IFTM Campus Patos de Minas realiza exposição de fotos “Quilombo Itinerante”
Crédito: Comunicação
Ocorre, de 12 de setembro a 02 de outubro, no saguão do Instituto de Geociências da Unicamp, em Campinas (SP), a exposição “Quilombo itinerante”, idealizada e organizada por Márcia Xavier, professora do IFTM Campus Patos de Minas, e por Teófilo Arvelos, egresso do curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médio.
A exposição, já realizada em fevereiro no campus Patos de Minas e, em maio, na cidade de Ibiá (MG), além de ter sido apresentada virtualmente, em junho, à comunidade do IFMG Campus Ipatinga, busca retratar, por meio de fotos, um pouco da história do Quilombo do Ambrósio, um dos mais importantes quilombos mineiros, que existiu no século XVIII onde hoje são os municípios de Ibiá e Campos Altos (MG). Ademais, também mostra parte do cotidiano da Comunidade do Quilombo, povoado ibiaense onde ocorreu, em 2019, o projeto de extensão IFTM Itinerante (Edital n.º 4/2019 da Pro-Reitoria de Extensão do IFTM), em que professores e alunos do IFTM Campus Patos de Minas realizaram diversas atividades sociais junto à população local. Durante os dias de execução do projeto houve trocas de saberes por meio de ações inclusivas em áreas temáticas diversas; dentre elas, foram feitas várias entrevistas e registros audiovisuais com moradores locais.
Nas palavras dos organizadores, “O resultado deste trabalho mostra como o quilombo ainda está vivo na memória e na cultura, sendo de grande importância não apenas para a região, mas para toda a história e a geografia da resistência negra no Brasil”.
A exposição “Quilombo itinerante” foi desenvolvida por meio de apoio à produtividade em pesquisa e inovação (Edital n.º 10/2021 da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFTM).