade do Canadá, Moçambique, Estados Unidos e Brasil. A mesa foi aberta pela reitora do IFTM, Profa. Dra. Deborah Santesso Bonnas, que destacou as relevantes ações de internacionalização que o IFTM tem empreendido nos últimos anos e a  importância de instituições de Ensino brasileiras implementarem em escala regional as boas práticas implementadas pelas instituições internacionais. “A Glocalização é um avanço na Globalização. Mantem-se o que há de melhor da Globalização, mas passa-se a olhar com mais cuidado para as várias especificidades das comunidades em que o global se insere”, disse Deborah.

Na 2ª mesa do evento, intitulada liderança, 4 palestrantes, em diferentes países, ressaltaram como a noção de liderança tem sido repensada nos últimos anos. A mudança é uma das tônicas da liderança, conforme acenaram os painelistas. Alexandre Bahia (CONIF, Brasil) trouxe uma fala instigante sobre o aspecto político de cada ser que atua na academia ou no mercado de trabalho. Graduado em Ciências Políticas, o palestrante é entusiasta da ideia de pensarmos a liderança em diferentes esferas, desde o âmbito familiar até o âmbito profissional. Para Bahia, o papel da política na escola é de justamente fomentar tais lideranças, sendo sinônima de possibilidades de desenvolvimento de lideranças que surgem das relações interpessoal e interinstitucionalmente construídas.  Arthur Abrantes, estudante egresso do IFTM, graduado pela Universidade Harvard, fez sua palestra diretamente dos Estados Unidos, problematizou os currículos brasileiros e apontou caminhos para que líderes, que se destacam em cenas locais ou regionais, possam se candidatar a desafios internacionais, como a realização de curso superior em universidades que são referência mundial, como Harvard, onde ele estudou. O jovem, que atua profissionalmente nos Estados Unidos hoje, é defensor da ideia de que “o não já é garantido e tentar é sempre melhor do que se arrepender no futuro de não ter nem mesmo se inscrito nas oportunidades”. Mariana Ruiz Nascimento (Universidade de Iowa, Estados Unidos) ressaltou os ganhos pessoais, acadêmicos e profissionais que estudantes podem obter de experiências como a sua, de ser Foreign Language Teaching Assistant (FLTA), “professor auxiliar de língua estrangeira”, em uma tradução livre ou doutorando nos Estados Unidos e de ser estudante de Phd nos Estados Unidos. Graduada e Mestre pela Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, Mariana tem colhido os frutos de uma trajetória acadêmica marcada por proatividade, liderança e desejo de sair da zona de conforto.

Na mesa de encerramento, trabalho, 4 palestrantes resgataram suas histórias e apresentaram como os idiomas foram determinantes na construção de suas trajetórias exitosas. À mesa, Bryanna Hubbard, que é dentista nos Estados Unidos, destacou como estudar inglês por anos foi determinante para que pudesse se especializar em uma das mais renomadas Universidades de Odontologia do mundo e conseguisse seu registro profissional para atuar nos Estados Unidos. A narrativa de Bryanna mostrou-se envolvente na medida em que se traduziu em inspiração marcada por muito trabalho, uma vez que os desafios para a ambientação em solo estadunidense foram variados. Daiana Garcia Parra, diretamente de Costa Rica, apresentou como é sua rotina de trabalho na multinacional 3M. Sua narrativa profissional sinalizou o quão desafiador o cenário de trabalho de mulheres em multinacionais ainda é. A estudante, que também é aluna do Curso de Português para Estrangeiros do IFTM (PLA EM REDE), também sinalizou sua satisfação em contribuir com a instituição que tem sido seu berço de aprendizagem de língua portuguesa. Viviane Mengue M. Assoume, do Gabão, orgulhou-se de sua trajetória de trabalho, que culminou na sua vinda ao Brasil. No IFTM, onde estuda Engenharia há dois anos, Viviane construiu uma importante rede de apoio, que é favorecida pela troca de experiências pessoais e profissionais com brasileiros. Viniele Moreira discorreu sobre como o contexto profissional de surdocegos ainda é desafiador. Para a palestrante, O universo artístico pode ser importante aliado na construção de um espaço mais democraticamente compartilhado com a comunidade surda.

O evento está na disponível na íntegra no canal do IFTM no YouTube.

Centro de Idiomas do IFTM

O Centro de Idiomas (CENID) do IFTM tem a missão de promover à comunidade interna e externa a oportunidade de adquirir conhecimentos em línguas e participar de atividades culturais inerentes à internacionalização, buscando tornar as pessoas aptas à fluência na língua alvo desejada para cada situação.

O CENID do IFTM é hoje um dos 5 mais importantes centros de ensino de línguas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica contando com aproximadamente 1800 estudantes matriculados em cursos de espanhol, francês, inglês, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Português para Estrangeiros. A partir de 2021, todos os materiais didáticos utilizados no CENID são disponibilizados gratuitamente na forma de empréstimo, o que torna o ensino-aprendizagem das línguas ensinadas no IFTM totalmente acessível àqueles que tenham o sonho ou objetivo de aprender uma segunda língua. Em 2023, o CENID completa 10 anos. Tal período serviu de amadurecimento e fortalecimento da escola de idiomas do IFTM, que conta hoje com editais concorridos e com nível de formação reconhecido pela sociedade. As inscrições para os cursos do CENID iniciam-se, geralmente, em novembro, e servem de mecanismo de oportunizar vagas a toda a comunidade interna ou externa ao IFTM que queira estudar idiomas. Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais oficiais do IFTM e na página do CENID.

 

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