IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico promoveu oficina de inclusão
Crédito: Lúcio Alves
No dia 26 de agosto, os alunos do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio ministraram uma oficina de inclusão para os seus familiares e alguns professores do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, onde puderam replicar o que aprenderam após vivenciarem diversas experiências inclusivas em sala de aula.
A ação faz parte do projeto "Famílias em Ação na Escola", que já realizou várias atividades como o "Café com Prosa - all inclusive” e diversas lives sobre Conversas Inclusivas, e é coordenado pela professora Lívia Zanier, através do projeto “Oficina no Campus”, em conjunto com o CAPNE/NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas).
A atividade teve início com um café da manhã. Em seguida os participantes foram divididos em grupos e passaram pelas cinco estações de trabalho propostas pelos alunos: Na estação 1 tivemos a Oficina de Orientação e Mobilidade, coordenada pela pedagoga Lívia Menezes; na 2, Inclusão Esportiva, coordenada pelo professor Roberto Gil Rodrigues Almeida; na 3, Audiodescrição, coordenada pelo professor Marcelo Barreiro; na oficina 4, Cadeiras de Rodas, coordenada pelos professores Camilo de Lelis e Marcelo Pansani; na 5, Oficina de Libras, ministrada pelas alunas do Técnico em Computação Gráfica Letícia Praxedes, Laura Garcia e Ana Júlia (alunas participantes do projeto Café Virtual com Libras, coordenado pela professora Anelise Mendonça e pela intérprete de Libras, Marina Vallim). Trazendo algumas considerações sobre todo o evento, a psicóloga voluntária, Antônia Teresinha da Silva, encerrou as atividades.
Toda a ação foi realizada em parceria com a UFTM, através do servidor Eurides Miranda. O trabalho também contou com a colaboração dos alunos monitores assistidos pelo NAPNE: Samuel Caixeta Marsinotto (do Curso Técnico em Computação Gráfica), Otávio Crispim (do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e Olavo de Souza (do Curso Técnico em Computação Gráfica).
“O objetivo do evento foi contribuir para que cada participante pudesse se tornar um multiplicador do conceito e da prática de uma sociedade inclusiva em suas ações cotidianas, repercutindo essa consciência e postura em suas relações sociais e profissionais”, afirmaram as organizadoras da ação.
Os registros fotográficos das ações com a temática de inclusão, realizados pelo fotógrafo Lúcio Alves, farão parte de uma exposição fotográfica a ser realizada no mês de outubro, para celebrar os projetos realizados, bem como comemorar o dia do professor junto aos servidores e toda comunidade do IFTM.