Eventos e Missões Externos

IFTM participa de um dos maiores eventos da área de Educação Profissional e Técnica do mundo

O Congresso da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos ocorreu de 23 a 25 de abril em Montreal, no Canadá, e contou com a participação de mais de 1300 dirigentes de Redes de Educação Profissional, Colleges e Politécnicos de cerca de 40 países. O IFTM foi representado pela reitora, Deborah Santesso Bonnas, e pelo coordenador geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais, Edilson Pimenta
Publicado em 03/05/2023 10:00 Atualizado em 05/05/2023 15:01
Compartilhe:
Compartilhe:
Foto colorida da reitora do IFTM, Deborah Santesso Bonnas, e do coordenador do Centro de idiomas e Relações Internacionais, Edilson Pimenta, um ao lado do outro, em missão no Canadá
Foto colorida da reitora do IFTM, Deborah Santesso Bonnas, e do coordenador do Centro de idiomas e Relações Internacionais, Edilson Pimenta, um ao lado do outro, em missão no Canadá
Crédito: Arquivo Pessoal

A Internacionalização é um dos pilares do desenvolvimento e fortalecimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do país, atualmente composta por 38 Institutos Federais, 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e o Colégio Pedro II.

Por meio de parcerias para a realização de projetos de pesquisa, troca de experiências e intercâmbio de pesquisadores, professores e estudantes, a Rede Federal vem conquistando cada vez mais espaço no cenário internacional, inclusive recebendo premiações e reconhecimento pela sua atuação e promoção de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Nesse cenário, entre os dias 23 e 28 de abril, uma comitiva de dirigentes, gestores e assessores das instituições da Rede Federal, liderada por seu Conselho Nacional, o Conif, participou de missão no Canadá com série de agendas com foco no intercâmbio de conhecimentos voltado para o avanço da educação profissional brasileira.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) esteve presente, sendo representado pela reitora, Deborah Santesso Bonnas, e pelo coordenador geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais, Edilson Pimenta.

Entre os membros da comitiva ainda estavam as reitoras Ruth Sales (IFS) e Rosana Cavalcante (Ifac) e os reitores Carlos Guedes (Ifal), Jadir José Pela (Ifes), Odacir Antônio Zanatta (IFPR) e Jefferson Manhães (IFF). Também fizeram parte do grupo o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira, e a diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Márcia Serra Ferreira. O grupo contou ainda com a participação de pró-reitores e gestores de relações internacionais, que representam o Fórum de Relações Internacionais (Forinter) do Conif.

O WFCP

A primeira agenda do grupo foi na edição de 2023 do Congresso da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, sigla em inglês). O evento, que ocorreu em Montreal, no Canadá, de 23 a 25 de abril, é considerado um dos maiores da área de Educação Profissional e Técnica do mundo. Sob a tônica da Inteligência Coletiva, a programação contou com a realização de conferências e painéis acerca de diversas questões sobre a temática.

As conferências trataram de questões como motivação estudantil; múltiplas inteligências; formação política e social; liderança; soft skills; ganhos e perdas de avanços tecnológicos; dentre outros. Estiveram à frente dessas atividades conferencistas premiados e autores de livros reconhecidos. Nos painéis, foram destaque assuntos como clima organizacional; levantamento de recursos financeiros junto a multinacionais e à agência Erasmus+; Cyberseguranca; sustentabilidade; saúde mental discente e docente; segurança física e enfrentamento de violência sexual em campus; educação indígena e de minorias; dentre inúmeros outros.

O WFCP também é conhecido pela apresentação e premiação de cases de sucesso inscritos por instituições de todo o mundo. Neste ano, a Rede Federal brasileira concorreu em duas categorias: o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) concorreu na categoria Inovação e o Instituto Federal de Goiás (IFG), na categoria Cidadania Global, em virtude da realização do programa LA PASSION em Rede, do qual o IFTM também participou ativamente.

O IFSP recebeu troféu de prata em sua categoria e o IFG recebeu troféu de ouro, sagrando a instituição com projeto de maior impacto do mundo da Educação Profissional em 2022, superando uma instituição chinesa, que se classificou em segundo lugar, e uma americana, terceira colocada. “As vitórias das instituições brasileiras foram celebradas por toda a delegação, já que se traduziram em esforços nacionais de toda a Rede Federal”, destacou a reitora do IFTM, Deborah Santesso.

A reitora reforçou ainda a importância da participação em eventos dessa magnitude, que reúnem pessoas de diversas culturas e realidades, abertas ao diálogo e cooperação. “Entre uma sessão e outra, eu e o professor Edilson nos empenhamos no estabelecimento de contatos com instituições que podem vir a ser parceiras do IFTM. Foram muitos contatos feitos e muitos cartões e planos de ação compartilhados. Estamos seguros de que esse estreitamento renderá frutos ao nosso Instituto”, declarou Santesso.

