Fundação do IFTM Campus Uberaba completou 70 anos, no dia 15 de maio
Crédito: Divulgação
Na última segunda-feira, 15 de maio, fez 70 anos de fundação do IFTM Campus Uberaba, que começou em 1953, como Centro de Treinamento em Economia Doméstica Rural, graças ao empenho de um pároco da cidade, o Padre Agostinho Zago, que criou em sua casa, um curso voltado para moças da sociedade uberabense.
Para comemorar a data, foram realizadas duas atividades culturais. Pela manhã, o campus recebeu a banda da 5ª Região da Polícia Militar regida pelo Ten. Neoclides e, à noite foi a vez da Orquestra Municipal de Uberaba, regida pelo diretor artístico Eliezer Tiago de Oliveira, apresentou “Sertão em Festa”, além de uma contação de “causos” feita por Jeziel Paiva, também integrante da Orquestra.
Discursos emocionados de ex-diretores e egressos, também marcaram o dia. Joyce Silvestre de Sousa, egressa do curso de Tecnologia Ambiental, disse “Tenho muito orgulho em dizer que sou egressa da instituição, egressa do IFTM Campus Uberaba, além de ser um privilégio muito grande, estar aqui como professora e retribuir todo o ensinamento que recebi na época da minha graduação. Continuo recebendo, pois o nosso conhecimento é pautado no dia a dia”.
Em seguida, foi a vez do ex-diretor Rodrigo Afonso Leitão, “é um prazer compartilhar esse momento. É uma alegria muito grande poder participar da comemoração dos 70 anos do IFTM Campus Uberaba, uma instituição que muito contribui para o desenvolvimento de Uberaba e região, com uma educação de qualidade”.
“Eu amo esse campus. Aqui nessa escola temos histórias maravilhosas para contar, que parabenizar a todos nós, que continuemos construindo esse nome com amor, com dedicação. Independente de sermos servidores ou alunos, levamos o nome dessa instituição em nossa trajetória. Aproveitem muito essa oportunidade. Ajudem a continuar construindo esse nome”, discursou a ex-diretora, Elaine Donata Ciabotti, emocionada.
Antes do encerramento, o professor Luís Fernando Santana, destacou a participação dos servidores ativos, aposentados, terceirizados, contratados e dos discentes atuais e egressos na formação do Campus Uberaba em uma instituição que atua na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
“Crescemos, sem dúvida, mais do que Padre Agostinho Zago, sonhou em 1953. Estou certo de que a história do IFTM Campus Uberaba continuará, com a persistência e a determinação de todos, sendo construída com base em nossos valores fundamentais de ética, desenvolvimento humano, integração e interação social, inovação, qualidade e excelência dos serviços oferecidos”, finalizou Santana sua fala.
A reitora do IFTM, Déborah Santesso Bonnas, falou em seu discurso que há muito o que ser comemorado. “A instituição não é apenas parede, somos nós as pessoas, que fazemos a história dessa escola. Se hoje somos reconhecidos, é um trabalho de todos nós, inclusive de nossos estudantes que escolheram o IFTM para seu estudo e formação, os nossos servidores que se dedicam a fazer essa formação. Tenho certeza de que é uma história de muito sucesso”.
Discurso do diretor-geral Luís Fernando Santana – Prezados, bom dia! Sejam todos bem-vindos ao IFTM Campus Uberaba. Estamos aqui hoje, em um momento muito especial, momento em que comemoramos 70 anos de existência. Comemorar essa data, nessas condições, com as pessoas que aqui estão e, com tantas outras trazidas em pensamento, é uma forma de agradecer a todos que idealizaram, implementaram, construíram e fizeram com que essa instituição chegasse aonde chegou.
Como diretor-geral do IFTM Campus Uberaba, sinto-me honrado em representar todos aqueles que idealizaram e construíram esse projeto grandioso, que hoje é o nosso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Uberaba.
