IFTM é contemplado com bolsas do CNPq para programas de mestrado e doutorado
Crédito: Divulgação
Após a boa notícia de aprovação do primeiro doutorado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em julho deste ano, chegou a hora da instituição ser contemplada com bolsas de incentivo à pesquisa científica, tecnológica e de inovação para seus programas stricto sensu.
O IFTM foi contemplado, no último dia 12, em Chamada Pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Chamada Pública CNPq Nº 69/2022. Com isso, a instituição receberá um total de 11 bolsas, sendo 10 para os cursos de mestrado e 1 para o curso de doutorado, do Programa Institucional de Bolsas de Pós-graduação (PIBPG) do referido Conselho.
O coordenador-geral de Pós-graduação do IFTM, Carlos Antônio Alvarenga, destaca que é a primeira vez que o Instituto recebe esse tipo de bolsa, pois antes os mestrados profissionais não podiam participar dessas seleções, uma vez que os pós-graduandos não poderiam ter vínculo empregatício. “Nós já havíamos tentado participar da Chamada Pública do Programa Institucional de Bolsas de Pós-graduação do CNPq, mas não obtivemos êxito em virtude do nosso mestrado ser profissional. A partir do momento que houve a mudança em relação a vínculo empregatício dos estudantes bolsistas, tentamos novamente e fomos aprovados. Estamos muito felizes com esse resultado! ”, explica Alvarenga.
O próximo passo é a definição dos critérios de implementação da ajuda financeira, o que será feito pelo IFTM em breve por meio de reuniões do subcomitê de pós-graduação stricto sensu da instituição com posterior divulgação pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propi).