Edilson Pimenta relatou sua satisfação em participar do WFCP e reforçou a importância da temática deste ano. “O Congresso Mundial da WFCP é o maior espaço de troca de conhecimento e experiências exitosas da educação profissional global. São mais de 1.300 dirigentes, de mais de 250 instituições, oriundos dos 5 continentes, que buscam fomentar parcerias e acordos com instituições que valorizem a bilateralidade das ações, como faz o IFTM. O tema da edição deste ano, Inteligência Coletiva, nos fez e faz reconhecer a necessidade de alavancarmos todas as formas de inteligência no desenvolvimento dos indivíduos com os quais lidamos, o que inclui inteligência social, cultural, politica, ambiental, emocional e artificial, fundamentais para as mudanças que o mundo precisa realizar rumo ao cumprimento da agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, agenda esta liderada pelas Nações Unidas (ONU) e assinada por diversos países, incluindo o Brasil”.

O coordenador apontou ainda a valorização da arte no Canadá. “Tanto no encontro de abertura, quanto no de encerramento, a arte se fez presente. Na abertura, convidaram-nos para uma apresentação circense em um teatro, afinal, o circo está no DNA canadense, basta lembrar-nos que o famoso Cirque Du Soleil é de Montreal. A apresentação não foi do Cirque Du Soleil, mas contou com profissionais de excepcional qualidade, o que nos encantou. O encerramento foi regado a muita música boa, conduzida por uma banda local, que tocou clássicos como Bee Gees, Beatles, etc”.

CiCan

No dia 26 de abril, ainda em Montreal, a comitiva brasileira esteve em encontro com representantes do Colleges Institute Canada (CICan), associação canadense que reúne os colleges do país em ações e os representa em seus interesses. Os dirigentes assistiram a uma palestra intitulada “Servindo ao Canadá para formar a força de trabalho de hoje e de amanhã” e após, o secretário da SETEC/MEC, Getúlio Marques Ferreira, e a presidente do CiCan, Denise Amyot, assinaram memorando de entendimento para ampliar as ações de mobilidade e cooperação entre Brasil e Canadá.

O dia foi finalizado com visita ao Collège Lasalle, que impressionou a todos. “Chamaram nossa atenção a infraestrutura da instituição, a riqueza tecnológica das salas de aula, a beleza dos espaços de convivência, a diversidade de cursos técnicos, tecnológicos e superiores e a pluralidade de origem dos estudantes. Encontramos brasileiros nos cursos de Gastronomia, Ciência Gráfica da Computação e Moda. Pelo que nos informaram, há muitos outros. O aluno brasileiro aqui é reconhecido como de muita dedicação e comprometimento”, contaram Santesso e Pimenta.

Visita ao ILSC Greystone College

Em Toronto, a comitiva brasileira realizou visita técnica ao ILSC Greystone College, instituição de ensino com a qual o IFTM tem parceria desde 2019, tendo enviado ao Canadá 3 turmas de intercambistas, sendo que a quarta turma tem previsão de seleção em setembro deste ano.

Pimenta explicou um pouco mais sobre essa parceria. “Quando assinamos o termo de parceria, em 2019, solicitamos um ‘produto’ exclusivo para o IFTM, que é a oferta de um curso de línguas com práticas administrativas e de rotinas de gestão. Conhecido na área de internacionalização como shadowing, o estudante ou servidor brasileiro aprende sobre a rotina de um canadense por meio de observação das práticas diárias. Nenhum outro Instituto Federal havia feito o que solicitamos. Hoje, o Instituto Federal de Brasília (IFB) trabalha com edital igual ao nosso e diversos outros Institutos Federais desejam assim fazer”.

Câmara de Comércio Brasil-Canadá

No último dia da missão, também em Toronto, aconteceu o 2º Fórum de Educação, promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá, que contou com a participação da delegação brasileira e de autoridades educacionais e políticas do Canadá. Na ocasião, foram debatidos temas como meio ambiente, inovação e internacionalização. Presidiu o evento o diretor-geral do Lambton College e co-chair da Câmara, Mark Vourakes.

No Fórum, três membros da equipe brasileira foram palestrantes. Deborah foi uma delas e apresentou o trabalho de qualidade desenvolvido pela Rede Federal, com destaque para o IFTM, abordando iniciativas como o Polo Embrapii. Reforçou também a importância da capilaridade da Rede, o que, “para um país com as dimensões do Brasil, é imprescindível, pois leva ensino e formação a lugares que antes nada ou quase nada chegava nesse sentido”.

*Com informações de: 

https://iftm.edu.br/noticias/2023/05/02/com-foco-na-internacionalizacao-da-rede-federal-reitores-cumprem-missao-no-canada/

https://iftm.edu.br/noticias/2023/05/04/capes-integra-congresso-sobre-educacao-profissional/

https://iftm.edu.br/noticias/2023/05/02/acordo-entre-brasil-e-canada-fortalecera-educacao-profissional/

Compartilhe:

Notícias relacionadas