Celebramos, hoje, 15 de maio, esse marco tão importante para todos nós. São 70 anos de fundação de nosso Campus Uberaba, uma instituição que começou pequena, pelo esforço de um pároco, o Padre Agostinho Zago, que em 1953, com sua iniciativa, criou um curso voltado para a formação de moças da sociedade uberabense. Começamos nossa trajetória como Centro de Treinamento em Economia Doméstica Rural, para hoje, em 2023, fazermos parte de um seleto grupo de 38 Institutos Federais espalhados pelo Brasil.
Relembro a atuação de nossos ex-diretores, as senhoras (Laura Pinheiro, Aspásia Cunha Campos, Elina Ramos Lima Vieira, Nice Borges Amorim e Elaine Donata Ciabotti) e, os senhores (José Renato Sousa, Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira, Paulo Vitório Biulchi e Rodrigo Afonso Leitão), que com dedicação e esforço, na condução de seus trabalhos, contribuíram para que o Campus Uberaba, alcançasse o status que tem hoje.
Desde a transformação de nossa instituição em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Uberaba, em 2008, temos nos pautado em nossa missão de “ofertar a Educação Profissional e Tecnológica por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão, promovendo o desenvolvimento na perspectiva de uma sociedade inclusiva e democrática”, formando nossos alunos para a vida, para o trabalho, de forma cidadã e crítica, tornando-os capazes de intervir e atuar na transformação de nossa sociedade.
Ao longo desses 70 anos de existência, servidores efetivos (administrativos e docentes), os contratados, os terceirizados, nossos alunos e egressos, pais, instituições públicas e privadas foram e são nossos parceiros; fizeram e fazem parte de nossa trajetória de transformação em um instrumento para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Estou em processo de finalização de mandato enquanto diretor-geral, com a convicção de que contribuímos com a evolução da instituição sob alguns aspectos e em outros possivelmente não tenhamos obtido o êxito que desejávamos. E que estes aspectos sejam os trilhos para as futuras melhorias, para o necessário crescimento institucional. Comprometo-me, enquanto servidor, a continuar trabalhando pelo bem de nossa instituição, visando sempre a qualidade educacional prestada à população de Uberaba e, de outras regiões.
Crescemos, sem dúvida, mais do que Padre Agostinho Zago, sonhou em 1953. Estou certo de que a história do IFTM Campus Uberaba continuará, com a persistência e a determinação de todos, sendo construída com base em nossos valores fundamentais de ética, desenvolvimento humano, integração e interação social, inovação, qualidade e excelência dos serviços oferecidos. Parabéns, servidores administrativos e docentes, estudantes atuais e egressos! Parabéns ao IFTM Campus Uberaba que faz e constrói história, desde 1953.
História - A trajetória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Uberaba iniciou-se em 1953, graças ao empenho do Padre Agostinho Zago, pároco adjunto da Catedral Metropolitana de Uberaba, que desenvolvia trabalhos sociais e teve a iniciativa de criar um curso voltado para a formação de moças de família.
Em 1954, o Centro de Treinamento em Economia Doméstica Rural foi federalizado, passando a oferecer o Magistério em Economia Rural Doméstica. Nesse mesmo ano, a Escola teve sua denominação alterada e passou a ser denominada Escola de Magistério em Economia Rural Doméstica “Licurgo Leite” (ESERD), ministrando apenas dois Cursos: Magistério em Economia Rural Doméstica e o Curso de Treinamento em Economia Rural Doméstica.
Em 1979, o Decreto nº 83.935, de 4 de setembro de 1979, a escola passou a ser denominada a Escola Agrotécnica Federal de Uberaba - MG, com habilitação em Economia Doméstica.
Exposição – Até o final do mês de maio, no corredor da CRCA, a exposição fotográfica “IFTM Campus Uberaba, fazendo história desde 1953”, está aberta para visitação, no espaço estão sendo exibidas fotografias que contam a trajetória do IFTM Campus Uberaba durante os últimos 70 anos. Além do acervo institucional, os visitantes podem apreciar a coleção de insetos do Museu de Entomologia do campus Uberaba.