Memorial

Morre Nice Borges Amorim, ex-diretora da Escola Agrotécnica Federal de Uberaba (EAFU), o atual IFTM Campus Uberaba

A servidora, que prestou serviços à Instituição por 36 anos, esteve à frente da gestão, durante 10 anos, de 1982 a 1992
Publicado em 06/07/2023 19:40 Atualizado em 06/07/2023 19:41
Compartilhe:
Compartilhe:
#PraTodosVerem Foto colorida de Nice Borges Amorim, ex-diretora da Escola Agrotécnica Federal de Uberaba (EAFU)
#PraTodosVerem Foto colorida de Nice Borges Amorim, ex-diretora da Escola Agrotécnica Federal de Uberaba (EAFU)
Crédito: Arquivo Institucional

Ontem, dia 5 de julho, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Uberaba recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento da ex-diretora da Escola Agrotécnica Federal de Uberaba (EAFU), hoje, IFTM Campus Uberaba, Nice Borges Amorim.

Nice Amorim nasceu em Nova Ponte, no dia 24 de agosto de 1935. Era casada com servidor, também falecido, Adalberto Neves Amorim. Formada em Magistério pelo Colégio Nossa Senhora das Dores; Técnico de Contabilidade, na Escola Técnica de Comércio José Bonifácio e Magistério de Economia Rural Doméstica, pela Escola de Economia Rural Doméstica “Dr. Licurgo Leite”, fez duas graduações, cursou Letras na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras São Tomás de Aquino (FISTA), atual Uniube e, Pedagogia, Administração Escolar e Orientação Educacional, na Faculdade de Filosofia de Ituverava/SP.

Atuou por 36 anos na antiga EAFU, exercendo dois mandados como diretora, de 16 de dezembro de 1982 a 24 de abril de 1998 e de 25 de abril de 1988 a 14 de maio de 1992. Durante sua gestão, o implantou os cursos de Economia Doméstica. Em 1982, conseguiu, junto ao prefeito de Uberaba, Silvério Cartafina, uma área de 472 ha, para instalação da “escola-fazenda”, localizada na rua João Batista Ribeiro, 4000, Distrito Industrial II, conquista que permitiu à EAFU, a continuidade dos recursos da União.

Nice Borges Amorim recebeu diversas honrarias, como “Instituição Destaque como Diretora da Escola Agrotécnica Federal de Uberaba” e “Honra ao Mérito”, ambos pela Câmara Municipal de Uberaba; “Medalha destaque”, do Conselho Nacional dos Diretores de Escolas Agrotécnicas (CONDAF), homenagem do IFTM Campus Uberaba, durante o aniversário de 65 anos de fundação da Instituição, da Associação das Mulheres de Negócios de Uberaba. Foi condecorada com a Medalha “Nilo Peçanha” do Ministério da Educação (MEC), em 2010, por sua atuação no desenvolvimento da educação profissional e tecnológica no país, no século XX.

Colegas de trabalho lamentaram a perda, Sérgio Dib Sabino de Freitas, disse que Nice Amorim não media esforços para contribuir com o crescimento da EAFU, “era uma boa gestora, para nós servidores, uma mãe um pouco severa, porém não admitia injustiças”.

Abadio Silva Leite, relatou “hoje o adeus, amanhã a saudade e depois o vazio. Não tem como não sentir o coração destroçado quando vemos partir alguém especial. Foram anos de amizade, momentos inesquecíveis. Entre sorrisos e lágrimas, agora sei que nada se repetirá, mas ninguém será capaz de roubar essas memórias do meu coração. Dona Nice, descanse em paz”.

A ex-diretora do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET Uberaba), Elaine Donata Ciabotti contou que conheceu Nice Amorim, aos 14 anos, quando estudava no Colégio de Economia Rural Doméstica “Dr. Licurgo Leite”. “Na época era vice-diretora de Dona Elina, sempre foi uma pessoa amorosa e atenciosa. Ela realizou intensos trabalhos na igreja, após sua aposentadoria, principalmente na Paróquia do Senhor Bom Jesus. Era uma pessoa sem igual, muito discreta, ajudava a todos que necessitavam, extremamente educada, muito querida por todos”.

“Ela não mediu esforços para transformar o Colégio de Economia Doméstica Rural “Dr. Licurgo Leite”, em Escola Agrotécnica, isso é um atributo pessoal dela, a insistência em lutar e, se hoje, chegamos até, foi graças aos primeiros passos que ela deu lá atrás, com suas idas até Brasília, conseguindo bons contatos. Lá em Brasília ela mandava e desmandava e ninguém sabia (risos). O que ela conquistou foi com dedicação, amor, seriedade, respeito e confiança que os políticos tinham em relação ao trabalho dela”.

Elaine continua, “o mais interessante de ouvirmos das colegas que trabalharam como secretárias e coordenadoras de vários setores. Todos falavam que aprendiam muito com a d. Nice. Era uma educadora no sentido máximo da palavra, educava a todos pelo seu exemplo, é muito gratidão pela vida da Nice Borges Amorim”.

O diretor-geral do Campus Uberaba, Luís Fernando Santana, “infelizmente, não conheci pessoalmente dona Nice Borges Amorim, contudo, seus feitos pela educação e, não podem jamais serem esquecidos. Nice Amorim foi uma pessoa extremamente importante para a instituição. Se hoje, alcançamos nosso atual status, foi em virtude de seus esforços pessoais e profissionais”.

“Falar de Nice Amorim é contar a história do IFTM Campus Uberaba. Um dos grandes nomes de nosso Instituto. Então, foi com muito pesar que recebi a informação de seu falecimento. Expresso os meus sinceros sentimentos e solidariedade à família de Nice Borges Amorim, por sua perda inestimável”, finalizou Luís Fernando.

Compartilhe:

Notícias relacionadas