Professor e estudante Campus Uberlândia Centro publicam artigo sobre gordofobia e romantização da obesidade em revista científica
Crédito: Divulgação
O professor de Química Mayker Miranda e a estudante Maria Isabel Nerim, do 2° Ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Comércio, publicaram no primeiro semestre de 2023 o artigo científico Gordofobia e a Polêmica “Romantização da Obesidade” pelo Olhar de Estudantes do Ensino Médio, na revista Educere et Educare (Qualis A4 no estrato da CAPES).
O artigo traz como temática principal assuntos sensíveis relacionados a educação e sociedade, já que o preconceito contra pessoas gordas, chamado gordofobia, ainda acomete muitas pessoas que integram a comunidade escolar. De acordo com o professor. Mayker, a produção deste artigo nasceu de um projeto de pesquisa financiado pelo IFTM via edital n° 17/2022 (BICJr-IFTM) e a revista foi escolhida para publicação devido ser bem conceituada nas áreas de Educação e Ensino.
O professor destacou ainda que padronização corporal sempre foi internalizada socialmente. “É triste saber que ainda encontramos casos de gordofobia no ambiente escolar. Gordos são estereotipados como incapazes e raramente escolhidos pelos colegas nas atividades coletivas, além de serem diariamente constrangidos e ofendidos. Por outro lado, é cada vez mais comum as pessoas levantarem a ‘bandeira’ a favor da obesidade, defendendo que este é um movimento de aceitação do próprio corpo na tentativa de acabar com o preconceito (nasce aí o termo “Romantização da Obesidade”)”, explica Mayker.
A aluna Maria Isabel acrescentou que “esclarecedor” seria a palavra-chave para descrever o projeto desenvolvido. “Um tema tão pouco discutido e que trouxe palco para uma pauta que ainda precisa ser mais abordada e sempre trabalhada no ambiente escolar. Foi simplesmente maravilhoso”, avalia a estudante.
Qualis A4
O Qualis Capes é um sistema que faz a classificação da produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros, no que diz respeito aos artigos publicados em diversos periódicos, revistas, anais e livros científicos, englobando todas as áreas do conhecimento. O professor Mayker explica que o estrato de valor A representa revistas com maior impacto, estrato B indica revistas de médio impacto e estratos C/NP de baixo impacto ou sem impacto. A revista na qual Mayker e Maria Isabel são de Qualis A4, portanto figura entre as de maior impacto.
Segundo Mayker, é importante não apenas produzir conhecimento, mas buscar compartilhá-lo por meio dessas publicações. “Em suma, contribuir para produção científica do IFTM – Campus Udicentro é algo relevante e a melhor forma de divulgar os resultados obtidos é publicá-los em revistas científicas indexadas, quando possível”, finaliza o professor coordenador.
O Qualis de Revistas Científicas pode ser consultado na plataforma Sucupira. E Você pode conferir o artigo na íntgra neste link. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf
Confira o artigo na íntegra em:
https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/31246