Deputada Federal Duda Salabert fala sobre Diversidade Sexual e de Gênero na Educação em palestra promovida pelo IFTM
Crédito: Arquivo Pessoal
A educação tem papel fundamental na construção de uma sociedade melhor para se viver para todos. Isso envolve promover, por exemplo, o desenvolvimento de uma economia mais justa e solidária, com mais justiça social; o avanço em termos de direitos humanos, como garantia à liberdade, individualidade e dignidade de cada ser. Refletir e conscientizar sobre diversidade sexual e de gênero na educação, portanto, é um caminho imprescindível rumo à promoção dessa perspectiva de vida social e humana.
(Re) pensando sua atuação enquanto instituição formadora de profissionais e cidadãos, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realiza palestra acerca da temática com a deputada federal Duda Salabert no dia 12 de maio, das 10h30 às 11h30, no auditório do IFTM Campus Uberaba, localizado na Rua João Batista Ribeiro, 4000, no Distrito Industrial II.
Com reconhecida experiência e atuação no assunto, a deputada compartilhará um panorama dos desafios e possibilidades que a educação apresenta no desenvolvimento de uma cultura de respeito no âmbito da diversidade sexual e de gênero. O encontro é aberto a toda comunidade. Para participar, é necessário fazer inscrição pela Internet, na página do evento, pois há limite de vagas (150).
Estarão presentes na palestra, a reitora substituta do IFTM, Marlene Jerônimo; a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional e membro do Núcleo de Estudos de Diversidade, Sexualidade e Gênero (Nedseg) da reitoria, Bianca Soares de Oliveira Gonçalves; o diretor de Relações Interinstitucionais, Saulo Henrique da Mata; a diretora de Comunicação Social e Eventos, Ana Clara Santos Costa; o diretor-geral do IFTM Campus Uberaba, Luís Fernando Santana; e a presidente do Nedseg do Campus Uberaba, Luna Marquez Ferolla.
Marlene relata que a palestra busca aumentar a conscientização sobre a diversidade sexual e de gênero, ajudando a combater a discriminação, o preconceito e a intolerância que podem existir nas escolas. “Ela oferece a oportunidade de educar e sensibilizar os participantes sobre as diferentes identidades sexuais e de gênero, promovendo o respeito e a inclusão, valores que nos são tão caros enquanto IFTM”, destacou a reitora substituta.
Bianca, uma das realizadoras do evento, afirma que preconceitos e discriminações fazem parte da nossa sociedade e perpassam também o ambiente escolar. “Assim, momentos como este são fundamentais, pois trazem à tona a valorização do respeito ao outro e a si próprio, do convívio pacífico e, principalmente, da diversidade”.
Duda Salabert
Duda Salabert é mãe, casada, vegana, ambientalista, idealizadora da Ong Transvest, que oferece suporte social às travestis e transexuais de Belo Horizonte, e professora de Literatura há mais de 20 anos. Em 2018, foi a primeira transexual a disputar o cargo de senadora, terminando a eleição como quarta mais votada da história de Minas Gerais. Em 2020, foi eleita a vereadora mais votada de Belo Horizonte, com 37.613 votos. Em 2022, foi eleita a deputada federal mais votada da história de Minas Gerais, com 208.332 votos.
Sua atuação é voltada ao campo educacional, defesa dos direitos humanos e segurança pública. Na pauta de seus mandatos, estão inseridos temas relacionados à emergência climática, incluindo acesso e direito à água, segurança hídrica, desenvolvimento urbano e rural, mobilidade urbana e resíduos sólidos, entre outros. Também se coloca no enfrentamento à mineração que destrói fauna, flora e a vida das pessoas.
Como deputada federal, seu objetivo é fortalecer as políticas públicas nos temas em que já atua, bem como outras que contribuam para uma sociedade mais digna para todos. Duda é titular da Frente Parlamentar Mista Ambientalista.
Núcleos de Estudos de Diversidade, Sexualidade e Gênero do IFTM
Os Núcleos de Estudos de Diversidade, Sexualidade e Gênero do IFTM (Nedseg) têm a responsabilidade de assumir a igualdade como dispositivo estruturante de formação de sua comunidade acadêmica – estudantes, servidores, funcionários terceirizados e parceiros. Isso quer dizer que falar das diversidades, do gênero e das sexualidades é indispensavelmente compreender as ações de inclusão em busca da igualdade no interior da comunidade, afirmando e reconhecendo as diferenças como presenças que constituem a própria instituição.
De tal forma, a missão institucional dos Nedseg atualiza o IFTM como entendedor da educação como processo dinâmico, cuja relação entre ensino-aprendizagem, pesquisa-aprendizagem e extensão-aprendizagem é estabelecida no reconhecimento inclusivo das pessoas como elas são, como se tornam e como se constroem.
Para isso, tais núcleos, existentes em cada campus do Instituto e também na reitoria, lançam mão da realização, estímulo e apoio a ações formativas sobre a temática gênero e diversidade; promoção da equidade de gênero e sexualidade e combate a todo tipo de discriminação contra mulheres e comunidade LGBTQWIA+; acolhimento e orientação a vítimas de assédio e discriminação nas unidades da instituição; estímulo à inclusão de temáticas de diversidade, gênero e sexualidade nos planejamentos de ensino das unidades curriculares por parte de docentes para o cumprimento de legislações pertinentes; entre outros.
Saiba mais na página dos Nedseg do IFTM.
*Com informações de https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/secretarias/secretaria-da-mulher/bancada-feminina-57a-legislatura-2023-2027/duda-salabert