Internacional

Estudante do Campus Uberlândia Centro é classificada em primeiro lugar em edital de mobilidade acadêmica e vai viajar para a Nova Zelândia em outubro

Aprovada com bolsa integral, a estudante vai fazer aulas de inglês e participar de atividades culturais
Publicado em 23/06/2023 00:00 Atualizado em 23/06/2023 20:49
Segundo edital, previsão é que a viagem aconteça no dia 05 de outubro

A estudante Giovanna Bernardes dos Reis, do 2º ano do curso técnico integrado em Comércio, do IFTM Campus Uberlândia Centro, já está se preparando para uma longa viagem de avião no mês de outubro. Ela foi classificada em primeiro lugar no edital de mobilidade internacional “Barçaoceania – Espanha e Nova Zelândia”. Com uma nota de 108, ela encabeça a lista de cinco classificados que vão receber uma bolsa para uma viagem internacional para a Nova Zelândia entre os dias 05 e 21 de outubro, segundo previsão do edital.

De acordo com o edital, os estudantes selecionados para esse intercâmbio cultural farão um curso de duas semanas de inglês, além de atividades culturais no contraturno das aulas. Giovanna receberá um auxílio no valor de R$30 mil para a viagem e deverá cumprir, assim como os demais selecionados, uma série de regras enquanto estiver em viagem e também depois do seu retorno, como a produção de um relato de experiência.

O resultado foi publicado em junho e a estudante já está ansiosa para aquela que será sua primeira viagem internacional. No momento do resultado, Giovanna estava no Campus e não resistiu às lágrimas. “Eu estava muito ansiosa e descobri o resultado na escola. Eu me senti muito bem ao ser aprovada e confesso que chorei muito. Fiquei muito orgulhosa de mim, pois percebi que todo o esforço que tive de trabalho voluntário e de ser ativa no Campus está valendo a pena. Viajar para fora do país sempre foi algo que eu quis muito. É a primeira vez que vou para algum lugar tão longe sem meus pais. Meus amigos me abraçaram, gritaram meu nome e aquele momento foi de muito alívio e felicidade”, afirma.

“Eu estou com uma expectativa muito grande para a viagem. Eu já pesquisei muito sobre lugares. Meu coração está a mil. Estou muito ansiosa, vou conhecer novas culturas, ver novas coisas e aprender muito. Eu fiquei muito feliz por ter recebido a bolsa de 100% e até mais aliviada, porque tive a certeza de que o sonho iria se realizar e eu conseguiria ir de qualquer maneira”, afirma a jovem. Inicialmente, ela tinha sido classificada em segundo lugar, mas acabou ficando em primeiro com a revisão do resultado final.

Giovanna está preparando um material em vídeo desde já contando um pouco sobre o processo seletivo e pretende trabalhar nesse material até o seu retorno. Durante a viagem, ela vai enviar conteúdos para publicação no instagram do Campus Uberlândia Centro contando sobre sua experiência na Nova Zelândia. Bolsista do projeto de extensão IF em Rede, ela é uma das estudantes que produz conteúdo para as redes sociais do Campus e será a primeira “correspondente internacional” do projeto.