Matemática

IFTM Campus Uberlândia Centro marca presença na 2ª fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais

A Omif ocorreu no último fim de semana, no Instituto Federal do Ceará, na cidade de Fortaleza
Publicado em 22/05/2023 00:00 Atualizado em 26/05/2023 18:53
Carlos (segundo da esquerda para a direita) foi o representante do Campus Uberlândia Centro na Omif 2022, em Fortaleza

No último fim de semana, a Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (Omif) realizou sua segunda etapa de provas relativas à edição 2022. A aplicação aconteceu de forma presencial no Instituto Federal do Ceará (IFCE), na cidade de Fortaleza, e contou com representantes de institutos federais de todo o Brasil. Entre eles, estava o estudante Carlos Cabral de Menezes Filho, do 2º ano do curso integrado de Programação de Jogos Digitais, do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Além de Carlos, o IFTM esteve representado por outros estudantes de outros campi. Piter Inácio Miranda e Gabriel Sousa Martins, do Campus Avancado Uberaba Parque Tecnologico; Pedro Henrique Tomaz Romão, do Campus Ituiutaba; e Elias Keniel Basílio Borges, do Campus Uberlândia. Os estudantes fizeram as provas da 2ª etapa na sexta-feira, dia 19, e nos dois dias seguintes tiveram acesso a cursos, palestras e oficinas ofertadas pela organização do evento. Carlos saiu de Fortaleza com uma medalha de participação na Omif e destacou a importância da experiência não só no âmbito estudantil, mas pessoal.

“Foram cinco questões abertas, com três a quatro itens cada e foram duas horas e meia de prova. Achei o nível das questões bem razoável, mas tive dificuldade para escrever no tempo estipulado. Não teve tempo suficiente para escrever todas as respostas. Sobre a viagem, eu nunca tinha viajado de avião e nunca tinha ido em nenhuma praia. Além disso, foi um ótimo momento para conhecer pessoas de vários os lugares do Brasil. Por ser uma Olimpíada de todos os institutos federais, tinha pessoas de norte a sul do Brasil, com vários sotaques, culturas e vivências em um só local e isso foi muito interessante. E também conheci um pouco da cultura e culinária do Ceará”, explica.

Carlos destaca ainda a importância de a Olimpíada reconhecer a participação de todos no evento como forma de estímulo ao estudo e novas participações. “Algo que achei muito interessante é que tiveram os medalhistas de ouro, prata e bronze, mas todos que participaram ganharam a medalha de participação, que foi meu caso. Achei isso muito interessante, pois estimula o estudo, tanto para essa Olimpíada quanto para as outras. Eu nunca tinha visto isso em outra olimpíada e achei isso um diferencial.”

Um dos professores que acompanharam os estudantes do IFTM na Omif foi o professor de Matemática do Campus Uberlândia Centro, Arinaldo de Oliveira.

Omif

O projeto foi criado em 2018, no chamado "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo” e fez parte dos eventos comemorativos dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros.

Atualmente, a parceria, enquanto organização da OMIF, é feita entre IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, IFSP – Campus São João da Boa Vista, IFCE - Campus Tabuleiro do Norte, IFPR - Campus Irati, IFMT - Campus Cuiabá - Bela Vista, IFBAIANO - Campus Serrinha, IFNMG - Campus Avançado de Janaúba, IFMG - Campus Betim, IFRS - Campus Bento Gonçalves, IFES - Campus Vitória, IFPB - Campus Campina Grande e IFBA- Campus Barreiras. A comissão organizadora objetiva fazer a OMIF como projeto comunitário da Rede Federal.

As provas são elaboradas por professores da Rede Federal brasileira, os quais fomentam um banco de questões. Na 1ª fase, as provas das instituições participantes brasileiras são aplicadas em cada campus da Rede Federal, inscrito na OMIF, e são coordenadas por um Coordenador Local, cadastrado como responsável pelo campus. A 2ª fase é itinerante, sendo eleito a cada ano, o local da próxima edição da OMIF.